Artigo
Natal Solid?rio
::: 16/12/2003

Com a chegada do Natal, observa-se um crescente aumento nas campanhas de arrecada??o de alimentos, com diversas propagandas estimulando as doa?es para um Natal sem fome. Com a implanta??o do programa governamental Fome Zero, nesse ano h? uma tend?ncia maior a se intensificarem as campanhas com esse objetivo.

Aproveitando esse momento, ressaltamos a necessidade dessas campanhas, haja vista o n?mero absurdo de pessoas famintas no pa?s. Pelos ?ltimos levantamentos feitos por entidades governamentais, estima-se um n?mero de 53 milh?es de pessoas vivendo abaixo da linha da pobreza no pa?s, embora tenhamos que pensar tamb?m em milhares de pessoas vivendo em sub-nutri??o, ou seja, sem ter acesso a alimentos em quantidade suficiente para suas necessidades. A situa??o agrava-se no meio rural, onde a falta de uma pol?tica agr?cola eficiente gera, a cada ano, milhares de pessoas vivendo sem condi?es m?nimas de produzir o seu pr?prio alimento. Grave tamb?m ? a situa??o das popula?es que vivem nos bols?es de mis?ria nas periferias dos grandes centros urbanos.

Doa?es que salvam
Embora saibamos que doa??o de alimentos n?o ? a medida eficiente para combater a fome e a desnutri??o no pa?s, sabemos igualmente o quanto o sofrimento da fome pode ser aliviado pela solidariedade. O enfrentamento da fome e da mis?ria deve ser feito mediante a facilita??o do acesso ao alimento e a condi?es de vida dignas, com trabalho, educa??o, moradia etc. Tal enfrentamento depende de uma a??o governamental eficiente, onde a sociedade civil deve ter tamb?m o seu papel participativo.

Em se tratando de doa?es, existem necessidades nutricionais que devem ser pensadas no momento da sele??o de alimentos a serem doados. Pessoas que recebem benef?cios de institui?es filantr?picas, ONGs ou entidades governamentais, geralmente conseguem ter acesso a certos tipos de alimentos que, na maioria das vezes, n?o supre as suas necessidades nutricionais. Sendo a car?ncia prot?ica a principal defici?ncia na alimenta??o das camadas mais pobres no pa?s, o recebimento unicamente de produtos como farin?ceos (maisena, farinha de trigo ou de mandioca, fub? etc) e arroz s?o de excelente ajuda no al?vio da fome, mas de valor limitado na redu??o das car?ncias nutricionais.

Por isso, as campanhas de doa?es deveriam prever, tamb?m, a arrecada??o de alimentos como feij?o e leite em p?, ainda que em menor quantidade do que outros alimentos, os quais s?o fontes de prote?na e n?o t?m um pre?o t?o elevado quanto a carne e outras fontes de prote?na animal. O leite em p?, embora mais caro que o feij?o, rende aproximadamente oito vezes o seu peso, ou seja, 1kg de leite em p? daria o suficiente para atender a necessidade de uma crian?a pequena durante 15 dias.

Problema: armazenamento
Um outro grande problema quanto ? doa??o de alimentos ? a dificuldade de se armazenar alimentos perec?veis (como ovos, legumes e frutas) para distribui??o a popula?es carentes. Em algumas cidades brasileiras j? existem bancos de alimentos que trabalham centralizando as doa?es, selecionando e armazenando os alimentos at? que sejam encaminhados para as entidades que distribuem aos necessitados. Em muitos desses bancos, geralmente gerenciados em sistema de parceria entre ?rg?os governamentais e a sociedade civil, j? disp?em de condi?es estruturais para receberem doa?es tamb?m de alimentos perec?veis, os quais necessitam de local especial para armazenamento (c?mara fria ou geladeiras) e maior rapidez na entrega ao beneficiado. De toda a forma, existe a possibilidade de doa??o desses produtos desde que entregues diretamente ? fam?lia assistida ou ? entidade que tenha esse fim.

Alimentos como legumes e verduras costumam ser de dif?cil aquisi??o em periferias de centros urbanos, por n?o haver produ??o pr?xima e pelo fato de as vendas se limitarem ?s grandes redes de supermercado, com pouca oferta nos pequenos mercados e mercearias dos bairros perif?ricos. Esses alimentos s?o de fundamental import?ncia para suprir determinadas car?ncias que s?o alarmantes no pa?s, como a defici?ncia da vitamina A, principal causa de cegueira no mundo.

Assim, se voc? deseja doar alimentos nesse Natal, procure identificar alguma entidade beneficente ou alguma organiza??o que tenha a??o conhecida no combate ? fome. Organiza?es como as Pastorais ou a Sociedade dos Vicentinos, entre outras, costumam realizar trabalhos at? mesmo nos bols?es de mis?ria, onde os recursos quase nunca chegam, e onde existem mis?ria e fome em maior grau. Identificada a entidade, procure se informar sobre quem ser? atendido, se s?o grupos de risco, como idosos, crian?as, gestantes etc, que s?o os grupos mais vulner?veis ? fome e ? desnutri??o.

Uma gestante mal alimentada, sofrendo de desnutri??o, tem grandes possibilidades de gerar uma crian?a de baixo peso, com alto risco de morrer antes de completar um ano de vida. Boa parte das crian?as com desnutri??o grave no Brasil foram, provavelmente, beb?s que nasceram com menos de 2,5kg, ou seja, nascidas de baixo peso.

Os preferidos
Os alimentos priorit?rios para o atendimento de qualquer tipo de beneficiado continuam sendo o arroz e o feij?o, os quais s?o a base da nossa alimenta??o e, juntos, conseguem fornecer uma quantidade razo?vel de prote?nas ao organismo humano. O ?leo ? importante no preparo desses alimentos, devendo tamb?m ser visto como prioridade, pois fornece calorias em grande quantidade em uma por??o pequena (uma colher de sopa de ?leo fornece 90 calorias), o que ? importante quando a quantidade total de alimentos ? limitada.

Outros alimentos n?o perec?veis que s?o extremamente ?teis, pensando na quantidade de calorias que fornecem, e devem ser inclu?dos nessas doa?es s?o: macarr?o, fub?, canjiquinha, farinha de trigo ou de mandioca, a?car e biscoitos, entre outros. Nos casos de atendimento aos grupos de risco acima citados, ? bom sempre pensar em se incluir um pouco de leite em p? e, quando houver possibilidade de entrega mais r?pida, ovos e legumes. Para esses ?ltimos, ? sempre bom observar se h? condi?es de utiliza??o antes que se tornem impr?prios para o consumo. Enlatados como salsicha e sardinha podem ser de grande ajuda para esses beneficiados, pois s?o prote?nas animais a um pre?o mais reduzido.

Quero doar! O que fazer?
Finalizando, sugerimos a quem que fazer doa?es e disp?e de poucos recursos, reunir um grupo de amigos e, arrecadando um pouco de recurso de cada um, somar um montante de alimentos que possa ser doado a uma entidade espec?fica ou a algum grupo que trabalhe nos bols?es de mis?ria ou em ?reas de grande car?ncia. ? importante que o doador (ou doadores) conhe?a o beneficiado ou o trabalho realizado com o mesmo, pois isso garante a continuidade e a efici?ncia do trabalho, evitando dispers?o do recurso doado.

Acima de tudo, devemos lembrar que n?o basta apenas saciar a fome, mas gerar condi?es de uma vida digna que possa transformar o homem em cidad?o, o que ? conseguido atrav?s de um trabalho continuado, com equipe t?cnica capacitada, que busque a reinser??o social das fam?lias beneficiadas com essas doa?es. Assim sendo, conforme j? dissemos, se voc? deseja fazer alguma doa??o espont?nea, procure em sua cidade ou em seu bairro alguma entidade que fa?a um trabalho dessa natureza e exponha a sua solidariedade. E se voc? n?o disp?e de recursos financeiros para doar alimentos, pode doar parte do seu tempo na ajuda a pessoas em risco social, que convivem diariamente com o flagelo da fome e da desesperan?a.


Cristina Garcia Lopes
? nutricionista formada
pela Universidade Federal de Vi?osa.
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da ?rea de nutri??o) voc? quer ler novos artigos nesta se??o? A nutricionista Cristina Lopes aguarda suas sugest?es no e-mail nutricao@jfservice.com.br