Artigo
Breves considera?es sobre a vida do jovem adulto

::: 19/03/2004

Foto www.e-jovem.com Algu?m que esteja experimentando a etapa vivenciada entre os 20 e os 40 anos ? considerado um jovem adulto. Esta ?poca da vida ? permeada por acontecimentos e realiza?es. As pessoas continuam a se desenvolver em todas as suas dimens?es e fazem escolhas importantes.

De acordo com Papalia e Olds (2000), os jovens adultos, geralmente, est?o no auge de sua for?a, energia e resist?ncia. A maioria dos sentidos est? mais apurada durante o in?cio da idade adulta e as condi?es de sa?de tendem a ser favor?veis. Entende-se sa?de aqui como definida pela Organiza??o Mundial de Sa?de - "um estado de total bem-estar f?sico, mental e social e n?o simplesmente aus?ncia de doen?a ou debilidade" (Danish, 1983 apud Papalia e Olds, 2000). A boa sa?de n?o ? apenas uma quest?o de sorte; ela, geralmente, reflete um estilo de vida e uma s?rie de escolhas.

Foto
www.emagrecendo.com.br Uma dessas escolhas refere-se ? manuten??o do peso corporal em n?veis saud?veis. Nessa etapa da vida ? preciso atentar para esse fator. Papalia e Olds (2000) salientam que numa sociedade que valoriza o corpo esbelto, ter excesso de peso pode levar a problemas emocionais. O excesso de peso aumenta o risco de press?o arterial elevada, doen?a card?aca, derrame, diabete, c?lculo biliar e certos tipos de c?ncer. Seguindo uma alimenta??o adequada, rica em fibras, prote?nas, pouca gordura saturada e praticando exerc?cios f?sicos regulares, o risco de desenvolver qualquer desses problemas pode ser reduzido.

A atividade f?sica ajuda a manter um peso corporal adequado, construir m?sculos, fortalecer o cora??o e os pulm?es, diminuir a press?o arterial, proteger contra ataques de cora??o e prevenir doen?as como c?ncer e osteoporose, aliviar a ansiedade e depress?o.

Foto
ilustrativa Outra escolha importante, habitualmente feita nessa ?poca, ? a escolha do parceiro amoroso. Segundo Erikson apud Papalia e Olds (2000), desenvolver relacionamentos ?ntimos ? a tarefa crucial do adulto jovem. Tradicionalmente, ? nesse per?odo que as pessoas formam relacionamentos que podem se estender pela maior parte de suas vidas adultas - relacionamento baseados em amizade, amor e sexualidade. A intimidade inclui a id?ia de pertencer. A necessidade de pertencer a algu?m - formar relacionamentos fortes, est?veis, ?ntimos e amorosos - ? um poderoso motivador do comportamento humano, o qual afeta a mente, o corpo e o estado de esp?rito.

As emo?es mais fortes, tanto negativas quanto positivas, s?o evocadas por liga?es ?ntimas. As pessoas privadas de amizades e amor tendem a ter menos sa?de f?sica ou mental do que os outros. As pessoas casadas, de acordo com Papalia e Olds (2000), tendem a ser fisicamente mais saud?veis do que as que nunca se casaram, t?m menos defici?ncias ou problemas cr?nicos que limitem suas atividades, costumam ter melhor situa??o financeira, e por tudo isso tendem a viver por mais tempo.

Foto
ilustrativa Nesse per?odo, tamb?m, a maioria das pessoas tem filhos, mas a maternidade tem sido protelada em fun??o da vida profissional e acad?mica. Entretanto, em qualquer ?poca o primeiro beb? vem marcar uma importante transi??o nas vidas dos pais. Ter um filho representa uma grande experi?ncia de desenvolvimento.

Estas foram breves considera?es sobre essa etapa da vida. H? muito mais que se abordar sobre essa fase. Por hora, o importante ? lembrar que o desenvolvimento continua ao longo de toda a vida. Nenhuma fase ? mais importante que a outra, por isso todas precisam ser vivenciadas em sua plenitude, e ? bom que as escolhas sejam bem feitas.


Denise Mendon?a de Melo
? psic?loga, formada pelo
Centro de Ensino Superior
de Juiz de Fora.
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da ?rea de psicologia) voc? quer ler novos artigos nesta se??o? A psic?loga Denise Melo aguarda suas sugest?es no e-mail viver_psique@acessa.com.