Artigo
Sa?de da mulher e nutri??o
::: 06/03/2007

Mulher em frente ao espelho Dia 8 de mar?o ? o dia internacional da mulher e por isso vamos abordar alguns aspectos da nutri??o na sa?de da mulher.

A fisiologia da mulher gera necessidades nutricionais espec?ficas, que v?o al?m da demanda b?sica de nutrientes e calorias em rela??o aos demais grupos de indiv?duos. A grande maioria das mulheres combina uma jornada dupla, a vida profissional e responsabilidade da casa. O estilo de vida determina a sa?de, bem como os sintomas perimenstruais.

A press?o social em torno da auto-imagem corporal ? muito forte, o controle do peso, inclusive as dietas para emagrecimento, ? freq?entemente uma preocupa??o di?ria . A atividade f?sica faz parte do estilo de vida saud?vel e ? altamente recomendada para aliviar a maioria dos riscos de sa?de espec?ficos da mulher - excesso de peso, osteoporose, doen?as neoplasicas e cardiovasculares.

A sa?de ?ssea ? importante para homens e mulheres, mas as diferen?as hormonais a tornam especialmente importante para as mulheres. O osso serve como estrutura para o corpo, como prote??o dos ?rg?os vitais e como uma reserva metab?lica de c?lcio, f?sforo e outros minerais em per?odos de defici?ncia mineral.

A massa ?ssea evolui ao longo da vida, sendo regulada por mecanismos gen?ticos, mec?nicos e hormonais. A matriz ?ssea se forma na inf?ncia e o pico se d? aos 20 anos. N?o s? fatores gen?ticos determinam a massa ?ssea, tamb?m fatores ambientais como exerc?cios e alimenta??o desempenham um papel importante posteriormente.

Em especial em torno da menopausa, ou entre os idosos, a qualidade ?ssea fica comprometida, maior perda da massa ?ssea, microarquitetura, estrutura e for?a, que levam a uma menor qualidade ?ssea global e ao risco de desenvolvimento de osteoporose.

A osteoporose ? uma doen?a silenciosa caracterizada por baixa densidade ?ssea e deteriora??o da microarquitetura do tecido ?sseo, que leva a fragilidade ?ssea e ao aumento da suscetibilidade a fraturas. Mundialmente calcula-se que uma em cada tr?s mulheres acima de 50 anos ? afetada pela osteoporose. O custo anual para tratar fraturas osteopor?ticas nos EUA, no Canad? e na Europa ? de US $ 48 bilh?es.

Os per?odos cr?ticos da vida da mulher com respeito a sa?de ?ssea s?o inf?ncia e puberdade, gravidez e lacta??o, menopausa, velhice.

Os minerais c?lcio, f?sforo, mangan?s e zinco e as vitaminas D, C e K s?o micronutrientes importantes como componentes ?sseos ou reguladores do metabolismo ?sseo. Os fitoestr?genos t?m a??o similar a dos horm?nios sexuais, deficientes na menopausa.

Saco cheio de gr?os de soja Sem sombra de d?vidas, a soja ? a grande estrela dos fitoestr?genos. Suas isoflavonas s?o respons?veis n?o s? por substituir os horm?nios na menopausa, mas tamb?m por reduzir os riscos cardiovasculares, c?ncer e al?vio dos sintomas da menopausa. A por??o mais rica em isoflavonas ? o gr?o in natura, que pode ser consumido junto ao feij?o, na salada ou torrado.


N?o s? o c?lcio do leite ajuda na preven??o da osteoprose, mas tamb?m a prote?na b?sica do leite melhora a densidade ?ssea, segundo estudos realizados com mulheres.

A doen?a card?aca ? a principal respons?vel pela morte de mulheres e homens no mundo inteiro. As mulheres s?o mais protegidas que os homens em rela??o ao aumento do LDL colesterol e a doen?as caridiocirculat?rias. Esta prote??o ? perdida na menopausa e fatores metab?licos de risco s?o desenvolvidos ao longo da vida, o que requer das mulheres cuidados especiais.

O LDL, ou colesterol ruim, ? produzido na menopausa e aumenta muito o risco de doen?as card?acas. Tamb?m o colesterol do soro HDL, o colesterol protetor, que n?o se encontra alto na maioria das mulheres, ? fator de risco, podendo ser aumentado com exerc?cios e ingest?o de ?mega-3. Os triglic?rides, especialmente antes da menopausa, s?o fator de risco mais preditivo que demais colester?is e ? agravado no excesso de peso, diabetes tipo 2 sedentarismo e dietas com alto teor de carboidrato.

Duas mulheres conversando e uma delas fumando A resist?ncia insul?nica e aumento da glicose tamb?m ? fator de risco, bem como o tabagismo e os n?veis de press?o arterial. Entre outros acometimentos na mulher est?o os tumores que tem ?ndice de 40% proveniente da alimenta??o. Dentre os tumores destacamos o c?ncer de mama, o c?ncer cervical, o endometrial e ovariano.

A obesidade e dietas com baixos teores de antioxidantes s?o os grandes respons?veis pela incid?ncia dos tumores. A dieta exerce um papel fundamental na manuten??o da sa?de das mulheres - e tamb?m dos homens. O controle do peso ? essencial. Comer gorduras equilibradas ajuda a proteger contra doen?as cardiovasculares e neoplasicas.

A ingest?o de vitaminas e minerais ? essencial ? preven??o. Um dos mais importantes ? o c?lcio, que tem um papel na sa?de ?ssea , pode ter um papel no controle do peso e parece ser um dos melhores candidatos a aliviar sintomas menstruais.

Nutrientes para saude ossea da mulher
Nutriente Fun??o nos ossos Fontes
C?lcio Componente da matriz ?ssea na forma de cristais de hidroxiapatita, d? estrutura e for?a aos ossos Queijo, leite, am?ndoas
F?sforo Componente da matriz inorg?nica do osso, tendo as mesmas fun?es acima Soja seca, queijo, pistache, p?o integral, peixe, carne, chocolate ao leite
Magn?sio Estabiliza os cristais de hidroxiapatita na matriz ?ssea, regula o turnover ?sseo Feij?o am?ndoas, amendoim, chocolate escuro, arroz integral, p?o integral
Zinco Co-fator essencial a forma??o de enzimas, estrutura colagenoso do osso Ostras, milho, f?gado, p? de cacau, carne bovina, queijo
Vitam. D Regulador essencial do c?lcio no osso, aumenta a absor??o intestinal de c?lcio A??o da luz solar na pele, peixes oleosos, nozes, mexilh?es, cogumelo
Vitam. C Co-fator essencial na hidroxila??o e s?ntese do col?geno Frutas e vegetais
Vitam. K Necess?rio a carboxila??o das prote?nas da matriz ?ssea durante a s?ntese Couve de Bruxelas, br?colis, f?gado de galinha

Arnaldo Pinheiro
? nutricionista formado pela UFV em abril de 1992
trabalhando na ?rea de nutri??o cl?nica, nutri??o enteral
e nutri??o esportiva.

Sobre quais temas (da ?rea de nutri??o) voc? quer ler novos artigos nesta se??o? O nutricionista Arnaldo Pinheiro aguarda suas sugest?es no e-mail viver_nutricao@acessa.com