• Assinantes
  • Autenticação
  • Saúde


    Artigo
    Breves considerações sobre a vida do jovem adulto

    ::: 19/03/2004

    Foto www.e-jovem.com Alguém que esteja experimentando a etapa vivenciada entre os 20 e os 40 anos é considerado um jovem adulto. Esta época da vida é permeada por acontecimentos e realizações. As pessoas continuam a se desenvolver em todas as suas dimensões e fazem escolhas importantes.

    De acordo com Papalia e Olds (2000), os jovens adultos, geralmente, estão no auge de sua força, energia e resistência. A maioria dos sentidos está mais apurada durante o início da idade adulta e as condições de saúde tendem a ser favoráveis. Entende-se saúde aqui como definida pela Organização Mundial de Saúde - "um estado de total bem-estar físico, mental e social e não simplesmente ausência de doença ou debilidade" (Danish, 1983 apud Papalia e Olds, 2000). A boa saúde não é apenas uma questão de sorte; ela, geralmente, reflete um estilo de vida e uma série de escolhas.

    Foto
www.emagrecendo.com.br Uma dessas escolhas refere-se à manutenção do peso corporal em níveis saudáveis. Nessa etapa da vida é preciso atentar para esse fator. Papalia e Olds (2000) salientam que numa sociedade que valoriza o corpo esbelto, ter excesso de peso pode levar a problemas emocionais. O excesso de peso aumenta o risco de pressão arterial elevada, doença cardíaca, derrame, diabete, cálculo biliar e certos tipos de câncer. Seguindo uma alimentação adequada, rica em fibras, proteínas, pouca gordura saturada e praticando exercícios físicos regulares, o risco de desenvolver qualquer desses problemas pode ser reduzido.

    A atividade física ajuda a manter um peso corporal adequado, construir músculos, fortalecer o coração e os pulmões, diminuir a pressão arterial, proteger contra ataques de coração e prevenir doenças como câncer e osteoporose, aliviar a ansiedade e depressão.

    Foto
ilustrativa Outra escolha importante, habitualmente feita nessa época, é a escolha do parceiro amoroso. Segundo Erikson apud Papalia e Olds (2000), desenvolver relacionamentos íntimos é a tarefa crucial do adulto jovem. Tradicionalmente, é nesse período que as pessoas formam relacionamentos que podem se estender pela maior parte de suas vidas adultas - relacionamento baseados em amizade, amor e sexualidade. A intimidade inclui a idéia de pertencer. A necessidade de pertencer a alguém - formar relacionamentos fortes, estáveis, íntimos e amorosos - é um poderoso motivador do comportamento humano, o qual afeta a mente, o corpo e o estado de espírito.

    As emoções mais fortes, tanto negativas quanto positivas, são evocadas por ligações íntimas. As pessoas privadas de amizades e amor tendem a ter menos saúde física ou mental do que os outros. As pessoas casadas, de acordo com Papalia e Olds (2000), tendem a ser fisicamente mais saudáveis do que as que nunca se casaram, têm menos deficiências ou problemas crônicos que limitem suas atividades, costumam ter melhor situação financeira, e por tudo isso tendem a viver por mais tempo.

    Foto
ilustrativa Nesse período, também, a maioria das pessoas tem filhos, mas a maternidade tem sido protelada em função da vida profissional e acadêmica. Entretanto, em qualquer época o primeiro bebê vem marcar uma importante transição nas vidas dos pais. Ter um filho representa uma grande experiência de desenvolvimento.

    Estas foram breves considerações sobre essa etapa da vida. Há muito mais que se abordar sobre essa fase. Por hora, o importante é lembrar que o desenvolvimento continua ao longo de toda a vida. Nenhuma fase é mais importante que a outra, por isso todas precisam ser vivenciadas em sua plenitude, e é bom que as escolhas sejam bem feitas.


    Denise Mendonça de Melo
    é psicóloga, formada pelo
    Centro de Ensino Superior
    de Juiz de Fora.
    Saiba mais clicando aqui.

    Sobre quais temas (da área de psicologia) você quer ler novos artigos nesta seção? A psicóloga Denise Melo aguarda suas sugestões no e-mail viver_psique@acessa.com.

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.