Artigo
Criatividade
Possibilidade de uma vida mais saud?vel?

::: 17/06/2003

N?o ? algo que se mensure, mas ? muito valorizado e utilizado em v?rios aspectos da vida no terceiro mil?nio. Ser criativo tornou-se um requisito b?sico n?o s? para a contrata??o de funcion?rios em qualquer segmento profissional, mas tamb?m ingrediente indispens?vel para incrementar uma rela??o interpessoal.

Atualmente, quando se pensa que algu?m ? criativo logo se imagina que essa pessoa seja feliz, bem sucedida, humorada e tamb?m saud?vel.

Praticamente, ter criatividade transformou-se em exig?ncia ? um grande paradoxo. ? quase imposs?vel que algu?m possa desenvolver o seu potencial criador quando inserido em um ambiente opressor e movido por ordens do tipo:
- Seja muito criativo agora. Tenha uma id?ia inovadora ou perder? seu emprego, ou mesmo seu parceiro amoroso.
Diante desse empasse, torna-se relevante tra?ar considera?es acerca deste ?bem? t?o precioso que alguns demonstram sem fazer esfor?o e que outros almejam aprender a exercitar.

Dentro de uma concep??o simplificadora, pode-se entender por criatividade a capacidade de se encontrar solu?es novas para situa?es antigas. S?rgio Navega, diretor da Intelliwise, empresa que organiza semin?rios corporativos, enfatiza que ?criatividade ? a obten??o de novos arranjos de id?ias e conceitos j? existentes, formando novas t?ticas ou estruturas que resolvam um problema de forma incomum, ou obtenham resultados de valor para um indiv?duo ou uma sociedade.Criatividade pode tamb?m fazer aparecer resultados de valor est?tico ou perceptual que tenham como caracter?stica principal uma distin??o forte em rela??o ?s "id?ias convencionais".?

? comum observar essa capacidade criadora em crian?as brincando. Tudo vira brinquedo na m?o delas. T?m a facilidade de transformar um peda?o de madeira em um cavalo alado, e isso significa divers?o garantida por horas a fio. Entretanto, observa-se que essa facilidade tende a diminuir com o decorrer do tempo e aumento da idade. A suposta maturidade impediria o desenvolvimento da criatividade?

De acordo com reportagem da revista Viver ? Psicologia no seu dia-a-dia, publicada em janeiro, o adulto n?o se permite confiar nas pr?prias solu?es inovadoras e acredita unicamente nas respostas prontas que aprende na faculdade ou na profiss?o. Com isso, torna-se r?gido e n?o abra?a o novo ? que ? desconhecido e assusta. Assim, a criatividade fica inibida.

Refor?a tamb?m, que outra quest?o que prejudica a criatividade do adulto ? a perda da curiosidade infantil, pois nela configura-se um dos pilares b?sicos da criatividade e significa ter coragem de explorar o mundo e olhar as coisas de novos ?ngulos. A reportagem aborda ainda que a intensidade com que as crian?as se dedicam ?s brincadeiras denota outra marca da criatividade infantil em detrimento da do adulto. Envolvem-se intensamente nas brincadeiras e n?o se cansam de repeti-las, pelo contr?rio, sentem prazer nisso, algo incomum num adulto.

? fato, ent?o, que a criatividade tende a diminuir com a idade, mas isso n?o se constitui num determinismo fat?dico. Sabedores da import?ncia de ser criativo para a vida moderna e dos atributos de uma crian?a para desenvolver a criatividade ? s? deix?-la fluir dentro desses moldes.

Criatividade n?o se ensina, mas pode ser mostrada e desbloqueada. Quando a aus?ncia de criatividade atrapalha as diferentes manifesta?es do viver, cabe a presen?a de um psicoterapeuta, agindo, justamente, no sentido de desbloque?-la, permitindo sua manifesta??o, miss?o fundamental do terapeuta.


Denise Mendon?a de Melo
? psic?loga, formada pelo
Centro de Ensino Superior
de Juiz de Fora.
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da ?rea de psicologia) voc? quer ler novos artigos nesta se??o? A psic?loga Denise Melo aguarda suas sugest?es no e-mail psique@jfservice.com.br.