• Assinantes
  • Saúde


    Artigo
    Comidinhas de inverno
    ::: 29/07/2005

    Com chegada da estação fria mudamos alguns hábitos: ficamos mais caseiros, escolhemos comidas típicas da época, fazemos menos exercícios. Durante os meses de junho e julho as academias registram o menor índice de freqüência do ano. Também nesta época percebemos as praças, parques, bares e outros locais de lazer mais vazios, pois preferimos programas caseiros e aconchegantes como filme com pipoca, vinho com fondue, feijoadas, reuniões regadas a caldos quentes, as tradicionais festas juninas com seus pratos típicos, queijos com vinhos, etc.

    Em nossa cidade e outras regiões do país o inverno costuma se estender por agosto chegando até outubro. Lembro que neste ano em janeiro tivemos temperaturas menores que 15º C. Com estas temperaturas baixas temos um gasto energético mais alto para manter a termoregulação: para controlar a temperatura corporal gastamos energia e isto reflete em aumento do apetite e preferência por alimentos mais calóricos, ricos em carboidratos ( massas, tuberculos e açúcares ) e gorduras ( alguns queijos, alguns caldos, feijoadas, etc ). Os carboidratos fornecem 4 calorias/g e as gorduras 9 calorias/g.

    O uso continuado e freqüente de alguns alimentos no inverno, associado a menor atividade física ( menor gasto energético ), reflete no acúmulo de gorduras no tecido adiposo ( ganho de peso, aumento de gordura na região da cintura e quadril principalmente).

    Fique de olho no que vai comer neste inverno. Aproveite a estação e o clima romântico. Evite frituras , vaca atolada, rabadas, feijoadas, queijos gordos ( provolone, gorgonzola, queijos curados ) excessos de bebidas alcoolicas. Prefira caldos como canja, inhame, legumes e mandioca, queijos magros como minas light, ricota, cottage pastas de vegetais como a de berinjela.

    Alimento
    100g
    Vinho (média) 74.51 calorias
    Canjica 100 calorias
    Canja de Galinha 50 calorias
    Hot Dog (cachorro quente) 318.29 calorias
    Broa de Fubá 257 calorias
    Pé de moleque 418 calorias
    Paçoca 382
    Queijo fundido 333.56 calorias
    Queijo gorgonzola 353 calorias
    Queijo provolone 351.5 calorias
    Pipoca 456 calorias


    Arnaldo Pinheiro
    é nutricionista formado pela UFV em abril de 1992
    trabalhando na área de nutrição clínica, nutrição enteral
    e nutrição esportiva.

    Sobre quais temas (da área de nutrição) você quer ler novos artigos nesta seção? O nutricionista Arnaldo Pinheiro aguarda suas sugestões no e-mail viver_nutricao@acessa.com

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.