Artigo
Americanos divulgam pesquisa
::: 28/02/2006

Cientistas americanos, assim como o seu presidente, jogam uma bomba no mundo da sa?de e conseguem , ao contr?rio do que aconteceu com os iraquianos, representar um papel no m?nimo constrangedor diante da comunidade cientifica mundial.

O trabalho consumiu mais de 400 milh?es de d?lares (em gastos eles s?o bons, mas em repartir s?o reprovados) e foi realizado em oito anos com mais de 50.000 mulheres com idade entre 50-79 anos na p?s-menopausa dividas em 2 grupos com dietas distintas. O estudo colocou em d?vida o papelda dieta na preven??o dos dist?rbios cardiovasculares, tumores colorretais e da mama. Um grupo adotou uma dieta pobre em gorduras e rica em vegetais e cerais. O outro n?o mudou os h?bitos alimentares. A pesquisa concluiu que 9% do grupo que seguiu a dieta teve menor incid?ncia de c?ncer de mama, 8% mais de incid?ncia de c?ncer colorretal e 3% menos infartos e derrames. Como as diferen?as estat?sticas n?o s?o importantes cientificamente o estudo, equivocadamente, concluiu que comer gordura n?o traria malef?cios ? sa?de.

Esta conclus?o vai de encontro ao restante da comunidade cient?fica mundial que tem descoberto, assim como os farm?cos, nutrientes que t?m a??o espec?fica comprovada em determinada patologia. Existem muitas pesquisas demonstrando que comer frutas, verduras, legumes, cereais integrais e menos gordura melhora o desempenho f?sico e intelectual, reduz a incid?ncia de infartos e aneurismas, diabetes, previne Alzeheimer, osteoporose at? depress?o.

O estudo americano falhou ao analisar apenas mulheres em idade avan?ada e p?s menopausa, o tempo de acompanhamento foi curto para analisar efeitos da alimenta??o a longo prazo, a meta de redu??o da ingest?o de gordura era de 20% mas s? foi reduzido em 10% e o trabalho n?o levou em considera??o os diferentes tipos de gorduras.

Por essa e por outras, como aquela do aspartame que circulou pela internet, precisamos ter uma vis?o cr?tica e a ajuda de especialistas para interpretar pesquisas divulgadas nos meios de comunica??o. As verdades nem sempre s?o absolutas.


Arnaldo Pinheiro
? nutricionista formado pela UFV em abril de 1992
trabalhando na ?rea de nutri??o cl?nica, nutri??o enteral
e nutri??o esportiva.

Sobre quais temas (da ?rea de nutri??o) voc? quer ler novos artigos nesta se??o? O nutricionista Arnaldo Pinheiro aguarda suas sugest?es no e-mail viver_nutricao@acessa.com