Artigo
Quando o problema ? ganhar peso
::: 12/08/2003

S?o muitos os que reclamam do excesso de peso e fazem dietas e exerc?cios para conseguirem emagrecer e manterem o peso desejado. Por?m, ? tamb?m expressivo o n?mero de pessoas extremamente magras e que sonham em ganhar "uns quilinhos a mais".

O problema da magreza, quando excessiva, pode ser t?o s?rio quanto a obesidade, trazendo complica?es ? sa?de e comprometendo a est?tica corporal.

Nesse caso, problemas metab?licos tamb?m podem estar envolvidos, dificultando o ganho de peso. Fatores heredit?rios, como uma maior propens?o a desenvolver massa muscular, podem estar envolvidos; h?bitos alimentares, desenvolvidos desde a primeira inf?ncia, s?o tamb?m condicionantes do ganho de peso, variando o de acordo com o tipo de alimenta??o oferecida ? crian?a desde o nascimento.

Durante o crescimento e desenvolvimento, da inf?ncia ? idade adulta, existem fases em que o organismo ganha mais tecido gorduroso, assim como fases em que h? um maior desenvolvimento de massa muscular. Um exemplo disso ? o in?cio da adolesc?ncia, em que h? uma propens?o maior para o ganho de gordura corporal, seguido depois de uma fase de intenso crescimento, em que h? maior desenvolvimento da massa muscular.

Durante essas fases, se o h?bito alimentar n?o for adequado, como, por exemplo, um consumo muito grande de massas e gorduras durante uma fase de desenvolvimento de tecido gorduroso, esse processo pode ser intensificado, gerando um peso excessivo que dificilmente ser? compensado pelo crescimento normal. Ao contr?rio, defici?ncias alimentares em fases importantes do crescimento, coincidindo com o desenvolvimento da massa muscular, pode gerar um ganho de peso insuficiente, o que contribui para uma magreza excessiva.

Existem pessoas propensas a desenvolverem mais tecido muscular do que outras, tendendo a terem mais m?sculos do que gordura no corpo; o inverso tamb?m pode ocorrer. Isso se deve, prioritariamente, a fatores heredit?rios. Nesses casos, como h? dificuldade de o organismo em armazenar gordura (em fun??o de haver menos tecido gorduroso), o ganho de peso geralmente ? dif?cil.

H? pessoas que s?o magras desde a inf?ncia, e dificilmente ganham tecido gorduroso (engordam); essa tend?ncia costuma se alterar por volta dos trinta anos, quando altera?es metab?licas levam o organismo a acumular mais tecido gorduroso, com uma perda crescente de massa muscular.

? importante ressaltar que um corpo magro n?o necessariamente significa que h? uma boa reserva de tecido muscular e pouco tecido gorduroso. H? pessoas muito magras que t?m um alto percentual de tecido gorduroso, em fun??o do sedentarismo, h?bitos alimentares incorretos, passar longos intervalos de tempo sem se alimentar etc.

Para quem se sente muito magro e quer ganhar peso, o melhor caminho ? a pr?tica de atividade f?sica orientada para o ganho de massa muscular (ganhar peso em m?sculo e n?o em gordura para n?o comprometer a sa?de), aliada a uma alimenta??o adequada, que d? suporte ao ganho de peso sem provocar danos ? sa?de.

Aumentar simplesmente a quantidade de alimentos que se come, ou ingerir mais massas, doces e gorduras, n?o ? o melhor caminho para um ganho de peso saud?vel. O consumo exagerado de gorduras ? sempre perigoso, podendo elevar os n?veis de gordura do sangue e predispor a problemas c?rdio-vasculares; o consumo excessivo de a?cares em geral tamb?m pode trazer conseq??ncias ? sa?de.

Seguem abaixo algumas dicas para um ganho de peso saud?vel, sem comprometimentos ? sa?de:

  • Aumentar o consumo de cereais e massas que n?o contenham muita gordura em seu preparo (exemplo: p?o franc?s, macarr?o cozido, derivados do milho, arroz etc). Massas com molhos gordurosos e queijos amarelos n?o devem ser ingeridas com freq??ncia, mesmo por pessoas magras, pois podem aumentar o n?vel de colesterol do sangue.
  • Enriquecer o leite com produtos como farinha l?ctea, farinha de milho ou arroz, mistura de cereais etc. O preparo de mingaus ou vitaminas com aveia, g?rmen de trigo etc, s?o uma boa op??o para quem quer ganhar peso.
  • Procurar n?o utilizar produtos que contenham muita fibra, como granola, farelo de trigo ou arroz, p?o integral etc, pois as fibras d?o uma sensa??o prolongada de saciedade (sensa??o de "est?mago cheio"), o que diminui a fome e faz com que a pessoa fique satisfeita com uma menor quantidade de alimentos. Esses produtos s?o mais indicados para a perda de peso.
  • Utilizar gr?os em abund?ncia (ervilha, feij?o, gr?o de bico, soja, milho verde etc) em saladas, cremes, sopas etc. Esses produtos aumentam o teor prot?ico da alimenta??o e podem ser preparados das mais diferentes formas em v?rias refei?es.
  • Aumentar o consumo de alimentos proteicos de origem animal (queijos, leite, carnes, peixes etc), mas tendo cuidado com o excesso de gordura ingerida. Preferir as carnes e os queijos com menor teor de gordura, n?o sendo necess?rio, por?m, o uso de desnatados.
  • Utilizar azeite no tempero das saladas ? uma forma de consumir um pouco mais de gordura sem grandes riscos para a sa?de; ainda nesse caso, exageros devem ser evitados.
  • Fazer sempre duas refei?es de sal (almo?o e jantar), evitando lanchinhos em hor?rios de refei??o. Balas, alguns tipos de doces e refrigerantes podem dar uma falsa sensa??o de est?mago cheio, reduzindo o apetite para as refei?es seguintes.
  • Fazer de 5 a 6 refei?es ao dia, intercalando tr?s pequenos lanches com as refei?es de sal. As refei?es podem ser pequenas, n?o precisando de grande quantidade de alimentos, mas devem ser condensadas, ou seja, composta por alimentos variados, de boa qualidade, e enriquecidos com produtos como latic?nios, gr?os, farinhas etc.

    Ganhar peso sem aumentar o teor de gordura do corpo ? o ideal, e nem sempre os resultados s?o satisfat?rios em curto espa?o de tempo. Pessoas muito magras devem se lembrar que haver? altera?es naturais na composi??o do seu corpo em fun??o do avan?o da idade, podendo levar a um ganho de peso gradativo. ? preciso perseveran?a no cuidado com a sa?de, procurando atividade f?sica orientada e mantendo uma boa alimenta??o di?ria.


    Cristina Garcia Lopes
    ? nutricionista formada
    pela Universidade Federal de Vi?osa.
    Saiba mais clicando aqui.

    Sobre quais temas (da ?rea de nutri??o) voc? quer ler novos artigos nesta se??o? A nutricionista Cristina Lopes aguarda suas sugest?es no e-mail nutricao@jfservice.com.br