Obesidade infantil
Pais e m?es devem ficar atentos ? alimenta??o dos filhos.
Papel da escola ? fundamental para evitar a obesidade


S?lvia Zoche
15/10/2004

A m?dica nutr?loga, Alice Amaral, fala sobre a influ?ncia da fam?lia e da escola na alimenta??o das crian?as

Ou?a!

Foto site:
http://www.midiativa.tv/var/storage/original/image/phpWcxP7q.jpg

A obesidade j? ? considerada uma epidemia pela Organiza??o Mundial de Sa?de e, como doen?a, deve ser tratada. ? o que diz a m?dica nutr?loga Alice Amaral.

A obesidade infantil ? uma realidade que pode provocar diversos problemas de sa?de. A recomenda??o dos m?dicos ? que a crian?a obesa deve ser submetida a uma completa e minunciosa an?lise e a um exame f?sico.

A m?dica nutr?loga Alice Amaral alerta para a import?ncia da presen?a dos respons?veis pela crian?a durante os exames e tratamentos.
"A responsabilidade pela boa alimenta??o n?o ? s? do m?dico. Compete aos pais dar o exemplo de uma boa alimenta??o", diz.

Isso depende de uma conscientiza??o geral da sociedade como diz a m?dica. Por isso, as estat?sticas da Organiza??o Mundial da Sa?de (OMS) indicam que, se os pais dessas crian?as e adolescentes n?o mudarem agora os h?bitos de vida dos filhos, mais de 70% deles far?o parte de uma gera??o de gordos, v?timas em potencial de doen?as como a diabetes e cardiopatias.

Preven??o ? o caminho
A preven??o da obesidade deve come?ar no ?tero da m?e, que deve ter uma alimenta??o balanceada para n?o prejudicar a sa?de de nenhum dos dois. Nos seis primeiros meses de vida, a m?dica diz que a crian?a precisa somente do leite materno. "Do ponto de vista nutricional, o beb? n?o precisa de mais nada". A partir dos seis meses, o beb? pode ser alimentado tamb?m com papinhas, frutas e continuar mamando no peito. "O leite materno ? importante na preven??o da obesidade", completa a m?dica.

Os cuidados na alimenta??o devem continuar durante o crescimento da crian?a. Para tanto, ? importante que a fam?lia se alimente bem. "A crian?a vai comer o que os pais comerem. N?o adianta falar que a comida gordurosa faz mal se o pai e a m?e comem. ? a mesma coisa que um pai fumante falar com o filho que o cigarro faz mal e que ele n?o deve fumar. A crian?a segue exemplos", diz.

Na escola ? importante enfatizar a hora do recreio. "A fun??o da escola ? educar, inclusive durante o recreio. As cantinas devem oferecer op?es saud?veis, o que ? muito raro. A crian?a acaba comendo salgadinhos industrializados, frituras e tomando refrigerante. Antigamente, a crian?a levava p?o com queijo, caf? com leite ou suco em sua merendeira. Hoje, a alimenta??o ? mais cal?rica".

Clique aqui e leia o artigo sobre o lanche na escola

Alimenta??o e auto-estima
Foto site: http://www.abeso.org.br/revista/revista13/obes_infantil.php E como explicar para a crian?a obesa que os amiguinhos comem chocolate, biscoitos recheados, salgadinhos fritos, tomam refrigerante e ele n?o deve acompanhar estes h?bitos? Para a m?dica Alice Amaral, a crian?a entende mais f?cil que o pr?prio adulto. "? claro que incialmente ? dif?cil. Ela acha que se levar uma fruta para escola vai estar 'pagando mico'. Mas com o tempo ele percebe que a vida dela melhora e, mais uma vez, ? importante a participa??o da escola neste processo".

A m?dica lembra que os av?s precisam se conscientizar tamb?m. "Eles s?o do tempo em que beb? gordinho ? que era saud?vel. Hoje a gente sabe que n?o ? mais assim. E costumam ficar indignados quando a m?e pro?be que a crian?a coma biscoitos recheados e chocolates o tempo inteiro".

A mudan?a de h?bitos ? necess?ria, porque, em alguns casos, a auto-estima da crian?a obesa pode ser afetada. "Os amiguinhos n?o t?m 'papa na l?ngua' e chamam o coleguinha por diversos apelidos inconvenientes", lembra a m?dica. A crian?a se afasta do grupo e fica, cada vez mais, dentro de casa na frente da televis?o e do computador.

Outro dado que deve estar aliado ? alimenta??o ? a pr?tica de esportes. "Na escola, a aula de educa??o f?sica n?o ? suficiente para a crian?a gastar o tanto de calorias que ingeriu. Antes, as crian?as ficavam brincando de queimada, esconde-esconde a tarde inteira e tinham uma alimenta??o saud?vel com frutas, verduras e legumes e tomava suco. Refrigerante s? em dia de festa. Por isso, ? importante a conscientiza??o e preven??o, mas isso demora um pouco", ressalta Alice Amaral.