• Assinantes
  • Saúde
    Suplementos Alimentares
    Até que ponto os suplementos alimentares fazem bem à sua saúde

    Sílvia Zoche
    15/06/2004

    O endocrinologista, Gilson José de Oliveira, fala sobre o objetivo dos suplementos alimentares e quais são os principais. Clique e escute!

    Ouça! Leia!

    Foto ilustrativa Os suplementos alimentares, normalmente, são usados por esportistas. Mas o que são os suplementos e para que servem?

    A diferença é que suplementos são produtos destinados a complementar a dieta normal, tanto em calorias como também em proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas, minerais e fibras, dependendo das necessidades de cada pessoa.

    Anabolizantes esteróides são hormônios sintetizados em laboratórios que sobrecarregam os fígados e rins e alteram todo o sistema nervoso e a produção hormonal natural.

    O médico especialista em endocrinologia e metabologia, Gilson José de Oliveira (foto abaixo), explica e lembra que alguns atletas confundem anabolizante esteróide com suplementos alimentares. Por isso, ele alerta a importância de consultar um médico que conheça o assunto. "Se o endocrinologista não conhece bem o assunto, o melhor é que ele indique um nutricionista ou nutrólogo", diz.

    Gilson José de Oliveira

    Segundo Oliveira, a maioria dos suplementos contém estruturas nobres, substâncias essenciais ao nosso metabolismo intermediário.
    As substâncias essenciais são aquelas que o organismo não consegue produzir. "Este é o começo para enterdermos qual é o bom suplemento", completa.

    Alguns exemplos de substâncias essenciais são os aminoácidos essenciais: fenil alanina, triptofano, tirosina, cisteína e cistina.

    "A glicina, por exemplo, é uma aminoácido não essencial e é encontrado na gelatina. Ou seja, não precisamos de ingerir a gelatina. Nosso organismo produz a glicina, por esta não ser essencial", conclui.

    Compras
    Os suplementos alimentares podem ser vendidos em cápsulas ou em pó. Os produtos vendidos devem ter sido autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O problema é que algumas pessoas compram os produtos sem a orientação de um especialista. Fabrício Augusto Mansur Polito trabalha há um ano em uma loja de suplementos alimentares e diz que muitas pessoas chegam sem saber o que querem. "A maioria chega meio perdida e pede nossa indicação", diz Polito. Para estes casos, eles indicam uma nutricionista esportiva.

    Foto ilustrativa Foto ilustrativa

    "Algumas pessoas chegam na loja querendo um produto específico. Normalmente compram o produto por indicação de algum amigo de academia", diz Igor Salkenbach Mattos. Polito diz que a procura maior é por suplementos para ganhar massa muscular, como a albumina (base da clara de ovo) e proteína (extraída do soro do leite). As mulheres têm procurado bastante os suplementos, segundo Polito. "40% dos clientes são mulheres, que eu considero um número alto", diz.

    Para Polito, quem consome suplementos tem disposição maior para malhar, porque vê os resultados da atividade física mais rápido.

  • Vitaminas e Minerais
        diminuem as deficiências dos gastos
        calóricos durante o treino

  • Hipercalóricos
        aumentam a massa muscular

  • Proteínas e aminoácidos
        aumentam a massa muscular

  • Creatina
        aumenta a massa muscular, mas é indicado
        para quem pratica esportes de alta intensidade

  • Existem pessoas que consomem os produtos, mesmo sem fazer algum tipo de exercício físico. Polito diz que algumas mães compram proteína para os filhos de 8 anos. "Quando a criança é muito magra ou pouco desenvolvida, tem médico que indica sim. Isso é comum nos EUA e aqui na loja também", diz.

    Leia mais:

  • Saiba sobre os suplementos em academia de ginástica
  • Alimentação dos atletas
  • Suplementos - parte I
  • Suplementos - parte II

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.