Artigo
O lanche na escola
::: 17/03/2004

O lanche na escola tem sido alvo de grandes preocupa?es de pais e educadores que, muitas vezes, n?o sabem o que servir ?s crian?as nesse hor?rio. As ofertas do mercado de alimento s?o muitas, em se pensando em produtos f?ceis de serem transportados e de boa aceita??o; por?m, nem sempre s?o os mais adequados para atender ?s necessidades nutricionais das crian?as.

Para crian?as pequenas, uma refei??o simples, como o lanche da tarde ou da manh?, pode ter uma grande import?ncia nutricional, pois pode coincidir com um hor?rio em que a crian?a sinta mais fome, al?m de receber, normalmente, alimentos de f?cil aceita??o nesse hor?rio (leite, p?o, bolo, frutas etc). Por isso mesmo, ? importante que a qualidade dos alimentos oferecidos nesses pequenos lanches, incluindo o lanche da escola (merenda) seja de bom valor nutricional, mas de forma que n?o comprometa a aceita??o das refei?es posteriores.

Se o lanche oferecido for excessivamente cal?rico, composto por frituras, alimentos a?ucarados, refrigerantes e similares, como a quantidade de calorias ser? elevada, dificilmente a crian?a aceitar?, com facilidade, a refei??o posterior (almo?o ou jantar), o que pode comprometer a sua nutri??o. Um grande erro alimentar ? permitir que a crian?a coma mais no hor?rio dos lanches do que no hor?rio das refei?es principais (almo?o e jantar).

Como o tempo de digest?o e a capacidade g?strica (volume alimentar que o est?mago suporta) na crian?a n?o s?o iguais aos dos adultos, a satisfa??o provocada por uma refei??o ? base de leite e biscoitos a?ucarados, por exemplo, pode se prolongar por muito tempo em uma crian?a pequena, reduzindo o apetite para a pr?xima refei??o.

A obesidade infantil, fato que tanto preocupa hoje m?dicos e nutricionistas, est? relacionada ao alto consumo dos alimentos do tipo lanche (hamb?rguer, batata frita, refrigerantes, doces, chocolate etc) e baixo consumo das refei?es salgadas (arroz, feij?o, legumes etc).

Seguem abaixo algumas dicas para o preparo do lanche para a merenda escolar, pensando-se nas necessidades nutricionais e na aceita??o das crian?as.

  • Observe se a escola tem alguma forma de guardar alimentos que os alunos levem para o lanche (geladeira), o que tornar? poss?vel uma maior variedade no card?pio.

  • Todos os lanches devem ser acompanhados por algum tipo de prote?na (carne, queijo, ovos, leite etc), podendo ser utilizados das formas mais variadas: bolos e tortas salgadas com recheio de carne ou frango, assados do tipo past?is com recheio de queijo ou carne, sandu?ches com carne ou embutidos de carne e queijo etc.

  • ? importante que o leite (ou seus derivados) esteja presente em todos os lanches, o que pode ser feito atrav?s da adi??o de queijo nos sandu?ches ou salgados, quando o leite n?o estiver presente.

  • Usar apenas eventualmente os embutidos de carne (presunto, mortadela, salsicha etc), pois s?o produtos com grande concentra??o de sal e sofrem adi??o de conservantes qu?micos em seu processo de fabrica??o. Tamb?m cont?m uma grande porcentagem de gordura, devendo-se se dar prefer?ncia, quando utiliz?-los, aos do tipo "light", principalmente para o caso de crian?as que j? estejam com excesso de peso.

  • Alternar alimentos salgados e doces ? uma boa alternativa para atender ao paladar da crian?a, ou seja, no dia em que for servido um sandu?che ? base de frango e queijo, por exemplo, n?o ser? oferecido biscoitos doces, ficando esses para o acompanhamento de uma vitamina de fruta ou iogurte de frutas.

  • Quando se tem pouca op??o de guarda de alimentos, ou seja, n?o houver local de estocagem adequado na escola (as quais deveriam providenciar uma geladeira para essa finalidade, desde que o n?mero de alunos o permita), o melhor ? pensar em lanches que possam ficar ? temperatura ambiente por um tempo maior, sem o risco de estragarem. Nesses casos, pode-se optar pelos sucos ou produtos ? base de leite (como achocolatados ou vitaminas) em embalagens do tipo longa vida, que n?o exigem a temperatura de geladeira at? serem abertos para o consumo. Os queijos fundidos (tipo "polenguinho") tamb?m podem ser utilizados no preparo de sandu?ches ou para serem consumidos junto a biscoitos e p?es.

  • Sempre ? bom evitar alimentos excessivamente salgados, gordurosos ou doces. Biscoitinhos salgados t?m, normalmente, muito sal e muita gordura adicionados; biscoitos recheados t?m, igualmente, altas quantidades de gordura, al?m do excesso de a?car. Tais alimentos podem levar a problemas de sa?de e fazer surgir, mais cedo, algumas processo patol?gicos para os quais a crian?a j? tenha predisposi??o heredit?ria (exemplo: diabetes, doen?as cardio-vasculares, hipertens?o, etc).

  • O mais importante ? garantir que a quantidade consumida seja suficiente para atender ? fome naquele hor?rio espec?fico, mas n?o gere excessos que impe?am a aceita??o da pr?xima refei??o. Para isso, ? bom observar a crian?a em casa, como ela se comporta nos hor?rios das refei?es (em termos de volume e aceita??o) para n?o aliment?-la em excesso ou deix?-la com fome no hor?rio da escola, o que certamente trar? preju?zos no seu rendimento escolar.

  • As cantinas das escolas poderiam ser uma boa alternativa para preparo de alimentos frescos e de bom valor nutricional, mas, infelizmente, acabam atendendo apenas ao paladar das crian?as. Para mudar essa situa??o, seria importante um bom relacionamento entre pais e diretores das escolas, de modo a decidirem juntos que tipo de alimentos ser?o oferecidos na cantina durante a semana.
    Uma boa programa??o de lanches na pr?pria escola, pode se tornar bastante vantajoso para os pais, pois podem representar o mesmo gasto financeiro, mas com menor preocupa??o di?ria e maior capacidade de oferecer, aos alunos, uma alimenta??o mais variada e de melhor qualidade.

  • ? importante lembrar da necessidade de hidrata??o das crian?as na idade escolar, pois costumam ser extremamente ativas e perdem l?quidos com facilidade. Sempre ? bom cuidar para que bebam ?gua durante o hor?rio de escola, independente do lanche oferecido, o que deve ser enfatizado por pais e educadores.

  • Cristina Garcia Lopes
    ? nutricionista formada
    pela Universidade Federal de Vi?osa.
    Saiba mais clicando aqui.

    Sobre quais temas (da ?rea de nutri??o) voc? quer ler novos artigos nesta se??o? A nutricionista Cristina Lopes aguarda suas sugest?es no e-mail nutricao@jfservice.com.br