Artigo
Ceias de Natal e R?veillon

Como aproveitar as festas de fim de ano sem perder a forma

? comum ocorrerem exageros nas festas de fim de ano, mesmo entre aquelas pessoas que passaram o ano todo controlando as calorias ingeridas. As ceias de Natal e de Ano Novo costumam representar um grande ?desastre? em qualquer controle de peso. Por?m, alguns cuidados simples na hora de preparar a ceia e escolher a forma de preparo dos alimentos podem minimizar os efeitos de uma boa ceia sobre o ganho de peso em fun??o dos exageros.

Para quem prepara a ceia, ? bom come?ar escolhendo o tipo de carne a ser utilizada. Os demais pratos devem ser escolhidos a partir da carne selecionada. Por exemplo, se for escolhida uma carne gorda (leitoa, lombo ou pernil), escolha acompanhamentos que n?o contenham muita gordura. Maionese, salpic?o, farofa de ovos ou mi?dos e empad?o de carne ou frango s?o pratos que, normalmente, cont?m muita gordura animal e, portanto, s?o extremamente cal?ricos, al?m de terem altos teores de colesterol.

O ideal para acompanhar as carnes gordas s?o as prepara?es que, embora possam conter calorias, as mesmas n?o s?o provenientes das gorduras em sua maioria. Assim sendo, no acompanhamento das carnes gordas, deve-se dar prefer?ncia ao arroz simples ou com passas e legumes, batatas cozidas ou assadas, cremes salgados (milho verde, ervilha etc), feij?o ou tutu, farofas de frutas ou de ameixa, saladas cruas e/ou de legumes cozidos. Molhos ? base de creme de leite, como os que se usam para batatas assadas, tamb?m devem ser evitados.

Quando se escolhe uma carne mais magra (aves, peixes ou carne de boi magra), pode-se optar por acompanhamentos que contenham um pouco mais de gordura, como maionese e salpic?o, assim como tortas salgadas que contenham muita manteiga ou margarina em seu preparo. ? importante lembrar que, mesmo no caso das carnes magras, ? bom se retirar toda a gordura aparente antes do preparo, assim como retirar toda a pele antes de consumi-las (mesmo no caso de peixes). Nas peles, ? onde se encontram os maiores teores de colestero, portanto peles de animais devem ser evitadas sempre.

At? mesmo as sobremesas devem ser escolhidas com cuidado. De nada adianta fazer uma boa sele??o dos acompanhamentos na ceia e abusar das sobremesas que s?o, normalmente, alguns dos pratos mais ricos em calorias. Se a escolha cair sobre as carnes gordas, as sobremesas devem se restringir a doces de frutas, sorvetes de frutas e, principalmente, saladas de frutas sem creme de leite. Doces que cont?m ovos, leite, manteiga, creme de leite ou leite condensado (exemplo: pudim) podem ser usados naquelas ceias em que se escolheu pratos mais ?leves?, como carnes magras, saladas sem maionese, nem se abusou das nozes e castanhas, que tamb?m s?o ricos em calorias.

Nozes, castanhas, am?ndoas e amendoim n?o cont?m colesterol, mas s?o uma boa fonte de gorduras e, por isso, s?o bastante cal?ricos, assim como o chocolate. Por isso, procure n?o associar tortas, bolos ou outros doces, que contenham esses produtos, junto ?s refei?es que cont?m muita gordura (exemplo: carne de porco, maionese, etc). O melhor ? deixar as tortas de chocolate ou de nozes, por exemplo, para o hor?rio dos lanches.

Seguem abaixo, como sugest?o, alguns exemplos de ceias que podem ser escolhidas para se evitar alguns ?exageros?. As mesmas sugest?es servem para quem vai se servir em ceias j? prontas, em casa de parentes ou em clubes, onde, geralmente, existem v?rias pratos para serem escolhidos. As quantidades ingeridas tamb?m interferem no total de calorias; portanto, mesmo nos card?pios mais ?leves?, n?o exa/p>

Sugest?o 1
  • Peru assado
  • Arroz com castanhas e passas ou Arroz de forno
  • Salpic?o de frango ou Maionese ou Farofa de mi?dos
  • Tutu ou Feij?o
  • Salada de agri?o/ cenoura/ milho verde/azeitona (ou outras saladas com vegetais crus)
  • Sobremesas: mousse de maracuj?/ doce de p?ssego/ mel?o fatiado
Sugest?o 2
  • Lombo assado
  • Arroz com ervas e ma?? ou Arroz branco
  • Creme de milho verde ou Batata ao forno com queijo parmes?o ou Farofa de ameixa
  • Tutu ou Feij?o
  • Salada de r?cula/ acelga/ tomate cereja/ palmito (ou outras saladas com vegetais crus)
  • Sobremesas: doce de mam?o verde/ gelatina colorida com frutas/ abacaxi fatiado

Para se ter uma id?ia da diferen?a cal?rica entre os pratos, uma fatia de carne de pernil assada (100g) cont?m, em m?dia, 374 kcal, sendo que 30% do total das calorias s?o provenientes das gorduras. A mesma quantidade de carne de peru assada cont?m 176 Kcal, com apenas 3,9% proveniente das gorduras. O teor de colesterol tamb?m varia entre os dois tipos de carne; enquanto a carne de porco cont?m, em m?dia, 89 mg de colesterol em cada 100g, a carne de peru assada (sem pele) cont?m 77 mg de colesterol em cada 100g.

Outras grandes fontes de gorduras, e tamb?m de colesterol, s?o gemas de ovos, creme de leite, leite gordo, manteiga, mi?dos de frango ou outras v?sceras animais, maionese, queijos amarelos e alguns frutos do mar, como camar?o e caranguejo. Pessoas que j? est?o com altos n?veis de gordura no sangue e, principalmente, altos n?veis de colesterol, devem evitar completamente esses alimentos.

As bebidas alco?licas tamb?m representam um acr?scimo importante de calorias na alimenta??o, assim como os refrigerantes. Por isso, para quem quer comer um pouco mais nas ceias de fim de ano sem comprometer muito o peso, substitua os refrigerantes por sucos de frutas ou utilize os refrigerantes do tipo light, e n?o abuse das bebidas alco?licas. Para se ter uma id?ia do valor cal?rico das bebidas, um c?lice de vinho (100ml) cont?m, em m?dia, 85 Kcal, enquanto a mesma quantidade de bebida destilada, de alta concentra??o alco?lica (como vodca, whiski, rum etc) cont?m, em m?dia, 240 kcal.

Assim sendo, tenha cuidado na escolha dos alimentos que v?o compor a sua ceia de Natal ou de Ano Novo. E aproveite as festas de fim de ano sem perder a forma.

Um Feliz Natal e um Pr?spero Ano Novo a todos!!!

Este artigo foi escrito em 22 de dezembro de 2001


Cristina Garcia Lopes
? nutricionista formada
pela Universidade Federal de Vi?osa.
Saiba mais clicando aqui.