• Assinantes
  • Saúde


    Artigo
    Tá com sede?
    ::: 28/01/2006

    O planeta passa por fenômeno denominado aquecimento global, fruto dos maus tratos do homem com o meio ambiente. E temos sentido na pele os efeitos do desvio climático. Este ano, a Zona da Mata mineira bateu o record de temperatura em 2º C a mais que a média dos últimos verões. Muito calor, rotina diária de trabalho a ser cumprida, muito suor a sombra e sonolência à tarde, após o almoço, causando menor rendimento. Os maus hábitos alimentares aumentam estes efeitos gerados pelo calor do ambiente. A sensação de pernas pesadas, o aumento da freqüência cardíaca e uma sensação de cansaço é experimentada durante o período de adaptação aos dias quentes.

    Um dos efeitos que percebemos é o aumento da sudorese, um processo de resfriamento do seu corpo no qual a água é desviada da corrente sangüinea para o exterior do corpo e conseqüente abaixamento da temperatura corporal. Juntamente com esta água é desviado também alguns sais minerais como o sódio, potássio, cloretos e magnésio.

    A água e os sais minerais são nutrientes importantes a serem repostos, pois sua falta é uma das maiores causas de internação em idosos e crianças e pode levar a morte como já aconteceu com uma atleta em prova de ciclismo pelo nordeste brasileiro.

    O sinal principal da necessidade de repor líquido é a sensação de sede, disparada pela diminuição do volume sangüineo. A água é obtida de várias fontes que não a simples ingestão.Um indivíduo sedentário normalmente ingere 2 litros/dia e parte desta água está no próprio alimento ( legumes cozidos, arroz e feijão que triplicam o tamanho adicionando água durante a cocção, etc. ).

    Fazendo exercícios e produzindo mais calor pela realização de trabalho, a demanda de água aumenta. Importante lembrar que a sede é um sinal que já está faltando líquido e o melhor é prevenir, beber antes do aparecimento da sensação de sede. O que devemos escolher para repor líquidos? A primeira, mais barata e natural opção é beber um bom copo de água que gelada aumenta a sensação de fresco e pode chegar mais rápido ao intestino para alcançar a corrente sangüinea. Mas conheço pessoas que tem horror a ingestão de água e prefere fazê-la de outra forma mais saborosa, o que deve ser feito com critério. Vejamos alguns líquidos e suas vantagens ou desvantagens:

  • Água - nutriente natural e abundante cujo item a ser observado é a qualidade. Sua qualidade é responsabilidade pública e os desvios são os causadores da famosas viroses com diarréias no verão. A água também serve de veículo para parasitoses. Caso não exista controle sanitário da água a ser consumida, ferva-a por 20 minutos.
  • Refrigerantes - trata-se de água adicionada de gás e xarope, por isso acho o seu custo alto, não fornece minerais ou vitaminas e seu gás irrita a mucosa do estômago e causa desconforto após exercícios. O açúcar de sua composição fornece calorias que podem engordar (dependendo da situação) e causar as temíveis celulites.
  • Repositores Hidroeletrolíticos - em situações de exercícios, durante ou após, podem ser úteis se ingeridos em menor volume que apresentado (as embalagens tem em média 450 ml). Quando ingeridos em repouso e grande volume podem engordar.
  • Água de coco - conhecida como soro natural é fonte de minerais, pouco calórica, deve ser consumida com moderação por diabéticos por conter glicose. É um ótimo repositor hidroeletrolítico.
  • Caldo de cana - é preciso ter certeza da qualidade sanitária da cana, saber se sua estocagem é livre de insetos. É indigesto, podendo causar sensação de empachamento; fonte de minerias e vitaminas deve ser consumido com moderação ou diluído em limão.
  • Sucos em pó - prometem poucas calorias mas nutricionalmente não oferecem muita coisa. Possuem em sua composição muitos conservantes, corantes, flavorizantes, acidulantes e quase nenhuma vitamina e minerais.
  • Sucos concentrados - diluídos em água são pouco calóricos, oferecem vitamina e minerais.
  • Sucos de frutas - têm várias apresentações: prontos para beber, adicionados de soja, polpa congelada, versões lights. São fontes de fibras, vitaminas e minerais. O processamento industrial e o congelamento diminuem as quantidades de vitaminas. Em algumas situações, podem engordar (açaí que é muito calórico lararanja puro - 4/5 laranjas fazer um copo). O consumo na forma de refrescos (suco diluído) é ideal e pode ser adicionado de ervas (limão e abacaxi com hortelã ou menta) ou associado entre frutas. Cada região tem as frutas típicas que também pode virar saborosos picolés. Na forma de sorvetes, são calóricos devido à adição de gordura.
  • Leite - fonte de cálcio, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais não é um bom repositor de líquidos. O uso em grande quantidade pode favorecer o aparecimento de cálculo renal e a produção de gazes.
  • Chás - quentes ou frios são pouco calóricos, estimulantes ou calmantes e podem combater radicais livres.
  • O consumo de líquido deve ser fracionado ao longo do dia de forma preventiva (antes do aparecimento da sede). Durante o exercício, deve ser feito de 15/15 minutos - 50 ml (2 goles) e em esportes pode ser adicionado de maltodextrina - 2 colheres de sopa para 500 ml - melhorando o desmpenho e diminuindo o cansaço. Molhar o corpo durante exercícios é uma forma de reduzir a produção de suor e economizar minerias e energia. Durante as refeições, em grandes quantidades, os líquidos podem dilatar o estômago e diluir o suco gástrico, retardando o processo digestivo e gerando desconforto. Consumido, nesta ocasião, em pequeno volume ( ½ copo) e na forma de refrescos, pode auxiliar a digestão (chá verde, mamão, abacaxi ).

    O consumo de álcool desidrata e aumenta a necessidade de sucos e líquidos. Beba em torno de 6 copos de líquido, antes da sede aparecer. Ah, não esqueça: use o filtro solar . . .


    Arnaldo Pinheiro
    é nutricionista formado pela UFV em abril de 1992
    trabalhando na área de nutrição clínica, nutrição enteral
    e nutrição esportiva.

    Sobre quais temas (da área de nutrição) você quer ler novos artigos nesta seção? O nutricionista Arnaldo Pinheiro aguarda suas sugestões no e-mail viver_nutricao@acessa.com

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.