• Assinantes
  • Autenticação
  • Saúde


    Artigo
    E chegou o chamado Verão
    ::: 29/12/2005

    O verão é a estação do sol, da exposição do corpo ao sol e aos olhares alheios; olhares cada vez mais exigentes. Esta exigência que a sociedade nos impõe com relação ao físico extrapola o conceito de saúde e faz com que nos preocupemos de forma excessiva com o corpo. Assim muitos começam a buscar meios rápidos, arriscados, onerosos e pior, colocam sua saúde e sua vida em risco em função de ter o corpo que deseja ou que a sociedade e os olhos alheios anseiam.

    Exercícios físicos dosados, orientados por profissional habilitado fazem parte de bons hábitos para a manutenção da saúde, para a longevidade. É como optar por carne magra ou trocar a feijoada pelo salmão. É preferível iniciar quando jovem que aguardar a ordem médica pós infarto ou alguma coisa do gênero. Mas não! Queremos para ontem o que não fizemos nos verões passados e quase sempre aguardamos uma fórmula mágica para nossos problemas. Recorremos a toda forma cientificamente desaprovada de dietas, suplementos, aceleradores do ganho de massa muscular e da perda de gordura, pózinhos e comprimidos prometedores e quase sempre não cumprimos a nossa parte: cuidar da alimentação de forma saudável e exercitar de forma regular.

    Enquanto isso a indústria farmacêutica e de suplementos nutricionais, profissionais inexcrupulosos tiram proveito da situação e os afoitos aos olhares alheios podem ficar seqüelados ou até podem morrer. O governo federal na figura do Ministério da Saúde (que tem sido talvez a falange mais incompetente do atual governo que em suas campanhas prometeu melhorar a saúde e a educação - os dois piores segmentos do governo Lula), o conselho de medicina, o conselho de nutrição, o conselho de educação física, a ANVISA nada fazem. Enquanto isso, os esteróides anabolizantes, as "Bombas" são vendidas livremente, aliás como que uma pessoa tem a coragem de aplicar no corpo uma substância conhecida como "Bomba". Provavelmente explodirá no seu corpo.

    Estes derivados da testosterona tem várias apresentações comerciais e em vários estabelecimentos de academias consegue-se usá-los através de alunos ou até de profissionais que aplicam as tais "Bombas" de forma clandestina. A lista de efeitos colaterais é enorme e irá variar de indivíduo para indivíduo. Assim um tumor ou isquemia que você provavelmente poderia ter, poderá ser antecipado em vinte ou trinta anos. Quero destacar, dentre os efeitos, a parada cardio respiratória e as isquemias, doenças fatais ou seqüelantes, que nos últimos três anos tem aumentado inclusive em Juiz de Fora. Os dados não são, pois não há investigação, mas ocorre dentro das academias - pessoas passam mal e já houve casos de parada cardio respiratória e internações por isquemias cerebrais em pessoas jovens sem hipertensão prévia, com morte e seqüelas.

    O verão está aí para você aproveitá-lo. Faça exercícios, não esqueça de ingerir mais líquidos, preferencialmente na forma de sucos e refrescos, afaste-se das gorduras, frituras, maioneses, feijoada, carnes gordas, pratos com creme de leite; coma duas frutas por dia e prefira carnes brancas. Evite exposição excessiva ao sol e o uso abusivo do alcool e não esqueça: use o filtro solar.


    Arnaldo Pinheiro
    é nutricionista formado pela UFV em abril de 1992
    trabalhando na área de nutrição clínica, nutrição enteral
    e nutrição esportiva.

    Sobre quais temas (da área de nutrição) você quer ler novos artigos nesta seção? O nutricionista Arnaldo Pinheiro aguarda suas sugestões no e-mail viver_nutricao@acessa.com

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.