Brigando com a balan?a Estudo aponta que 80% dos juizforanos s?o ou podem se tornar obesos. Conhe?a melhor a doen?a e suas conseq??ncias

Fernanda Leonel
Rep?rter
22/05/2006
ACESSIBILIDADE:
Ou?a a mat?ria em ?udio

Os n?meros podem assustar, mas s?o o resultado das primeiras conclus?es de um estudo aleat?rio realizado pelo m?dico endocrinologista Gilson Jos? de Oliveira (foto): 80% dos juizforanos s?o obesos ou podem chegar a obesidade nos pr?ximos anos.

A pesquisa vem sendo realizada pelo m?dico que coleta dados a partir da an?lise das pessoas que freq?entam o seu consult?rio. Como destaca Gilson de Oliveira, o estudo pretende ser um prospecto baseado em observa?es e ainda precisa de passar por algumas an?lises, mas j? pode apresentar algumas caracter?sticas importantes que dizem respeito ? obesidade dos juizforanos.

Algumas das informa?es coletadas j? poss?ves de serem divulgadas, dizem respeito ? rela??o alimenta??o versus classe social e alimenta??o versus faixa et?ria.

A maioria dos juizforanos obesos est?o concentrados nas classes sociais mais altas, nas quais h? maior possibilidade de aquisi??o de alimentos para ingest?o. Alimentos carregados de gorduras e a?cares, de maior valor cal?rico, na maioria das vezes, est?o entre os de remarca??o mais alta no supermercado.

Outra conclus?o diz respeito aos jovens. Filhos de adultos que possuem h?bitos alimentares irregulares t?m maior tend?ncia a se alimentarem pior que outros jovens. Se eles vivem como dependentes finaceiros ou dentro da casa dos pais a situa??o pode ser ainda pior.

Mas o que ? obesidade afinal?

O conceito de obesidade est? relacionado ao ac?mulo excessivo de gordura no corpo. Esse excesso, que n?o ? necess?rio para nenhuma fun??o, gera complica?es para o organismo e pode acarretar doen?as.

Mas ? preciso ficar atento para n?o confundir uma "barriguinha mais avantajada" com obesidade e nem deixar que essa doen?a passe despercebida. Para chegar a esse diagn?stico, os profissionais levam em conta algumas tabelas e n?meros-base.

No caso do endocrinologista Gilson de Oliveira, o c?lculo ? baseado no ?ndice de Massa Corporal (IMC), que divide o peso em quilos pela altura ao quadrado da pessoa. O resultado encontrado nessa divis?o pode determinar o diagn?stico (veja o quadro).


Como determina o quadro, se o n?mero encontrado na divis?o do peso pela altura ao quadrado for menor que 20, voc? est? subnutrido. Se o valor estiver entre 20 e 25, melhor, o seu peso est? normal. Se o resultado estiver entre 25 e 30 voc? est? classificado como uma pessoa que possui sobrepeso, ou como classifica o Gilson de Oliveira: voc? est? corpulenta, com problemas no plano est?tico.

Mas se o n?mero encontrado for superior a 30, muito cuidado. Voc? j? pertence ao grupo dos obesos e certamente est? tendo algum tipo de complica??o de sa?de. N?meros acima de 40, s?o considerados grav?ssimos, e muitas vezes s? podem ser resolvidos com cirurgia de redu??o de est?mago (saiba mais).
Causas e conseq??ncias

A obesidade pode ser causada principalmente por dois fatores. O primeiro deles, menos "volunt?rio", est? relacionado a fatores gen?ticos. Ou seja, algumas pessoas possuem potencializa?es heredit?rias que fazem com que ela tenha maior ou menor facilidade de ganhar peso.

O segundo fator ? resultado da escolha do modo de vida que a pessoa escolheu levar. Somos o resultado do que comemos, de como produzimos e como interagimos com o ambiente. A obesidade nesse caso, ? o resultado de uma alimenta??o desequilibrada somada a um pequeno gasto cal?rico.

Mais do que a quest?o est?tica, sempre discutida por quem leva um susto na balan?a, ? preciso que se tenha uma preocupa??o com a sa?de. Tecido adiposo em excesso n?o traz nenhum benef?cio. Nosso corpo n?o precisa dessa "sobra".

Pessoas com tend?ncias ? diabetes, quando obesas, podem se tornar diab?ticas. Obesos tamb?m sofrem da s?ndrome de heaven, que s?o os problemas de colesterol e triglic?ris altos e taxas de ?cido ?rico acentuadas. Os problemas coron?rios, como o derrame e o infarto, tamb?m possuem 50% mais chance de acontecerem com pessoas que est?o acima do peso.

Obesos tamb?m podem ter problemas respirat?rios. O pulm?o fica afetado com o peso e a pessoa tende a ter problemas respirat?rios. As articula?es tamb?m ficam comprometidas, principalmente a regi?o dos joelhos e dos tornozelos.

Como evitar e controlar a obesidade

Aten??o senhores pais: segundo o endocrinologista Gilson de Oliveira, ficar atento ? alimenta??o dos filhos ? uma das melhores heren?as que se pode deixar para os pequenos. H?bitos alimentares criados na inf?ncia, podem perdurar por toda a vida.

O segredo para superar ou controlar a obesidade est? na alimenta??o. At? para quem j? tem predisposi??o gen?tica. Conhecendo a composi??o nutricional dos alimentos e transformando essa informa??o em uma alimenta??o sadia n?o h? grandes riscos de se sofrer com a doen?a que j? ? apontada pelos especialistas como o mal do s?culo.

De acordo com o endocrinologista, uma dieta adequada para manter o peso consite no equil?brio das prote?nas encontradas nas carnes, queijos e leites com as vitaminas e fibras das frutas e verduras.

"Minha dica para n?o ficar triste na balan?a est? na dist?ncia das gorduras, encontradas principalmente nas frituras. Para se ter uma id?ia, um grama de gordura queimada pelo organismo se transforma em nove calorias, ao passo que um grama dos a?cares, que tamb?m s?o muito cal?ricos, geram quatro calorias", comenta o m?dico.

Para voc? tirar todas as suas d?vidas, a ACESSA.com preparou um jeito f?cil de voc? calcular o seu peso ideal. Preencha os dados abaixo e pronto! O resultado ? imediato.

Qual seu peso ideal?

Fa?a este c?lculo para aproximar-se dele:

Altura (em cent?metros):      Idade:



Peso Ideal: kg
*Os resultados deste programa s?o aproximados, podem surgir varia?es de at? 10 Kg, para mais ou para menos.