Artigo
T? com sede?
::: 28/01/2006

O planeta passa por fen?meno denominado aquecimento global, fruto dos maus tratos do homem com o meio ambiente. E temos sentido na pele os efeitos do desvio clim?tico. Este ano, a Zona da Mata mineira bateu o record de temperatura em 2? C a mais que a m?dia dos ?ltimos ver?es. Muito calor, rotina di?ria de trabalho a ser cumprida, muito suor a sombra e sonol?ncia ? tarde, ap?s o almo?o, causando menor rendimento. Os maus h?bitos alimentares aumentam estes efeitos gerados pelo calor do ambiente. A sensa??o de pernas pesadas, o aumento da freq??ncia card?aca e uma sensa??o de cansa?o ? experimentada durante o per?odo de adapta??o aos dias quentes.

Um dos efeitos que percebemos ? o aumento da sudorese, um processo de resfriamento do seu corpo no qual a ?gua ? desviada da corrente sang?inea para o exterior do corpo e conseq?ente abaixamento da temperatura corporal. Juntamente com esta ?gua ? desviado tamb?m alguns sais minerais como o s?dio, pot?ssio, cloretos e magn?sio.

A ?gua e os sais minerais s?o nutrientes importantes a serem repostos, pois sua falta ? uma das maiores causas de interna??o em idosos e crian?as e pode levar a morte como j? aconteceu com uma atleta em prova de ciclismo pelo nordeste brasileiro.

O sinal principal da necessidade de repor l?quido ? a sensa??o de sede, disparada pela diminui??o do volume sang?ineo. A ?gua ? obtida de v?rias fontes que n?o a simples ingest?o.Um indiv?duo sedent?rio normalmente ingere 2 litros/dia e parte desta ?gua est? no pr?prio alimento ( legumes cozidos, arroz e feij?o que triplicam o tamanho adicionando ?gua durante a coc??o, etc. ).

Fazendo exerc?cios e produzindo mais calor pela realiza??o de trabalho, a demanda de ?gua aumenta. Importante lembrar que a sede ? um sinal que j? est? faltando l?quido e o melhor ? prevenir, beber antes do aparecimento da sensa??o de sede. O que devemos escolher para repor l?quidos? A primeira, mais barata e natural op??o ? beber um bom copo de ?gua que gelada aumenta a sensa??o de fresco e pode chegar mais r?pido ao intestino para alcan?ar a corrente sang?inea. Mas conhe?o pessoas que tem horror a ingest?o de ?gua e prefere faz?-la de outra forma mais saborosa, o que deve ser feito com crit?rio. Vejamos alguns l?quidos e suas vantagens ou desvantagens:

  • ?gua - nutriente natural e abundante cujo item a ser observado ? a qualidade. Sua qualidade ? responsabilidade p?blica e os desvios s?o os causadores da famosas viroses com diarr?ias no ver?o. A ?gua tamb?m serve de ve?culo para parasitoses. Caso n?o exista controle sanit?rio da ?gua a ser consumida, ferva-a por 20 minutos.
  • Refrigerantes - trata-se de ?gua adicionada de g?s e xarope, por isso acho o seu custo alto, n?o fornece minerais ou vitaminas e seu g?s irrita a mucosa do est?mago e causa desconforto ap?s exerc?cios. O a?car de sua composi??o fornece calorias que podem engordar (dependendo da situa??o) e causar as tem?veis celulites.
  • Repositores Hidroeletrol?ticos - em situa?es de exerc?cios, durante ou ap?s, podem ser ?teis se ingeridos em menor volume que apresentado (as embalagens tem em m?dia 450 ml). Quando ingeridos em repouso e grande volume podem engordar.
  • ?gua de coco - conhecida como soro natural ? fonte de minerais, pouco cal?rica, deve ser consumida com modera??o por diab?ticos por conter glicose. ? um ?timo repositor hidroeletrol?tico.
  • Caldo de cana - ? preciso ter certeza da qualidade sanit?ria da cana, saber se sua estocagem ? livre de insetos. ? indigesto, podendo causar sensa??o de empachamento; fonte de minerias e vitaminas deve ser consumido com modera??o ou dilu?do em lim?o.
  • Sucos em p? - prometem poucas calorias mas nutricionalmente n?o oferecem muita coisa. Possuem em sua composi??o muitos conservantes, corantes, flavorizantes, acidulantes e quase nenhuma vitamina e minerais.
  • Sucos concentrados - dilu?dos em ?gua s?o pouco cal?ricos, oferecem vitamina e minerais.
  • Sucos de frutas - t?m v?rias apresenta?es: prontos para beber, adicionados de soja, polpa congelada, vers?es lights. S?o fontes de fibras, vitaminas e minerais. O processamento industrial e o congelamento diminuem as quantidades de vitaminas. Em algumas situa?es, podem engordar (a?a? que ? muito cal?rico lararanja puro - 4/5 laranjas fazer um copo). O consumo na forma de refrescos (suco dilu?do) ? ideal e pode ser adicionado de ervas (lim?o e abacaxi com hortel? ou menta) ou associado entre frutas. Cada regi?o tem as frutas t?picas que tamb?m pode virar saborosos picol?s. Na forma de sorvetes, s?o cal?ricos devido ? adi??o de gordura.
  • Leite - fonte de c?lcio, prote?nas, gorduras, vitaminas e minerais n?o ? um bom repositor de l?quidos. O uso em grande quantidade pode favorecer o aparecimento de c?lculo renal e a produ??o de gazes.
  • Ch?s - quentes ou frios s?o pouco cal?ricos, estimulantes ou calmantes e podem combater radicais livres.
  • O consumo de l?quido deve ser fracionado ao longo do dia de forma preventiva (antes do aparecimento da sede). Durante o exerc?cio, deve ser feito de 15/15 minutos - 50 ml (2 goles) e em esportes pode ser adicionado de maltodextrina - 2 colheres de sopa para 500 ml - melhorando o desmpenho e diminuindo o cansa?o. Molhar o corpo durante exerc?cios ? uma forma de reduzir a produ??o de suor e economizar minerias e energia. Durante as refei?es, em grandes quantidades, os l?quidos podem dilatar o est?mago e diluir o suco g?strico, retardando o processo digestivo e gerando desconforto. Consumido, nesta ocasi?o, em pequeno volume ( ? copo) e na forma de refrescos, pode auxiliar a digest?o (ch? verde, mam?o, abacaxi ).

    O consumo de ?lcool desidrata e aumenta a necessidade de sucos e l?quidos. Beba em torno de 6 copos de l?quido, antes da sede aparecer. Ah, n?o esque?a: use o filtro solar . . .


    Arnaldo Pinheiro
    ? nutricionista formado pela UFV em abril de 1992
    trabalhando na ?rea de nutri??o cl?nica, nutri??o enteral
    e nutri??o esportiva.

    Sobre quais temas (da ?rea de nutri??o) voc? quer ler novos artigos nesta se??o? O nutricionista Arnaldo Pinheiro aguarda suas sugest?es no e-mail viver_nutricao@acessa.com