Artigo
Estimular ? preciso

::: 19/08/2003

O ser humano ao nascer, como se sabe, n?o possui todas as suas fun?es desenvolvidas suficientemente para que possa sobreviver sem ajuda de outro, ao contr?rio de muitos animais. Isso se estende ao desenvolvimento cerebral, implicando que o rec?m nascido, ou mesmo o beb? jovem precisa ser estimulado de maneira a favorecer o surgimento das fun?es cognitivas.

Para as autoras do livro ?Desenvolvimento Humano?, Diane Papalia e Sally Olds, o c?rebro pode ser ?moldado? pela experi?ncia, principalmente, durante o in?cio da vida, quando est? se organizando e crescendo mais rapidamente. As primeiras experi?ncias podem ter efeitos duradouros na capacidade do sistema nervoso central de aprender e armazenar informa?es. A desnutri??o cr?nica do feto e a s?ndrome alco?lica fetal podem provocar danos cerebrais; e a subnutri??o durante o per?odo cr?tico logo ap?s o nascimento pode ter efeito semelhante. Essas mesmas autoras refor?am ainda que, de modo correspondente, um ambiente estimulante pode fomentar o crescimento e o funcionamento do c?rebro.

Aproximadamente nos dois primeiros anos de vida, segundo Piaget, os beb?s aprendem sobre si mesmos e seu mundo por meio do desenvolvimento de sua pr?pria atividade sens?ria e motora. Os beb?s mudam de criaturas que respondem basicamente por reflexos e comportamento aleat?rio, para crian?as orientadas a metas. Eles aprendem a organizar suas atividades em rela??o ao ambiente, coordenar informa?es que recebem dos sentidos e progredir da aprendizagem por tentativa e erro para o uso rudimentar de id?ias para resolver problemas simples. Para que esse processo se d? da melhor forma poss?vel, no sentido de viabilizar o progresso da crian?a, no ?mbito da cogni??o, pais, ou quem represente essa fun??o e institui?es cuidadoras de crian?as precisam atentar e conhecer as influ?ncias do ambiente e do seu contato com ela no desenvolvimento dessa crian?a.

Desta maneira, o quarto do beb? deve ser cuidadosamente decorado de modo que lhe ofere?a variedade de cores, texturas, objetos, barulhos, para que ele possa experimentar novas sensa?es, favorecendo o seu desenvolvimento cerebral. Um especialista em desenvolvimento infantil poder? fazer essa orienta??o. ? importante que se converse com o beb?, brinque com ele, incitando sua participa??o na brincadeira, escondendo objetos e pedindo que ele os procure, movimentando objetos ? sua frente, contar hist?rias para ele, acarici?-lo, beij?-lo, usar jogos educativos, estimulando os seus sentidos. Boas habilidades educativas e um ambiente de assist?ncia enriquecido podem, inclusive, melhorar o desenvolvimento da intelig?ncia e o social de crian?as jovens, favorecendo a aprendizagem da fala, da escrita e da leitura futuramente. Papalia e Olds refor?am que crian?as privadas de estimula??o no in?cio da vida podem ter seus c?rebros permanentemente atrofiados. E enfatizam que um parecer demanda programas educacionais intensivos para enriquecer os ambientes de crian?as desfavorecidas desde o primeiro m?s de vida.

? bom atentar, tamb?m, para que a estimula??o n?o ocorra em excesso, podendo acarretar, entre outros fatores, o surgimento de um comportamento hiperativo.


Denise Mendon?a de Melo
? psic?loga, formada pelo
Centro de Ensino Superior
de Juiz de Fora.
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da ?rea de psicologia) voc? quer ler novos artigos nesta se??o? A psic?loga Denise Melo aguarda suas sugest?es no e-mail psique@jfservice.com.br.