Artigo
Al?m da alimenta??o

13/11/2001

Caracter?sticas atribu?das aos alimentos
que ultrapassam seu valor nutricional

? comum ouvirmos as pessoas comentarem sobre as caracter?sticas de certos alimentos capazes de a?es no organismo que ultrapassariam seu valor nutricional. Um exemplo s?o os alimentos considerados altamente energ?ticos ou ?fortes? (aqueles que d?o ?pique?), os afrodis?acos e ainda aqueles que tem efeito relaxante no organismo.

Alguns suplementos usados por atletas ap?s a atividade f?sica t?m sido inclu?dos, erroneamente, na categoria dos energ?ticos. Produtos como guaran? em p? e c?psulas de vitaminas tamb?m t?m sido ingeridos com essa inten??o, assim como sucos de frutas altamente cal?ricos, como o de a?a?.

Alimento energ?tico, de acordo com os conceitos da nutri??o, ? todo aquele que fornece uma grande quantidade de energia ao organismo, podendo essa energia ser ingerida na forma de gordura ou carboidrato (a?car). Cabem nessa defini??o ?leos, gorduras, massas, doces, gr?os (cereais como o milho, trigo, arroz, aveia etc), produtos de panifica??o, batatas etc. Uma pessoa que tem desgaste energ?tico intenso, atrav?s da pr?tica de atividade f?sica prolongada ou de alta intensidade, necessita, ap?s o exerc?cio, de reposi??o imediata de energia, assim como de ?gua e de alguns minerais.

A melhor fonte de energia, ap?s atividade f?sica ou para o preparo para um novo desgaste f?sico, se constitui de alimentos energ?ticos ricos em carboidratos (por ser de mais r?pida e f?cil utiliza??o pelo organismo) e pobres em gordura (energia mais dif?cil e de mais lenta utiliza??o). Por isso, massas, sucos de frutas ado?ados com a?car ou mel, p?es, entre outros s?o a melhor op??o para quem busca uma r?pida reposi??o de energia ou se prepara para uma atividade f?sica mais intensa.

Isso n?o significa que esses alimentos ?d?o pique?. Eles apenas fornecem grande quantidade de energia para ser gasta ou reposta. Quando h? muita gordura associada ao carboidrato, como ? o caso do chocolate, do abacate ou do a?a?, o efeito j? n?o ? o mesmo, pois a gordura fornece uma energia mais dif?cil de ser utilizada (demora mais tempo no processo de digest?o e absor??o). Portanto, chocolate e suco de a?a?, embora altamente energ?ticos, n?o dar?o o efeito que se espera no fornecimento de uma fonte de energia de r?pida utiliza??o para o organismo.

J? o guaran? em p?, por seu alto conte?do de cafe?na, acelera a ?queima? de reservas energ?ticas que temos no organismo e que ficam armazenadas no f?gado, principalmente, e no m?sculo. Portanto, o guaran? em p? n?o fornece energia extra, apenas faz com que algumas de nossas reservas energ?ticas (na forma de glicog?nio) sejam gastas mais rapidamente, gerando a sensa??o de ?dar pique?. Justamente por isso, o guaran? em p? n?o deve ser usado indiscriminadamente e o uso cont?nuo pode trazer conseq??ncias ? sa?de.

Quanto ?s c?psulas de vitaminas ou de amino?cidos, assim como suplementos em p? ? base de albumina, n?o devem ser usados como repositores energ?ticos. Vitaminas e prote?nas desempenham importantes fun?es no organismo, mas n?o devem ser entendidas como fontes de energia. As vitaminas n?o t?m essa fun??o e as prote?nas devem ser utilizadas para suas outras fun?es, que n?o s?o, preferencialmente, o fornecimento de energia.

Outra atribui??o que se d? comumente a certos alimentos ? a possibilidade de melhorar o humor, ou dar sensa??o de bem-estar, de relaxamento. Um exemplo disso ? o uso de alguns tipos de carboidratos, como doces e chocolates, com essa inten??o. Estudos mostram que esse efeito n?o se deve, como se costuma pensar, ? libera??o de serotonina, subst?ncia respons?vel por algumas sensa?es, como a de prazer.

Na verdade, para haver aumento na s?ntese de serotonina seria necess?rio um consumo alto de certas prote?nas, o que n?o se obt?m com esses alimentos. Pesquisas sobre o assunto mostraram que as subst?ncias normalmente presentes nesses alimentos, como o chocolate, n?o t?m efeito comprovado sobre a melhoria do humor ou a sensa??o de prazer ou bem-estar. Mas a ingest?o de alimentos saborosos mostrou ter efeito sobre a melhora do humor, provavelmente devido ? libera??o de endorfinas.

Resumindo, quando uma pessoa considera um alimento saboroso, o consumo do mesmo pode levar a melhora em seu humor e, conseq?entemente, a uma sensa??o de prazer ou bem-estar. Portanto, a forma com que a pessoa se relaciona com o alimento (por exemplo, consider?-lo saboroso) pode interferir na sensa??o de prazer ou bem-estar sentida a partir do consumo do mesmo.

Quanto aos chamados alimentos afrodis?acos, a ci?ncia j? mostrou que n?o h? nenhuma subst?ncia alimentar, at? hoje identificada, que tenha efeito comprovado sobre a atividade sexual. Segundo estudiosos do assunto, o efeito afrodis?aco atribu?do a alguns alimentos deve-se mais a valores culturais relacionados aos mesmos. Pessoas em diferentes partes do mundo associaram, ao longo do tempo, algumas caracter?sticas de alguns alimentos, como forma, cor, sabor, cheiro com as sensa?es relacionadas ao prazer sexual, convencionando cham?-los deafrodis?acos. ? o caso das ostras, cujo cheiro tem sido associado ao ?cheiro do sexo?, possivelmente relacionado ao cheiro de algumas secre?es corporais.

Sabe-se, entretanto, que o teor de sais minerais, relativamente alto em frutos do mar, pode ter sido a base da rela??o dos mesmos a melhora da atividade sexual, embora tal fato n?o se justifique. De fato, a atividade sexual gera uma certa perda de alguns minerais (liberados principalmente atrav?s do s?men), o que uma boa alimenta??o normalmente supre, sem haver necessidade de nenhuma complementa??o especial. Portanto, o fato de se ingerir mais alimentos especialmente ricos em sais minerais n?o garante uma melhor performance sexual, pois muitos outros fatores estariam envolvidos nessa atividade, como fatores psicol?gicos, comportamentais, entre outros.

Muitos estudiosos acreditam que fatores ambientais estariam supostamente envolvidos nos alimentos chamados afrodis?acos. Por exemplo, uma mesa posta com alimentos preparados de forma atraente, com cheiro agrad?vel, com forma e cores agrad?veis, poderia influenciar positivamente a atividade sexual atrav?s dos est?mulos sensoriais, o que tamb?m pode ocorrer com vestu?rios e perfumes agrad?veis.

Mas, de fato, nada disto garante a performance sexual, como se acredita, embora n?o se possa negar o efeito da predisposi??o psicol?gica, o que ocorre quando se acredita realmente no efeito dos chamados afrodis?acos, sejam alimentos, perfumes ou qualquer outro produto. ? bom lembrar que o sentimento ?, certamente, o maior atrativo na atividade sexual. Como diz Isabel Allende, em seu livro Afrodite, ?o ?nico afrodis?aco realmente infal?vel ? o amor?.

Baseado nisso, observamos que a incorpora??o de certos valores aos alimentos deve-se mais a associa?es feitas a partir do ambiente em que vivemos e da nossa cultura. Muitas vezes, n?o ? o valor nutricional o que mais importa, mas sim a forma com que nos relacionamos com o alimento, achando-o, por exemplo, atraente, ?forte? ou saboroso. A partir da?, ampliamos seu significado para a nossa alimenta??o, adquirindo este um valor que vai al?m da sua composi??o nutricional.


Cristina Garcia Lopes
? nutricionista formada
pela Universidade Federal de Vi?osa.
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da ?rea de nutri??o) voc? quer ler novos artigos nesta se??o? A nutricionista Cristina Lopes aguarda suas sugest?es no e-mail nutricao@jfservice.com.br