Artigo
O ru?do e seus efeitos prejudiciais
::: 17/04/2003

...A bomba
dobra todas as l?nguas
? sua turva sintaxe

Carlos Drummond de Andrade

A Revolu??o Industrial ? um dos grandes marcos da hist?ria mundial e nos permitiu uma s?rie de avan?os. Por?m, o advento da moderna tecnologia tamb?m nos colocou frente a frente com um dos nossos inimigos modernos: o ru?do.

O termo ru?do ? alvo de cr?ticas j? que, por defini??o, o mesmo significa sons desarm?nicos desagrad?veis, e embora saibamos que mesmo sons harm?nicos agrad?veis, como por exemplo a m?sica, est?o sujeitos a interpreta?es individuais e podem levar a comprometimento da sa?de do indiv?duo, ocasionando a surdez.

O ru?do ? potencialmente capaz de levar a les?es graves e irrevers?veis no aparelho auditivo. Os sintomas ocasionados pela exposi??o ao ru?do podem ser auditivos, tais como a perda de audi??o, zumbidos (chiado no ouvido), dificuldade de entender as pessoas (?escuto, mas n?o entendo ?), dificuldade de localiza??o da fonte sonora (n?o sabe de onde vem um som) e irritabilidade com sons intensos (n?o suporta sons altos ou lugares com muitas pessoas falando); e n?o-auditivos, tais como altera??o do sono (dificuldade para dormir), tontura, mudan?as de comportamento ( irritabilidade, dificuldade de concentra??o), hipertens?o arterial, altera?es g?stricas e intestinais ( azia, diarr?ia) entre outras.

S?o in?meras as fontes de ru?do, sendo que uma das principais est? relacionada ao trabalho. Al?m da ind?stria, o tr?fego, a constru??o civil e outras obras p?blicas, ru?dos dom?sticos, atividades de esporte e lazer podem ter seus efeitos prejudiciais. Essas fontes tamb?m podem estar atuando em conjunto.

Embora a possibilidade de preven??o das perdas auditivas relacionadas ao ru?do seja de 100 %, grande parte da popula??o economicamente ativa continua a ser atingida, cabendo a todos profissionais, como m?dicos, fonoaudi?logos, legisladores, psic?logos e outros, um conjunto de a?es eficazes no combate aos efeitos prejudiciais do ru?do.

*Colabora??o do Dr. Miguel Eduardo G. Macedo ? Mestre em Otorrinolaringologia e professor da disciplina Anatomofisiologia dos ?rg?os da fala e da audi??o do curso de fonoaudiologia do CES/JF.


Cal Coimbra
? psic?loga e fonoaudi?loga especialista em voz
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da ?rea de Fonoaudiologia) voc? quer ler nesta se??o? A fonoaudi?loga Cal Coimbra aguarda suas sugest?es no e-mail calcoimbra@jfservice.com.br