Artigo
Considera?es sobre o Big Brother:
voyeurismo ou simplesmente com?rcio?

::: 15/02/2003

H? algum tempo, uma nova esp?cie de programa vem despertando curiosidade e tamb?m somando rendimentos para algumas emissoras de televis?o. Os reality shows (show da realidade) s?o constitu?dos por um grupo de caracter?sticas que t?m agradado bastante ao p?blico. Particularmente, um deles tem conquistado f?s em todo o mundo e, desde o ano passado, no Brasil tamb?m: o Big Brother.

Cabe pensar um pouco nas raz?es do sucesso desse programa. Excetuando o prop?sito da distra??o e do entretenimento, qual componente emocional faz com que milhares de pessoas tenham tanto interesse no BB? Mesmo sem ser dotado de uma hist?ria como as telenovelas ou filmes e mesmo sem ser informativo como os telejornais, tem conquistado pessoas de n?vel intelectual e social bem discrepantes.

Doze pessoas confinadas dentro de uma casa. Ociosas, passam o dia todo fazendo nada, conversando sobre amenidades e obviamente tra?ando estrat?gias para ganhar o pr?mio em dinheiro.

O discurso da m?dia ? formado por uma soma de fatores. As pessoas n?o querem somente a verdade exibida pelos telejornais, querem, tamb?m, emo?es; algo que as remeta aos seus investimentos libidinais reprimidos ou a seus desejos inibidos. O BB proporciona, exatamente, uma balan?ada nesse conte?do emocional de uma forma diferente daquele conte?do exibido nas telenovelas. O indiv?duo se identifica com aquele outro que se apresenta na tela como uma pessoa comum, mas a quest?o ? que aquele sujeito, naquela situa??o, passa por uma parcial perda de identidade deixando de ser ele mesmo para se tornar um personagem.

A revista Veja, em meados de janeiro deste ano, trouxe uma entrevista com o criador do BB, o produtor holand?s Jhon de Mol. Ele esclarece que a id?ia dos reality shows surgiu da especula??o do projeto cient?fico, que n?o obteve ?xito, o Biosfera 2, e n?o do livro 1984 de Geoge Orwel, como muita gente imagina. Revela que o livro tem um enfoque pol?tico, pois nele ? o governo quem observa as pessoas com a finalidade de controle, ao passo que o BB abarca uma quest?o voyeurista e tem somente o intuito de atrair o m?ximo de audi?ncia poss?vel, ou seja, um enfoque comercial.

O voyeurismo, evocando a psicopatologia, e a t?tulo de esclarecimento encontra-se enquadrado na categoria das pervers?es ou parafilias. O Manual Diagn?stico e Estat?stico de Transtornos Mentais (DSM-IV) revela que o foco paraf?lico do voyeurismo envolve o ato de observar indiv?duos, geralmente estranhos, sem suspeitar que est?o sendo observados, que est?o nus, a se despirem ou em atividade sexual. Esclarece ainda que o ato de observar serve ? finalidade de obter excita??o sexual, e geralmente n?o ? tentada qualquer atividade sexual com a pessoa observada.

O orgasmo, em geral produzido pela masturba??o, pode ocorrer durante o voyeurismo ou mais tarde, em resposta ? recorda??o do que o indiv?duo testemunhou. Freq?entemente, esses indiv?duos fantasiam uma experi?ncia sexual com a pessoa observada, mas isto raramente ocorre na realidade. Em sua forma severa, o ato de espiar constitui a forma exclusiva da atividade sexual. O in?cio do comportamento voyeurista geralmente ocorre antes dos 15 anos. O curso tende a ser cr?nico. O Manual traz ainda que as fantasias, impulsos sexuais ou comportamentos causam sofrimentos clinicamente significativos ou preju?zo no funcionamento social ou ocupacional ou em outras ?reas importantes da vida do indiv?duo.

? claro que n?o se tem o objetivo de enquadrar os telespectadores do programa em uma categoria nosol?gica. Isso poderia causar uma preocupa??o generalizada. A id?ia ? atentar para um pequenino "quantum" de caracter?stica voyeurista presente nas pessoas. A tend?ncia a observar pelo "buraco da fechadura" remete a conte?dos infantis. ?poca em que a maioria das crian?as costuma ter o desejo de observar seus pais em situa??o de intimidade .

S?o muitas as especula?es feitas por profissionais de diversas ?reas a respeito desse programa. O pr?prio Jhon de Mol enfatizou, em sua entrevista, que "o Biosfera 2 era um projeto s?rio que acabou se revelando uma piada, enquanto o Big Brother ? um programa de entretenimento que acabou se tornando objeto de uma por??o de estudos." ?, realmente um programa digno de estudos, pois abarca conte?dos psicol?gicos, sociais, antropol?gicos e de comunica??o entre outros.


Denise Mendon?a de Melo
? psic?loga, formada pelo
Centro de Ensino Superior
de Juiz de Fora.
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da ?rea de psicologia) voc? quer ler novos artigos nesta se??o? A psic?loga Denise Melo aguarda suas sugest?es no e-mail psique@jfservice.com.br.