• Assinantes
  • Saúde


    Artigo
    Ceias de fim de ano:
    o dia seguinte
    ::: 05/12/2002

    Você não resistiu àquela ceia de Natal: leitoa assada, pernil, frango recheado com farofa, empadão, maionese, salpicão... Sem falar dos doces: frutas cristalizadas, panetone, pudim, sorvetes, torta de nozes... E ainda tinha o vinho, a cerveja, os refrigerantes etc, etc, etc.

    Depois de tudo isso, como se desculpar dos pecados da gula? Lá se vão meses de sacrifício, com muita salada e aulas de ginástica para manter a forma. A quantidade de calorias ingeridas na noite de Natal e no Ano Novo pode ser suficiente para recuperar todo o peso perdido com meses de dieta.

    Mas nem tudo está perdido.O ganho de peso é gerado, normalmente, pela ingestão de uma quantidade grande de calorias que não é compensada pelo gasto energético, ou seja, a energia não gasta se transforma em reserva no organismo, se acumulando na forma de gordura. Existem variações individuais, no metabolismo, que podem fazer o acúmulo de gordura no organismo, assim como o gasto, serem diferentes de pessoas para pessoa.

    Assim sendo, uma primeira opção seria intensificar o gasto energético nos dias seguintes às ceias de fim de ano, o que pode ser viável para algumas pessoas (caminhadas, musculação, esteira, natação etc). Uma simples caminhada, diariamente, pode ajudar muito na manutenção do peso corporal.

    Mas existem aquelas pessoas que não dispõem de tempo ou não estão em condições físicas para praticarem atividades físicas. Nesses casos, apresentamos algumas sugestões para manter o peso (e a forma) mesmo sem perder os prazeres das festas de fim de ano.

    Ingerir bastante líquidos (água, sucos com pouco ou nenhum açúcar, água de coco etc) várias vezes ao dia, é bom para hidratar o organismo (principalmente quando houve abuso na ingestão de bebidas alcoólicas) e evitar o consumo de alimentos fora dos horários das refeições (ingerir 1 copo de algum líquido toda vez que vier aquela vontade de “beslicar” alguma coisa diferente).

    Se você exagerou no consumo de carnes nos dias de festas, passe os próximos dias apenas com carnes magras e em menores quantidades, retirando as peles e partes de gordura antes de prepará-las.

    Depois de um consumo grande de produtos como maionese, tortas, empadão, cremes etc, corte as frituras do cardápio e procure as preparações mais sem gordura: purês, cozidos de legumes, gratinados de legumes sem molho branco, assados como tomate e pimentão recheados, saladas cruas temperadas com iogurte e suco de limão etc.

    Aproveite os dias de calor típicos da virada de ano e invista no consumo de frutas, que podem ser usadas tanto na forma de sucos e saladas, como para preparar sorvetes (à base do suco da fruta adicionado a claras de ovos batidas), mousses ou adicionadas às gelatinas, evitando sobremesas que contenham ovos, creme de leite e leite condensado.

    Consumir fibras é sempre uma boa opção para aumentar a saciedade (“sensação de estômago cheio”). Por isso, prepare saladas incluindo grãos do tipo ervilha, lentilha, soja, milho verde etc, podendo também conter trigo de quibe (salada tipo “tabule”) ou grãos de trigo cozidos. Além de aumentar a sensação de estômago cheio, as fibras ajudam no funcionamento intestinal.

    A mastigação adequada é um passo importante na manutenção do peso corporal, pois o simples exercício de movimentar o maxilar estimula o centro da saciedade (localizado no hipotálamo), fazendo com que a pessoa fique satisfeita mais rápido, com um volume menor de alimentos. Assim, na hora de se deliciar com as delícias das ceias, lembre-se de mastigar várias vezes cada porção de alimento levada à boca.

    Em resumo: coma devagar. Acima de tudo, aumentar o consumo de vegetais de todos os tipos, preparando-os com pouca ou nenhuma gordura é uma boa atitude para manter a forma, reduzindo o consumo dos outros alimentos mais calóricos, como massas, carnes, frituras etc.


    Cristina Garcia Lopes
    é nutricionista formada
    pela Universidade Federal de Viçosa.
    Saiba mais clicando aqui.

    Sobre quais temas (da área de nutrição) você quer ler novos artigos nesta seção? A nutricionista Cristina Lopes aguarda suas sugestões no e-mail nutricao@jfservice.com.br

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.