Comendo pouco (e sempre) para n?o engordar Comer bem ? o segredo para fugir do excesso de peso. Saiba como espantar as famosas "beliscadas" e controlar a ansiedade

Fernanda Leonel
Rep?rter
21/08/2007

O fato de existir um programa chamado "rod?zio de pizza" j? deveria servir como um sinal de alerta. Um lugar para se comer muito e ? vontade. Para acompanhar, cerveja e refrigerante. E ainda tem a sobremesa para alguns.

"Comer ? um prazer". A id?ia n?o ? un?nime, mas digamos que seja assim para mais de 95% das pessoas. Mas, para al?m de todas as dietas e regimes mirabolantes, tamb?m existe outra quest?o: comemos demais.

O resultado desse exagero nem ? mais not?cia. A surpresa fica por conta dos n?meros de obesidade, cada vez mais espantosos. A ?ltima contagem da Organiza??o Mundial de Sa?de (OMS) estima que mais de um bilh?o de adultos estejam acima do peso no planeta.

O Brasil n?o foge ? regra. Em um pa?s onde ainda existem altos ?ndices de subnutri??o, cerca de 40% da popula??o est? acima do peso, tamb?m de acordo com a OMS. Ou seja, mesmo em regi?es pobres, a obesidade ? um problema de sa?de p?blica.

foto de gilson De acordo com o nutricionista Gilson Irineu (foto), saber porque a "gordura", "barriguinha" ou "pneuzinho" s?o os assuntos mais discutidos por homens e mulheres ficou f?cil: a grande maioria das pessoas n?o sabem comer.

"Salvo casos de hereditariedade, o excesso de gordura que temos no corpo ? fruto do que comemos. As pessoas comem muito, errado e gastam pouca energia tamb?m. Querem ficar na vida boa do computador e do controle remoto", diz.

Como comer

O segredo continua na velha f?rmula: comer pouco e toda hora. Portanto, quando sentir uma pontinha de saciedade diante de um prato pela metade, deixe de lado as mensagens morais da inf?ncia, como "deixar comida no prato ? pecado", e pare. Aos poucos, voc? vai se acostumar a fazer um prato do tamanho de sua fome. Comer muito de uma vez s? acostuma mal o seu metabolismo.

foto de pessoa comendo Como mesmo explica o nutricionista, o seu corpo n?o entende se voc? est? ficando muito tempo sem comer porque quer, ou se ? porque n?o tem nada para comer. "Ent?o, ele logo pensa: deixa eu guardar esse alimento aqui, que eu n?o vou ver outro t?o cedo. E a?, o que voc? comeu vai virando gordura".

Uma hora antes do almo?o e no fim da tarde, descumpra aquele outro conselho da sua m?e e "estrague o almo?o", ou seja, coma algo, uma fruta. Quando chegar a hora da refei??o, voc? comer? menos.

Agora, essa regra de tentar entender melhor o quanto o seu organismo precisa de comida s? vai ser poss?vel se voc? puder prestar aten??o no que est? comendo. Na frente da TV, no computador, tudo isso fica mais dif?cil.

"O hor?rio das refei?es deve ser calmo e tranq?ilo. Se a pessoa comer r?pido, vai mastigar mal os alimentos e acabar comendo mais. A saliva que produzimos ao mastigar cont?m enzimas que iniciam o processo de digest?o. Se n?o mastigamos direito, o alimento demora mais para ser digerido e liberado na corrente sangu?nea. E leva mais tempo para o c?rebro transmitir ao corpo o aviso de saciedade".

Outra coisa que precisa ser controlada: quando a pessoa est? em um momento tenso, em meio a uma situa??o de estresse, ? comum que ela queira comer muito. Se voc? costuma ter essa rea??o, tenha uma garrafa de ?gua sempre ? m?o. Quando der vontade de comer algo, beba um gole, ou v?rios. E esque?a o chiclete. A mastiga??o estimula a produ??o de suco g?strico e pode causar ?lcera, al?m de estragar os dentes.

Enquete

Como voc? come?
      Pouco e toda hora
      Muito, poucas vezes ao dia
   

ATENÇÃO: o resultado desta enquete não tem valor de amostragem
científica e se refere apenas a um grupo de visitantes do Portal ACESSA.com