Artigo
Os caldos e o inverno
::: 29/06/2006

A esta??o mais fria do ano tem previs?es de um inverno com m?dias rigorosas. Com estas temperaturas menores o aconchego de um programa em casa ou mesmo em um restaurante ou no botequim com um ensopado ou caldo ? sempre uma op??o quente.

O aumento do apetite ? comum nesta esta??o e ? nesta ?poca que tamb?m acontece um ganho de peso, perdendo somente para as festas de fim de ano. As perdas de temperatura corporal aumentam o gasto cal?rico e, por conseq??ncia, o apetite e o ganho de peso.

O consumo de alimentos quentes ajuda a aumentar a temperatura corporal, fazendo aparecer ? mesa sopas a base de carboidratos e acompanhadas de carnes feitas junto ao ensopado. Por serem pratos ricos em carboidratos, se consumidos em excesso, podem aumentar a produ??o de gordura corporal, mas tamb?m podem ser lights e at? ajudar no controle do peso corporal. Veja as m?dias cal?ricas de alguns pratos:

Sopa Calorias
Sopa de legumes 185
Sopa de macarr?o 244
Caldo verde 296
Vaca atolada 455
Canjiquinha 379
Feij?o amigo 558
Caldo de pinto
(vaca atolada c/ peito frango)
188
Canjiquinha c/ lombo 249
Bamba de couve 197
Sopa vegetariana 142

Fique atento na confec??o do seu caldo ou na escolha do prato. Caso v? fazer seu pr?prio caldo, use pouco ?leo na hora de refogar, escolha carnes magras, como peito de frango, ovos ou carne de primeira magra, evite o uso de bacon, costela ou costeleta e acompanhamentos, como torradas. Procure consumir at? um prato fundo e meio e evite o acompanhamento de bebidas alco?licas. Bom apetite!


Arnaldo Pinheiro
? nutricionista formado pela UFV em abril de 1992
trabalhando na ?rea de nutri??o cl?nica, nutri??o enteral
e nutri??o esportiva.

Sobre quais temas (da ?rea de nutri??o) voc? quer ler novos artigos nesta se??o? O nutricionista Arnaldo Pinheiro aguarda suas sugest?es no e-mail viver_nutricao@acessa.com