Artigo
Jogos Panamericanos e dopping nas academias
::: 30/06/2007

Feij?o amigo com bacon por cima ?s v?speras dos jogos Panamericanos no Rio de Janeiro, um evento de impacto global, uma vez que define ?ndices ol?mpicos e traz para a cena carioca atletas de alto performance, campe?es mundiais, ?dolos, treinadores famosos e suas artimanhas para alcan?ar o podium. Dentro destes artif?cios (do artificial, produzido, ant?nimo de natural ), j? se viu de um tudo.

Do uso de diur?ticos, a transfus?es e at? j? se cogita o uso de genes para aumentar grupos musculares ou para hipertrofia card?aca, em fim uma s?rie de possibilidades gen?ticas poss?veis de serem usadas. O Comit? Ol?mpico Internacional j? estabeleceu medidas de detectar as altera?es por inje??o de genes e faz o monitoramento durante o ano dos atletas de ponta, portanto, hoje ? poss?vel driblar o anti-dopping mas ? dif?cil.

O dopping mais preocupante ? aquele que acontece nas academias , vesti?rios e lojas que comercializam suplementos nutricionais. Outro fato preocupante ? que uma pesquisa mostrou que professores de educa??o s?o usu?rios de ester?ides anabolizantes.

Apesar de todas as mat?rias mostradas na m?dia, informando sobre as conseq??ncias do uso destes anabolizantes, ainda h? uma alta taxa de complica?es atendidas em pronto socorros e interna?es hospitalares e at? morte s?bita. O desejo de tornar-se grande, forte e musculoso supera os riscos a sa?de.

? comum interna?es com necrose muscular do local de aplica??o dos medicamentos, havendo casos extremos com uso de produtos veterin?rios.

A alimenta??o anterior e posterior ao exerc?cio ? importante para diminuir as perdas e repor amino?cidos desgastados durante e imediatamente ap?s os exerc?cios. A hidrata??o tamb?m ? outro ponto importante pois n?veis ideais de pot?ssio ajudam na s?ntese prot?ica e o volume h?drico ideal garantem a chegada do nutriente ao s?tio onde ? solicitado.

Outro ponto importante neste dopping das academias ? que n?o h? comit? ol?mpico e os ?rg?os fiscalizadores fazem muito pouco ou quase nada. O neg?cio ? t?o lucrativo que j? se tem not?cias de traficantes de drogas comercializando tamb?m ester?ides anabolizantes.

? importante discutirmos este assunto com os jovens e profissionais da ?rea para que menos mortes, seq?elados e obesos possam surgir em conseq??ncia do chamado dopping das academias.


Arnaldo Pinheiro
? nutricionista formado pela UFV em abril de 1992
trabalhando na ?rea de nutri??o cl?nica, nutri??o enteral
e nutri??o esportiva.

Sobre quais temas (da ?rea de nutri??o) voc? quer ler novos artigos nesta se??o? O nutricionista Arnaldo Pinheiro aguarda suas sugest?es no e-mail viver_nutricao@acessa.com