• Assinantes
  • Saúde

    Artigo
    Ceias de Natal e Réveillon

    Como aproveitar as festas de fim de ano sem perder a forma

    É comum ocorrerem exageros nas festas de fim de ano, mesmo entre aquelas pessoas que passaram o ano todo controlando as calorias ingeridas. As ceias de Natal e de Ano Novo costumam representar um grande “desastre” em qualquer controle de peso. Porém, alguns cuidados simples na hora de preparar a ceia e escolher a forma de preparo dos alimentos podem minimizar os efeitos de uma boa ceia sobre o ganho de peso em função dos exageros.

    Para quem prepara a ceia, é bom começar escolhendo o tipo de carne a ser utilizada. Os demais pratos devem ser escolhidos a partir da carne selecionada. Por exemplo, se for escolhida uma carne gorda (leitoa, lombo ou pernil), escolha acompanhamentos que não contenham muita gordura. Maionese, salpicão, farofa de ovos ou miúdos e empadão de carne ou frango são pratos que, normalmente, contêm muita gordura animal e, portanto, são extremamente calóricos, além de terem altos teores de colesterol.

    O ideal para acompanhar as carnes gordas são as preparações que, embora possam conter calorias, as mesmas não são provenientes das gorduras em sua maioria. Assim sendo, no acompanhamento das carnes gordas, deve-se dar preferência ao arroz simples ou com passas e legumes, batatas cozidas ou assadas, cremes salgados (milho verde, ervilha etc), feijão ou tutu, farofas de frutas ou de ameixa, saladas cruas e/ou de legumes cozidos. Molhos à base de creme de leite, como os que se usam para batatas assadas, também devem ser evitados.

    Quando se escolhe uma carne mais magra (aves, peixes ou carne de boi magra), pode-se optar por acompanhamentos que contenham um pouco mais de gordura, como maionese e salpicão, assim como tortas salgadas que contenham muita manteiga ou margarina em seu preparo. É importante lembrar que, mesmo no caso das carnes magras, é bom se retirar toda a gordura aparente antes do preparo, assim como retirar toda a pele antes de consumi-las (mesmo no caso de peixes). Nas peles, é onde se encontram os maiores teores de colestero, portanto peles de animais devem ser evitadas sempre.

    Até mesmo as sobremesas devem ser escolhidas com cuidado. De nada adianta fazer uma boa seleção dos acompanhamentos na ceia e abusar das sobremesas que são, normalmente, alguns dos pratos mais ricos em calorias. Se a escolha cair sobre as carnes gordas, as sobremesas devem se restringir a doces de frutas, sorvetes de frutas e, principalmente, saladas de frutas sem creme de leite. Doces que contêm ovos, leite, manteiga, creme de leite ou leite condensado (exemplo: pudim) podem ser usados naquelas ceias em que se escolheu pratos mais “leves”, como carnes magras, saladas sem maionese, nem se abusou das nozes e castanhas, que também são ricos em calorias.

    Nozes, castanhas, amêndoas e amendoim não contêm colesterol, mas são uma boa fonte de gorduras e, por isso, são bastante calóricos, assim como o chocolate. Por isso, procure não associar tortas, bolos ou outros doces, que contenham esses produtos, junto às refeições que contêm muita gordura (exemplo: carne de porco, maionese, etc). O melhor é deixar as tortas de chocolate ou de nozes, por exemplo, para o horário dos lanches.

    Seguem abaixo, como sugestão, alguns exemplos de ceias que podem ser escolhidas para se evitar alguns “exageros”. As mesmas sugestões servem para quem vai se servir em ceias já prontas, em casa de parentes ou em clubes, onde, geralmente, existem várias pratos para serem escolhidos. As quantidades ingeridas também interferem no total de calorias; portanto, mesmo nos cardápios mais “leves”, não exa/p>

    Sugestão 1
    • Peru assado
    • Arroz com castanhas e passas ou Arroz de forno
    • Salpicão de frango ou Maionese ou Farofa de miúdos
    • Tutu ou Feijão
    • Salada de agrião/ cenoura/ milho verde/azeitona (ou outras saladas com vegetais crus)
    • Sobremesas: mousse de maracujá/ doce de pêssego/ melão fatiado
    Sugestão 2
    • Lombo assado
    • Arroz com ervas e maçã ou Arroz branco
    • Creme de milho verde ou Batata ao forno com queijo parmesão ou Farofa de ameixa
    • Tutu ou Feijão
    • Salada de rúcula/ acelga/ tomate cereja/ palmito (ou outras saladas com vegetais crus)
    • Sobremesas: doce de mamão verde/ gelatina colorida com frutas/ abacaxi fatiado

    Para se ter uma idéia da diferença calórica entre os pratos, uma fatia de carne de pernil assada (100g) contém, em média, 374 kcal, sendo que 30% do total das calorias são provenientes das gorduras. A mesma quantidade de carne de peru assada contém 176 Kcal, com apenas 3,9% proveniente das gorduras. O teor de colesterol também varia entre os dois tipos de carne; enquanto a carne de porco contém, em média, 89 mg de colesterol em cada 100g, a carne de peru assada (sem pele) contém 77 mg de colesterol em cada 100g.

    Outras grandes fontes de gorduras, e também de colesterol, são gemas de ovos, creme de leite, leite gordo, manteiga, miúdos de frango ou outras vísceras animais, maionese, queijos amarelos e alguns frutos do mar, como camarão e caranguejo. Pessoas que já estão com altos níveis de gordura no sangue e, principalmente, altos níveis de colesterol, devem evitar completamente esses alimentos.

    As bebidas alcoólicas também representam um acréscimo importante de calorias na alimentação, assim como os refrigerantes. Por isso, para quem quer comer um pouco mais nas ceias de fim de ano sem comprometer muito o peso, substitua os refrigerantes por sucos de frutas ou utilize os refrigerantes do tipo light, e não abuse das bebidas alcoólicas. Para se ter uma idéia do valor calórico das bebidas, um cálice de vinho (100ml) contém, em média, 85 Kcal, enquanto a mesma quantidade de bebida destilada, de alta concentração alcoólica (como vodca, whiski, rum etc) contém, em média, 240 kcal.

    Assim sendo, tenha cuidado na escolha dos alimentos que vão compor a sua ceia de Natal ou de Ano Novo. E aproveite as festas de fim de ano sem perder a forma.

    Um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo a todos!!!

    Este artigo foi escrito em 22 de dezembro de 2001


    Cristina Garcia Lopes
    é nutricionista formada
    pela Universidade Federal de Viçosa.
    Saiba mais clicando aqui.

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.