Artigo
A psicologia ao alcance dos cidad?os
::: 07/10/2002

Este m?s, excepcionalmente, n?o venho abordar um assunto espec?fico, enfocando temas concernentes ? psicologia, como habitualmente fa?o. Venho expor um servi?o bastante interessante oferecido por uma institui??o da cidade de Juiz de Fora.

Como membro associado e tamb?m aluna do Curso de Forma??o Avan?ada em Psicodrama Tri?dico da Sociedade Brasileira de Psicoterapia, Din?mica de Grupo e Psicodrama ? Regional de Juiz de Fora (MG), tenho o prazer de apresentar-lhes um dos projetos que essa sociedade vem desenvolvendo desde fevereiro de 2002 ? O Ciclo da Vida.

Fa?o parte da equipe respons?vel pelo mesmo e venho acompanhando o planejamento e a execu??o dos eventos j? realizados. Nesse tempo, pude constatar n?o somente o car?ter informativo mas, sobretudo, a aplica??o dos conhecimentos adquiridos na vida pr?tica de seus participantes. Al?m disso, o projeto viabiliza a aproxima??o da psicologia, outrora vista como uma ci?ncia elitista, do p?blico em geral. Segue, abaixo, o projeto elaborado pela equipe respons?vel.

Projeto Ciclo da Vida - Sobrap Regional Juiz de Fora

1 - Justificativa

Com a nossa participa??o no f?rum ?Outono de Nossas Vidas?, evento realizado em junho de 2001, cujo enfoque era o idoso, vimos que est?vamos diante de um grande desafio, o in?cio do projeto ?Ciclo da Vida?.

As motiva?es relacionadas a esse projeto t?m suas ra?zes no trabalho realizado pelo servi?o de psicologia.

Com o intuito de ampliar a psicologia levando-a a um ?mbito voltado para o social, o grande desafio ? conquistar a aten??o e a participa??o efetiva da comunidade de Juiz de Fora, nas diversas etapas da vida, abrangendo casal, fam?lia, crian?a, adolescente, adulto e terceira idade, em atendimento psicoter?pico individual e em grupo.

Id?ias v?o surgindo e, cada vez mais, desponta o desejo de contribuir com propostas que possibilitem respostas adequadas ao momento. Precisamos considerar a necessidade de nossa comunidade, possibilitando um espa?o em que possa sentir-se escutada, compreendida, acolhida e aliviada.

Essa proposta de trabalho, numa abordagem psicodram?tica e psicanal?tica, pretende possibilitar uma reinscri??o do indiv?duo em sua hist?ria, de forma criativa e espont?nea, a partir de seu desejo.

Al?m disso, o projeto ?Ciclo da Vida? abre espa?o para aqueles que desejam ter acesso a uma quantidade cada vez maior de informa?es sobre o sujeito e suas formas de se apresentar no mundo.

?Toda vida atual ? encontro. O essencial ? vivido na presen?a?, sentencia Martin Buber. Norteados por esse princ?pio, optou-se por vivenciar a troca de conhecimentos, onde se pudesse criar a possibilidade de despertar em cada profissional da ?rea e/ou leigos da comunidade a capacidade de buscar novas a?es capazes de restaurar a criatividade e a espontaneidade de cada um, conforme diz Jacob Levy Moreno.

Come?amos a nos reunir e muitas id?ias foram surgindo. Nosso sonho come?a a vislumbrar possibilidades e aos poucos vai se concretizando. Trabalhar diante de tantas possibilidades do ser humano ? sempre um grande desafio, uma busca constante de caminhos que promovam a busca de si mesmo num processo de descobertas rumo a um resultado construtivo, espont?neo e criativo.

2 - Objetivos

    2.1. Objetivo geral
    - Estender os benef?cios da psicologia ? comunidade de Juiz de Fora.

    2.2. Objetivo espec?fico
    - Divulgar o Psicodrama, a Din?mica de grupo, e a Psican?lise na comunidade como ci?ncias voltadas para o social.
    - Tornar a Sobrap e seus profissionais ainda mais conhecidos.

3 - Programa??o
O Projeto ?Ciclo da Vida? contar? com eventos inaugurais e mensais, como palestras, mesas redondas, viv?ncias, etc, referentes ? cada m?dulo. Posteriormente, acontecer?o trabalhos sistem?ticos atrav?s de grupos tem?ticos espec?ficos dos m?dulos, com poss?veis encaminhamentos para atendimento psicoter?pico individual e em grupo.

Al?m disso, ser?o realizados encontros semanais dos m?dulos, em hor?rios espec?ficos, reunindo o coordenador do m?dulo e membros associados - profissionais da ?rea.

Acontecer?o ainda reuni?es semanais da coordena??o geral com os coordenadores de cada m?dulo, a fim de que sejam discutidas as metas de trabalho.

4 - Metodologia

Acredita-se que o referencial te?rico do psicodrama tri?dico ? o mais abrangente ? proposta do trabalho. ? um encontro fecundo entre a psican?lise, o psicodrama e a din?mica de grupo.

5 - Recursos Humanos

O projeto contar? com cinco membros na coordena??o geral, cinco coordenadores dos m?dulos espec?ficos e aproximadamente 20 membros associados, compondo os m?dulos. Al?m disso, pretende-se abranger profissionais e a comunidade de Juiz de Fora em geral.

6 - Avalia??o

A avalia??o do projeto dar-se-? atrav?s de relat?rios elaborados ap?s os m?dulos de cada evento e discutidos na reuni?o da coordena??o geral. Observa??o: as informa?es espec?ficas sobre cada atividade ser?o divulgadas no portal JF Service/ACESSA.com, em tempo h?bil.

Sobrap - Regional Juiz de Fora
Rua Marechal Deodoro, 197 sala 208
Centro ? Juiz de Fora / MG
CEP 36013-000
Telefax: (32) 3212-6399
Email: sobrap@acessa.com

Utilidade P?blica ? Lei Municipal N? 8.251, de 02.06.93
Membro da International Association of Group Psychotherapy
Filiada ? Federa??o Brasileira de Psicodrama - FEBRAP


Denise Mendon?a de Melo
? psic?loga, formada pelo
Centro de Ensino Superior
de Juiz de Fora.
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da ?rea de psicologia) voc? quer ler novos artigos nesta se??o? A psic?loga Denise Melo aguarda suas sugest?es no e-mail psique@jfservice.com.br.