Artigo
A sociedade e a Psicologia
de bra?os dados
::: 04/09/2002

Comemorou-se em 27 de agosto o Dia do Psic?logo. Particularmente, nesse ano, esses profissionais t?m um motivo a mais n?o somente para celebrar, mas principalmente para refletir. A Psicologia est? completando 40 anos de regulamenta??o da profiss?o no Brasil, oficializada pela Lei 4.119, em 1962. E, ent?o, aproveita-se essa data para pensar um pouco sobre o papel que ela vem desempenhando na sociedade.

Quando se observa esse ?registro de nascimento?, percebe-se o qu?o jovem ? essa ci?ncia. E como dizem que a vida come?a aos 40, pode-se ver que dentro dessa ?rea tem-se muito trabalho pela frente e muito campo para adentrar-se. E qual seria, afinal de contas, o interesse das pessoas, que n?o os pr?prios psic?logos, nessa data comemorativa e em poss?veis reflex?es sobre ela?

A resposta ? simples. Psicologia lida com pessoas e pessoas est?o em todos os lugares, desempenhando as mais variadas fun?es. Se esse trabalho com pessoas de toda esp?cie for bem realizado, todos saem ganhando. Isso, a partir do momento em que a proposta dessa profiss?o ? favorecer o bem-estar dos indiv?duos, ajud?-los a encontrar um caminho para administrar melhor seus conflitos, contribuindo para que sejam mais felizes.

Sigmund Freud Al?m disso, essa "intrometida" ci?ncia, vem mostrando mais efetivamente a que veio, expandindo para al?m dos tradicionais consult?rios os seus conhecimentos e atuando, conjuntamente com outras especialidades. Vem sendo assim nas escolas, nas empresas, nos hospitais, no judici?rio, no tr?nsito e at? nos esportes, entre outras.

Falando da atua??o do psic?logo em outro contexto, ou seja, do lado de fora das paredes do consult?rio, lembra-se de um conhecido epis?dio que colocou em pauta, de forma mais incisiva, a rela??o entre a Psicologia e uma dessas especificidades: os esportes. Trata-se do lament?vel acontecido com o jogador de futebol Ronaldinho na Copa do Mundo realizada na Fran?a, que abalou todos os brasileiros, mas principalmente a sele??o de futebol.

Carl Jung Depois desse momento, ficou dif?cil duvidar da necessidade do trabalho psicol?gico junto, n?o somente, aos atletas mas tamb?m a toda a equipe que comp?e a pr?tica esportiva. Essa atua??o pode ocorrer tanto junto ao esporte profissional, como a outras modalidades: o f?sico-recreativo, o escolar, de reabilita??o f?sica e at? esporte social comunit?rio.

J? ? not?rio que essa uni?o de psic?logos com a sociedade em geral est? sendo bastante ben?fica. Muitas comunidades, muitos clubes esportivos, escolas, institui?es j? contam com o apoio desses profissionais que usam seus conhecimentos em prol do bem-estar coletivo.
Esta ? uma ?tima not?cia.


Denise Mendon?a de Melo
? psic?loga, formada pelo
Centro de Ensino Superior
de Juiz de Fora.
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da ?rea de psicologia) voc? quer ler novos artigos nesta se??o? A psic?loga Denise Melo aguarda suas sugest?es no e-mail psique@jfservice.com.br.