Artigo
Ceias de fim de ano:
o dia seguinte
::: 05/12/2002

Voc? n?o resistiu ?quela ceia de Natal: leitoa assada, pernil, frango recheado com farofa, empad?o, maionese, salpic?o... Sem falar dos doces: frutas cristalizadas, panetone, pudim, sorvetes, torta de nozes... E ainda tinha o vinho, a cerveja, os refrigerantes etc, etc, etc.

Depois de tudo isso, como se desculpar dos pecados da gula? L? se v?o meses de sacrif?cio, com muita salada e aulas de gin?stica para manter a forma. A quantidade de calorias ingeridas na noite de Natal e no Ano Novo pode ser suficiente para recuperar todo o peso perdido com meses de dieta.

Mas nem tudo est? perdido.O ganho de peso ? gerado, normalmente, pela ingest?o de uma quantidade grande de calorias que n?o ? compensada pelo gasto energ?tico, ou seja, a energia n?o gasta se transforma em reserva no organismo, se acumulando na forma de gordura. Existem varia?es individuais, no metabolismo, que podem fazer o ac?mulo de gordura no organismo, assim como o gasto, serem diferentes de pessoas para pessoa.

Assim sendo, uma primeira op??o seria intensificar o gasto energ?tico nos dias seguintes ?s ceias de fim de ano, o que pode ser vi?vel para algumas pessoas (caminhadas, muscula??o, esteira, nata??o etc). Uma simples caminhada, diariamente, pode ajudar muito na manuten??o do peso corporal.

Mas existem aquelas pessoas que n?o disp?em de tempo ou n?o est?o em condi?es f?sicas para praticarem atividades f?sicas. Nesses casos, apresentamos algumas sugest?es para manter o peso (e a forma) mesmo sem perder os prazeres das festas de fim de ano.

Ingerir bastante l?quidos (?gua, sucos com pouco ou nenhum a?car, ?gua de coco etc) v?rias vezes ao dia, ? bom para hidratar o organismo (principalmente quando houve abuso na ingest?o de bebidas alco?licas) e evitar o consumo de alimentos fora dos hor?rios das refei?es (ingerir 1 copo de algum l?quido toda vez que vier aquela vontade de ?beslicar? alguma coisa diferente).

Se voc? exagerou no consumo de carnes nos dias de festas, passe os pr?ximos dias apenas com carnes magras e em menores quantidades, retirando as peles e partes de gordura antes de prepar?-las.

Depois de um consumo grande de produtos como maionese, tortas, empad?o, cremes etc, corte as frituras do card?pio e procure as prepara?es mais sem gordura: pur?s, cozidos de legumes, gratinados de legumes sem molho branco, assados como tomate e piment?o recheados, saladas cruas temperadas com iogurte e suco de lim?o etc.

Aproveite os dias de calor t?picos da virada de ano e invista no consumo de frutas, que podem ser usadas tanto na forma de sucos e saladas, como para preparar sorvetes (? base do suco da fruta adicionado a claras de ovos batidas), mousses ou adicionadas ?s gelatinas, evitando sobremesas que contenham ovos, creme de leite e leite condensado.

Consumir fibras ? sempre uma boa op??o para aumentar a saciedade (?sensa??o de est?mago cheio?). Por isso, prepare saladas incluindo gr?os do tipo ervilha, lentilha, soja, milho verde etc, podendo tamb?m conter trigo de quibe (salada tipo ?tabule?) ou gr?os de trigo cozidos. Al?m de aumentar a sensa??o de est?mago cheio, as fibras ajudam no funcionamento intestinal.

A mastiga??o adequada ? um passo importante na manuten??o do peso corporal, pois o simples exerc?cio de movimentar o maxilar estimula o centro da saciedade (localizado no hipot?lamo), fazendo com que a pessoa fique satisfeita mais r?pido, com um volume menor de alimentos. Assim, na hora de se deliciar com as del?cias das ceias, lembre-se de mastigar v?rias vezes cada por??o de alimento levada ? boca.

Em resumo: coma devagar. Acima de tudo, aumentar o consumo de vegetais de todos os tipos, preparando-os com pouca ou nenhuma gordura ? uma boa atitude para manter a forma, reduzindo o consumo dos outros alimentos mais cal?ricos, como massas, carnes, frituras etc.


Cristina Garcia Lopes
? nutricionista formada
pela Universidade Federal de Vi?osa.
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da ?rea de nutri??o) voc? quer ler novos artigos nesta se??o? A nutricionista Cristina Lopes aguarda suas sugest?es no e-mail nutricao@jfservice.com.br