• Assinantes
  • Autenticação
  • Saúde


    Artigo
    Bebidas de verão
    ::: 15/01/2003

    Com a chegada do verão, a procura por líquidos e bebidas geladas aumenta, como forma de se refrescar do calor excessivo. É importante, assim, conhecer um pouco mais sobre alguns produtos disponíveis para a hidratação.

    Os sucos, geralmente um dos mais procurados, são bem vindos a qualquer momento, independente da estação do ano. Geralmente, são alimentos de baixo valor calórico, exceto quando adicionados de mel, açúcar (branco ou mascavo), leite, refrigerantes e outros produtos diversos, como granola, aveia, castanhas etc, o que aumenta o valor calórico dos sucos.

    Existem, é claro, vantagens na adição de leite e cereais integrais (como aveia e granola) aos sucos, pois aumentam o valor nutricional dos mesmos. Tudo dependerá do objetivo de cada um, ou seja, quem deseja apenas se hidratar e manter ou reduzir o peso, o melhor é evitar os sucos enriquecidos, que são muito úteis para quem deseja um “reforço” na hora do lanche.

    Para quem deseja manter uma boa hidratação durante o verão e não consumir “calorias a mais”, prefira os sucos mais simples, sem muitas misturas e sem nenhum tipo de açúcar adicionado, podendo utilizar os adoçantes artificiais.

    O acréscimo de folhas, como a couve e o agrião, assim como algumas hortaliças como cenoura, beterraba, pimentão e pepino, aumentam o valor nutricional dos sucos, pois são fontes de vitaminas, minerais e fibras, sem alterar muito o valor calórico. Couve e agrião são fontes de Cálcio e podem facilmente ser incorporados a vários tipos de sucos. O pimentão e o pepino produzem sucos excelentes, de sabor bastante diferente. Experimente.

    Segue abaixo uma tabela com o valor calórico de alguns sucos muito consumidos. A quantidade de vitaminas, minerais e fibras varia muito entre eles, dependendo do tipo de fruta e das associações entre elas (exemplo: laranja e banana, laranja e cenoura etc).

    ALIMENTO QUANTIDADE CALORIAS
    Suco de abacaxi c/hortelã e açúcar 1 copo (200 ml) 104
    Suco de açaí sem açúcar 1 copo (200 ml) 364
    Suco de acerola c/açúcar 1 copo (200 ml) 52
    Suco de caju sem açúcar 1 copo (200 ml) 77
    Suco de cupuaçu c/açúcar 1 copo (200 ml) 72
    Suco de goiaba c/açúcar 1 copo (200 ml) 86
    Suco de graviola sem açúcar 1 copo (200 ml) 50
    Suco de laranja c/açúcar 1 copo (200 ml) 152
    Suco de laranja sem açúcar 1 copo (200 ml) 116

    Bebidas igualmente muito consumidas são os refrigerantes que, embora não tenham um valor calórico muito elevado, não têm também nenhum valor nutricional além do potencial energético, ou seja, fornecem apenas calorias e água para o corpo. Há ainda o inconveniente de serem bebidas gaseificadas (contêm gases), o que pode ocasionar ou agravar problemas intestinais (excesso de gases nos intestinos).

    Existe a versão light no mercado dos refrigerantes, o que pode ser uma opção para quem não quer ganhar peso. Por exemplo, enquanto uma latinha de 350 ml de Coca-cola tem 136 Calorias, a mesma quantidade da Coca light tem apenas 1,4 Caloria.

    Outra opção muito comum no verão são as chamadas bebidas energéticas, que são processadas industrialmente para funcionarem como repositores energéticos. Como contêm uma determinada quantidade de sais minerais (como sódio e potássio), atuando repondo as perdas desses sais geradas pela transpiração, o que facilita a re-hidratação do organismo. A adição de uma fruta rica em potássio (como a banana) a um suco de fruta, adicionada a uma pitada de sal , pode ter um efeito semelhante.

    Algumas dessas bebidas têm a desvantagem de serem gaseificadas como os refrigerantes e, como estes, contêm conservantes e corantes. Ainda assim, podem ser uma opção para uso eventual (por exemplo, após a prática esportiva), embora não contenham as vitaminas dos sucos naturais. O valor calórico é baixo, embora sejam comercializadas como bebidas energéticas. Por exemplo, 1 copo (200 ml) de Gatorade fornece apenas 48 Calorias, enquanto 1 frasco de 473 ml fornece 113,5 Calorias.

    Mas, ao se pensar na hidratação do organismo, não podemos nos esquecer da nossa fabulosa água de coco, deliciosa fonte de minerais para a reposição da sudorese, e de baixo valor calórico. Basta citar que 1 copo (200 ml) de água de coco fornece apenas 36 Calorias, podendo ser utilizado por pessoas em dieta de emagrecimento e até mesmo por diabéticos, desde que em quantidades controladas (contém baixo teor de açúcares). É também uma boa fonte de potássio.

    Finalizando, à medida que aumenta a temperatura ambiente, aumenta também a perda de água pelo organismo, como forma de regulação da temperatura corporal, o que exige maior reposição de líquidos diariamente. Durante os períodos mais quentes do ano, precisamos redobrar os cuidados com a hidratação do corpo, aumentando o consumo de líquidos para, pelo menos, 2,5 litros/dia (o que inclui todos os líquidos ingeridos, inclusive o leite, que não deve ser esquecido por ser uma importante fonte de Cálcio).

    Dessa forma, para quem não deseja apenas ingerir água pura para compensar essas perdas (o que pode ser suficiente junto a uma boa alimentação), é aconselhável fazer uso constante dos sucos de frutas e da água de coco durante o verão, não esquecendo que os mesmos (assim como as bebidas energéticas e os refrigerantes) não devem ser utilizados como substituição a outros alimentos importantes para a saúde. O ideal é manter uma boa alimentação durante o verão, com alimentos adequados em quantidade e qualidade às necessidades de cada um, e abusar dos líquidos nos intervalos entre as refeições. É importante lembrar que a sede é um sinal tardio da falta de água, devendo-se ingerir líquidos antes mesmo da sede, como forma de manter uma boa hidratação.


    Cristina Garcia Lopes
    é nutricionista formada
    pela Universidade Federal de Viçosa.
    Saiba mais clicando aqui.

    Sobre quais temas (da área de nutrição) você quer ler novos artigos nesta seção? A nutricionista Cristina Lopes aguarda suas sugestões no e-mail nutricao@jfservice.com.br

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.