Vai um cafezinho a?? Desvende mitos e verdades da bebida mais popular do Brasil. Osteoporose, ins?nia, parkinson. O que combina com caf??

Fernanda Leonel
Rep?rter
06/11/2006
Para voc? que est? preocupado com alimenta??o e sa?de, o nutricionista Gilson Irineu de Oliveira fala da import?ncia de se escolher o que se come para mais qualidade de vida. Clique para conferir!


foto de caf? Um cafezinho, depois do almo?o ou no meio da tarde, s?o h?bitos bastante comuns na vida de quase todo brasileiro. E t?o grande como esse h?bito est?o as verdades e mitos que norteiam a hist?ria dessa bebida.

Segundo a nutricionista Karla Miguel, os efeitos do consumo de caf? na sa?de s?o bastante vari?veis, dependendo principalmente da quantidade de caf? consumida por dia. Para Karla, a m?dia considerada saud?vel fica em torno de quatro x?caras por dia, mas, para se fazer uma conta adequada de ingest?o de cafe?na, ? preciso ainda prestar aten??o nos outros alimentos que cont?m a subst?ncia.

? que comidas e bebidas como ch?, chocolate, cacau, refrigerantes a base de cola, al?m de alguns analg?sicos, tamb?m possuem cafe?na na sua composi??o. E ? essa subst?ncia a grande respons?vel por todos os questionamentos sobre o consumo de caf?.

A cafe?na atua como estimulante no Sistema Nervoso Central, por isso um dos principais efeitos do caf? ? uma esp?cie de revigoramento e diminui??o do sono e da fadiga. Por outro lado, a subst?ncia tamb?m causa a libera??o de alguns neuro-transmissores e horm?nios, tais como a adrenalina.

"Se a pessoa vai fazer uma prova, participar de uma corrida atl?tica, pode tomar caf? como forma de ficar mais alerta, mais r?pida. Assim como de repente uma pessoa que ? ansiosa vai consumir caf? e isso vai ressaltar suas sensa?es fazendo ela confundir o efeito da bebida com uma caracter?stica em potencial que ela tem", ressalta a nutricionista.

Caf? e um bom sono
foto de caf? Segundo Karla Miguel, n?o s? o caf?, mas tamb?m todas as bebidas estimulantes como chocolate, ch? preto ou mate, guaran? e refrigerantes ? base de cola, devem ser evitadas pr?ximo ao hor?rio de dormir.

A dica de quantas horas antes o caf? deve ser ingerido j? depende de cada organismo, segundo ressaltou a nutricionista. "Eu indicaria, no m?nimo, quatro horas antes do sono, para que a noite seja tranq?ila de verdade, evitando at? mesmo pequenos dist?rbios que as pessoas n?o percebem".

O fato ? que caf? ? fonte de subst?ncias como a xantina e cafe?na, que estimulam o sistema nervoso central e dificultam o relaxamento necess?rio para um sono calmo.

Caf? e Parkinson
Estudos recentes indicam que o consumo de caf? pode ajudar na preven??o do mal de Parkinson. A doen?a causa tremores musculares e fraqueza e afeta cerca de uma pessoa a cada 200 em todo o mundo, sendo mais comum em idosos.

Para responder essa pergunta, Karla apresenta uma pesquisa divulgada pela Sociedade Paulista de Psiquiatria Cl?nica, que atrav?s de uma experimento, comprovou que a incid?ncia do mal de Parkinson em pessoas que consumiam cinco ou mais x?caras de caf? por dia ? cerca de cinco vezes menor do que em quem n?o consome a bebida.

A explica??o ? que o caf? tem subst?ncias como os ?cidos fer?licos, que t?m a capacidade de "chupar" ou remover as subst?ncias t?xicas geradas no organismo em conseq??ncia do metabolismo natural das c?lulas.

Osteoporose e aquele cafezinho
foto de caf? Em bom portugu?s, osteoporose, como o pr?prio nome diz, significa ossos porosos, o que resulta em ossos mais fracos, fr?geis e com dificuldades regenera??o. A doen?a n?o ? espec?fica da terceira idade, mas se manifesta em sua grande maioria nos "mais experientes".

E se o c?lcio e a ingest?o de leite est? no lado positivo da hist?ria, como receita para "ajudar" na osteoporose, existe o questionamento sobre os poderes do caf? nas a?es de efeito contr?rio.

Para a nutricionista, o consumo moderado de cafe?na n?o possui rela??o com a osteoporose, mas o consumo exagerado deve ser evitado por pessoas idosas e mulheres na menopausa. Doses acima de cinco x?caras de caf? por dia podem influenciar na ocorr?ncia de doen?a, mas o consumo de alimentos ricos em c?lcio pode anular esse efeito.