Incentivo ? alimenta??o saud?vel Cantineiras mostram talento, criatividade e preocupa??o com a alimenta??o escolar saud?vel em concurso de culin?ria

S?lvia Zoche
Rep?rter
16/10/2006
Clique no ?cone ao lado e saiba um pouco sobre as tr?s finalistas no I Concurso de Culin?ria da Alimenta??o Escolar de Juiz de Fora

Texto sobre as 
tr?s finalistas no I Concurso de Culin?ria da Alimenta??o Escolar de Juiz de Fora

Foto das tr?s cozinheiras finalistas 
do I Concurso de Culin?ria da Alimenta??o Escolar, promovido pela Secretaria de Educa??o da 
prefeitura de Juiz de Fora. Elas est?o em uma cozinha do Espa?o Gourmet do supermercado 
Bahamas Calcular, interpretar, imaginar, criar, raciocinar, estudar, estudar e estudar. Estas s?o algumas a?es que fazem parte do cotidiano de estudantes no mundo todo. E sabe-se que uma alimenta??o saud?vel ? primordial para um bom desenvolvimento, inclusive o escolar.

Por isso, as cantineiras possuem um papel importante na vida dos alunos de muitas escolas municipais. Em Juiz de Fora, s?o 170 profissionais respons?veis em colocar sa?de no prato de 58 mil alunos da rede municipal. Por dia, s?o servidas cerca de 60 mil refei?es.

No Dia Mundial da Alimenta??o, 16 de outubro - no Brasil, tamb?m comemora-se a Semana Mundial da Alimenta??o, de 16 a 22 de outubro - a Secretaria de Educa??o e o Conselho Alimentar promoveu o I Concurso de Culin?ria da Alimenta??o Escolar. Mais que saborosas, as receitas inscritas pelas cantineiras deviam ser saud?veis. "Usar legumes, o m?nimo de gordura e de sal, por exemplo", diz o chefe de cozinha Frederico de Oliveira Gomes.

Do total de cantineiras, 24 se inscreveram. A organiza??o do concurso percebeu que a maioria n?o participou por timidez, mas as que entraram foram motivadas pela premia??o: um fog?o para o primeiro lugar; um aparelho de DVD para o segundo; e um conjunto de panelas inox para o terceiro lugar.

As finalistas

Foto das tr?s cozinheiras finalistas 
do I Concurso de Culin?ria da Alimenta??o Escolar, promovido pela Secretaria de Educa??o da 
prefeitura de Juiz de Fora. Elas est?o em uma cozinha do Espa?o Gourmet do supermercado Bahamas Na primeira etapa, as profissionais tiveram que elaborar receitas saud?veis e envi?-las escritas. Os jurados selecionaram tr?s delas. Dulcin?ia Machado Ribeiro, da escola Municipal Henrique Jos? de Souza; Marly de Souza Fortunato, da Escola Municipal Vereador Marcos Freesz; e Andr?a Aparecida Gomes da Silva, da Escola Municipal Presidente Tancredo Neves (foto ao lado, da esquerda para direita).

Nesta segunda etapa, que ? a fase final, os jurados julgaram as receitas atrav?s de cinco requisitos. As cantineiras precisaram mostrar boas pr?ticas de higiene, criatividade e originalidade, harmonia do sabor, apresenta??o final do prato, e fidelidade da pr?tica ? receita escrita. Foto da cantineira Andr?a, uma das finalistas 
do I Concurso de Culin?ria da Alimenta??o Escolar, promovido pela Secretaria de Educa??o da 
prefeitura de Juiz de Fora. Ela est? em uma cozinha do Espa?o Gourmet do supermercado Bahamas Andr?a (foto ao lado) conta que leu e releu o edital do concurso v?rias vezes. "Passei aperto para elaborar uma receita". Isso porque ela conta que conhecia muita coisa, "mas a maioria era fritura". O outro motivo ? t?pico de muitas cozinheiras. "As minhas receitas eu fa?o de cabe?a. Foi dif?cil passar para o papel", ri.

A inspira??o veio de uma receita de rocambole de batata, que Andr?a transformou em rocambole de cenoura com recheio de frango. O curioso ? que Andr?a s? foi testar a receita depois que foi selecionada para a final do concurso. "Foi um risco, porque podia dar errado. Todo mundo gostou e ficou bonita tamb?m, porque a cenoura deu a cor".

Foto da cantineira Marly, uma das finalistas 
do I Concurso de Culin?ria da Alimenta??o Escolar, promovido pela Secretaria de Educa??o da 
prefeitura de Juiz de Fora. Ela est? em uma cozinha do Espa?o Gourmet do supermercado Bahamas A cantineira Marly (foto ao lado) por pouco n?o se inscreve no concurso. "Fiquei na d?vida, mas acabei entregando a receita no ?ltimo dia. Nem imaginei que seria selecionada". Por isso, assim como Andr?a, n?o se preocupou em colocar a receita em pr?tica. "S? depois que fiquei sabendo do resultado", confessa.

Sua receita ? uma torta de legumes com frango e banana. "J? existe torta de legumes, mas acrescentei chuchu, frango e banana", conta.

Foto da cantineura Dulcin?ia, uma das finalistas 
do I Concurso de Culin?ria da Alimenta??o Escolar, promovido pela Secretaria de Educa??o da 
prefeitura de Juiz de Fora. Ela est? em uma cozinha do Espa?o Gourmet do supermercado Bahamas Dulcin?ia (foto ao lado) j? havia colocado em pr?tica a receita que inscreveu para o concurso. Sua feijoada de legumes foi baseada em uma receita de uma amiga l? das Alagoas. "Mas era muito pesada. Deixei s? os legumes".

A aprova??o aconteceu na pr?pria escola onde trabalha, antes mesmo de sair o concurso. "Fiz para poucas pessoas". Ela garante que foi aprovada.

Os jurados

Foram escolhidas cinco pessoas para o j?ri, que observaram de perto o trabalho das cantineiras no Espa?o Gourmet. Duas delas fazem parte da Secretaria de Educa??o, mas n?o est?o ligadas ao setor de alimenta??o. Raquel Bahia gosta da id?ia do concurso. "? uma forma de valorizar o pr?prio profissional da alimenta??o". Alice Maria Pereira de Oliveira observou a felicidade das cantineiras com a proposta do concurso. "? tamb?m uma forma de resgatar a import?ncia da alimenta??o".

Os outros jurados s?o da ?rea de alimentos. Frederico de Oliveira Gomes ? chefe de cozinha, Elisabete de Paula e Silva ? presidente do Conselho de Alimenta??o Escolar e Elenir Goebel Rodrigues, propriet?ria de um restaurante vegetariano e membro do Conselho de Alimenta??o Escolar.

Elisabete lembra que este concurso, assim como cursos e palestras desenvolvidos desde o in?cio do ano, melhora a auto-estima das profissionais. O que chamou a aten??o de Elenir foi a proposta de elabora??o de uma receita saud?vel. Frederico lembra que todas as 24 inscritas conseguiram captar a mensagem do concurso.

No Dia Mundial da Alimenta??o, o concurso lembra que refei?es do dia-a-dia podem e devem ser saud?veis, elaboradas, sem precisar de gastar muito tempo. Os alunos agradecem.

Confira a coloca??o das finalistas!