Artigo
Alimenta??o de ver?o
Cuidados com a hidrata??o do corpo

21/01/2002

Durante o ver?o, com o aumento da temperatura ambiente, torna-se importante um cuidado maior com a hidrata??o do corpo, uma vez que as perdas de ?gua pelo organismo tornam-se maiores. A desidrata??o, t?o comum nesse per?odo do ano, pode ser evitada com boa alimenta??o e ingest?o de l?quidos regular.

Em condi?es normais, o organismo de uma pessoa adulta perde em m?dia 2,5 litros por dia, considerando as perdas pelo suor, urina, fezes e na perspira??o (perdas de ?gua, na forma de vapor, pela pele e pulm?o que n?o s?o percebidas). Portanto, ? necess?ria a reposi??o di?ria de 2,5 litros de ?gua, considerando-se toda a ?gua ingerida pura ou na forma de alimentos, tanto sendo l?quidos quanto s?lidos.

Ao contr?rio do que se pensa, n?o s?o apenas os alimentos na forma l?quida os que hidratam o organismo. Existe ?gua em todos os alimentos, sendo que em alguns as concentra?es s?o bastante altas. Por exemplo, nas verduras de folha e em alguns legumes, mais de 90% do seu peso ? dado pela ?gua presente nos seus compartimentos celulares. Algumas frutas tamb?m chegam a ter mais de 90% do seu peso em ?gua. Paralelamente, alimentos secos como bolachas t?m apenas 4% de ?gua.

Sendo assim, todos os alimentos, independente de estarem em forma l?quida ou s?lida, contribuem de alguma maneira para fornecer ?gua ao organismo. Considera-se, em termos gerais, que aproximadamente 1 litro de ?gua ? fornecido ao organismo pela alimenta??o em geral, somando-se j? a ?gua gerada pelos processos metab?licos necess?rios ? pr?pria utiliza??o dos alimentos. Com isso, temos uma necessidade di?ria de, aproximadamente, 1 litro e meio de ?gua por dia, que deve ser fornecida ao organismo al?m dos alimentos, podendo ser ingerida pura ou na forma de sucos, ch?s, caldos, sopas, etc.

Quando a transpira??o do corpo aumenta, em fun??o do aumento da temperatura ambiente, como no ver?o, ou de uma atividade f?sica desgastante (quando h? aumento da temperatura corporal), as necessidades de ?gua tamb?m aumentam. O uso excessivo e constante de caf? ou outras bebidas ou produtos que contenham cafe?na (exemplo: guaran? em p?) tamb?m levam a uma maior perda de ?gua; o mesmo ocorre com o uso freq?ente de bebidas alco?licas.

Nas perdas provocadas pelo suor, al?m da ?gua, perdem-se tamb?m sais minerais, principalmente s?dio, o qual necessita ser reposto. Por isso, um suco de frutas, como limonada, com uma pitada de sal ? um excelente re-hidratante. As chamadas bebidas isot?nicas, ou repositores hidro-eletrol?ticos, seguem esse princ?pio. A ?gua de coco ? um isot?nico natural, com quantidades equilibradas de sais e ?gua. ? bom lembrar que quantidades excessivas de s?dio tamb?m podem promover a desidrata??o, devendo ser utilizado em pequenas quantidades.

Quando as perdas de ?gua tornam-se maiores do que a reposi??o, o organismo entra em processo de desidrata??o, o que ? extremamente perigoso e, em casos extremos, pode ser fatal. Mas por que a ?gua ?, assim, t?o importante? Basta lembrar que sem ?gua n?o h? vida. Ela participa e ? essencial em todos os processos metab?licos vitais para o organismo. Para tirarmos energia dos alimentos que comemos e, conseq?entemente, nos mantermos vivos, ? necess?rio haver ?gua.

Para aproveitarmos os nutrientes essenciais presentes nos alimentos que ingerimos, ? necess?rio que exista ?gua. Em uma s?rie de outras situa?es a presen?a da ?gua ? essencial, como na circula??o do sangue, na manuten??o e equil?brio da temperatura corporal, funcionamento dos rins e dos intestinos, manuten??o do t?nus muscular, etc.

Vale lembrar que a sede ? um sinal tardio da falta de ?gua, o que ocorre quando o organismo j? esgotou algumas de suas reservas. Por isso, ? bom n?o descuidar da ingest?o de l?quidos durante todo o dia. N?o s?o necess?rias grandes quantidades de uma s? vez. O ideal ? ingerir pequenas quantidades, v?rias vezes durante o dia. Apenas evite a ?gua durante as refei?es, dando um intervalo de, pelo menos, uma hora antes ou uma hora depois das refei?es principais. Junto ?s refei?es, a ?gua em excesso pode dificultar a digest?o, diluindo parte das enzimas digestivas. Frutas c?tricas s?o uma boa op??o para matar a sede durante as refei?es.

E para quem pretende cair na folia durante o carnaval, n?o esquecer: muita ?gua e boa alimenta??o. Reduza ao m?ximo o consumo de gorduras, frituras e carnes gordas, abuse das saladas, consuma bastante frutas, mas n?o se esque?a de algumas fontes importantes de prote?nas e minerais, como carnes, leite, queijo, feij?o, que sempre devem estar presentes, mesmo que em quantidades menores. D? prefer?ncia aos alimentos pobres em gordura e prepare as refei?es com pouco ?leo e sem exceder nos temperos. Segue abaixo uma tabela com os percentuais de ?gua de alguns alimentos:



100g de alimento

percentual de ?gua

Bolachas
Arroz
Margarina
Mel de abelhas
Bife (assado)
Banana
Leite
Laranja
Espinafre
Melancia
Tomate
Alface

4
12
16
22
35
72
87
88
92
94
94
95

Fonte: Dutra de Oliveira ? Nutri??o B?sica, Editora Sarvier


Cristina Garcia Lopes
? nutricionista formada
pela Universidade Federal de Vi?osa.
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da ?rea de nutri??o) voc? quer ler novos artigos nesta se??o? A nutricionista Cristina Lopes aguarda suas sugest?es no e-mail nutricao@jfservice.com.br