Suplementos Alimentares
At? que ponto os suplementos alimentares fazem bem ? sua sa?de

S?lvia Zoche
15/06/2004

O endocrinologista, Gilson Jos? de Oliveira, fala sobre o objetivo dos suplementos alimentares e quais s?o os principais. Clique e escute!

Ou?a! Leia!

Foto ilustrativa Os suplementos alimentares, normalmente, s?o usados por esportistas. Mas o que s?o os suplementos e para que servem?

A diferen?a ? que suplementos s?o produtos destinados a complementar a dieta normal, tanto em calorias como tamb?m em prote?nas, carboidratos, gorduras, vitaminas, minerais e fibras, dependendo das necessidades de cada pessoa.

Anabolizantes ester?ides s?o horm?nios sintetizados em laborat?rios que sobrecarregam os f?gados e rins e alteram todo o sistema nervoso e a produ??o hormonal natural.

O m?dico especialista em endocrinologia e metabologia, Gilson Jos? de Oliveira (foto abaixo), explica e lembra que alguns atletas confundem anabolizante ester?ide com suplementos alimentares. Por isso, ele alerta a import?ncia de consultar um m?dico que conhe?a o assunto. "Se o endocrinologista n?o conhece bem o assunto, o melhor ? que ele indique um nutricionista ou nutr?logo", diz.

Gilson Jos? de Oliveira

Segundo Oliveira, a maioria dos suplementos cont?m estruturas nobres, subst?ncias essenciais ao nosso metabolismo intermedi?rio.
As subst?ncias essenciais s?o aquelas que o organismo n?o consegue produzir. "Este ? o come?o para enterdermos qual ? o bom suplemento", completa.

Alguns exemplos de subst?ncias essenciais s?o os amino?cidos essenciais: fenil alanina, triptofano, tirosina, ciste?na e cistina.

"A glicina, por exemplo, ? uma amino?cido n?o essencial e ? encontrado na gelatina. Ou seja, n?o precisamos de ingerir a gelatina. Nosso organismo produz a glicina, por esta n?o ser essencial", conclui.

Compras
Os suplementos alimentares podem ser vendidos em c?psulas ou em p?. Os produtos vendidos devem ter sido autorizados pela Ag?ncia Nacional de Vigil?ncia Sanit?ria (Anvisa). O problema ? que algumas pessoas compram os produtos sem a orienta??o de um especialista. Fabr?cio Augusto Mansur Polito trabalha h? um ano em uma loja de suplementos alimentares e diz que muitas pessoas chegam sem saber o que querem. "A maioria chega meio perdida e pede nossa indica??o", diz Polito. Para estes casos, eles indicam uma nutricionista esportiva.

Foto ilustrativa Foto ilustrativa

"Algumas pessoas chegam na loja querendo um produto espec?fico. Normalmente compram o produto por indica??o de algum amigo de academia", diz Igor Salkenbach Mattos. Polito diz que a procura maior ? por suplementos para ganhar massa muscular, como a albumina (base da clara de ovo) e prote?na (extra?da do soro do leite). As mulheres t?m procurado bastante os suplementos, segundo Polito. "40% dos clientes s?o mulheres, que eu considero um n?mero alto", diz.

Para Polito, quem consome suplementos tem disposi??o maior para malhar, porque v? os resultados da atividade f?sica mais r?pido.

  • Vitaminas e Minerais
        diminuem as defici?ncias dos gastos
        cal?ricos durante o treino

  • Hipercal?ricos
        aumentam a massa muscular

  • Prote?nas e amino?cidos
        aumentam a massa muscular

  • Creatina
        aumenta a massa muscular, mas ? indicado
        para quem pratica esportes de alta intensidade

  • Existem pessoas que consomem os produtos, mesmo sem fazer algum tipo de exerc?cio f?sico. Polito diz que algumas m?es compram prote?na para os filhos de 8 anos. "Quando a crian?a ? muito magra ou pouco desenvolvida, tem m?dico que indica sim. Isso ? comum nos EUA e aqui na loja tamb?m", diz.

    Leia mais:

  • Saiba sobre os suplementos em academia de gin?stica
  • Alimenta??o dos atletas
  • Suplementos - parte I
  • Suplementos - parte II