Artigo
Processo de mem?ria - esquecer para lembrar

::: 20/10/2004

Foto site:
http://news.bbc.co.uk/hi/spanish/science/newsid_1372000/1372127.stm Independente do objetivo, o n?mero de pessoas preocupadas em otimizar o potencial da mem?ria n?o ? pequeno. Alguns pretendem passar no vestibular, outros almejam vencer as barreiras dos concursos p?blicos em busca de trabalho, ainda existem aqueles que querem somente fazer bem uma prova da escola. A quest?o ? que todos apostam na efic?cia da mem?ria para atingir objetivos, sejam eles acad?micos ou profissionais.

Apesar desse desejo de se ter uma boa mem?ria e das v?rias receitas para se conquistar isso, o fato ? que esse campo ainda n?o ? plenamente conhecido e, ent?o, muitas pesquisas e estudos t?m sido feitos sobre os processos de mem?ria. O processo de memoriza??o ? complexo, envolvendo sofisticadas rea?es qu?micas e circuitos interligados de neur?nios.

A partir desses estudos sabe-se que a mem?ria ? o meio pelo qual uma pessoa recorre ?s suas experi?ncias passadas a fim de usar essas experi?ncias no presente. A mem?ria, de acordo com Crowder (1976 citado por Sternberg 2000), refere-se aos mecanismos din?micos associados ? reten??o e ? recupera??o da informa??o sobre a experi?ncia passada. Os psic?logos cognitivos revelam que nesse processo mnem?nico s?o identificados, segundo Sternberg (2000), tr?s opera?es comuns: codifica??o, armazenamento e recupera??o. Assim, na codifica??o, dados sensoriais s?o transformados numa forma de representa??o mental; j? no armazenamento, a pessoa conserva a informa??o codificada na mem?ria; e na recupera??o o indiv?duo extrai ou usa a informa??o armazenada na mem?ria.

Foto ilustrativa Al?m disso, ? sabido tamb?m, que o armazenamento de informa??o na mem?ria acontece a curto e a longo prazo. O armazenamento a curto prazo refere-se ? manuten??o ou reten??o da informa??o por alguns segundos, como quando se olha um n?mero de telefone no cat?logo e imediatamente ap?s a discagem ele ? apagado da mem?ria. J? no armazenamento a longo prazo conte?dos que s?o guardados na mem?ria permanecem durante longos per?odos de tempo ou mesmo indefinidamente.

Dentre esses estudos e informa?es sobre a mem?ria, atualmente um aspecto, que em princ?pio parece controverso em meio a esse tema, tem sido discutido com afinco. Tal aspecto refere-se ? import?ncia do esquecimento para a mem?ria. Assim, segundo revelou reportagem da Revista ?poca de setembro de 2004, para expandir a capacidade de processamento ? fundamental saber se livrar do que n?o interessa, ou seja, esquecer o que n?o ? importante.

Se o espa?o do c?rebro ? finito, ent?o ? preciso priorizar compromissos ou evitar o excesso de tarefas e atos autom?ticos. Caso uma pessoa lembrasse de tudo o que se passa com ela o tempo todo, sem d?vida ela teria comprometimentos em outros aspectos funcionais de sua mem?ria. Essa pressuposi??o pode ser exemplificada pelo filme 'O Memorioso' em que o personagem nunca esquecia, recordando-se de todos os detalhes de tudo o que via o dia inteiro. Por causa disso, n?o era capaz de analisar as mem?rias ou compar?-las com outras. O esquecimento, ent?o, n?o permite o ac?mulo de arquivos com informa?es in?teis que atrapalhariam o racioc?nio avan?ar.

Foto ilustrativa Desta forma, aqueles desconfort?veis esquecimentos eventuais, habitualmente preocupantes, como n?o lembrar onde estacionou o carro no p?tio do supermercado, seriam na verdade, positivos. Esquecer ? fundamental para n?o ter mem?rias que nos azucrinam e impedem o aprendizado de coisas novas, como exp?s o neurocientista Iv?n Izquierdo, professor da PUC do Rio Grande do Sul, em entrevista ? Revista ?poca. Izquierdo acrescenta ainda que as pessoas esquecem para poder pensar e serem capazes de fazer fazer generaliza?es e reflex?es sobre as informa?es obtidas.

Somando-se a isso, de acordo com o Dr. Jo?o Roberto D. Azevedo, respons?vel pelo site www.ficarjovemlevatempo.com.br, se n?o houvesse o processo de esquecimento nossa capacidade de adapta??o ficaria prejudicada. Se nossa mem?ria ficasse conservada indefinidamente, um comportamento considerado correto h? 10 anos poderia ser incorreto na atualidade. O processo de esquecimento, desta maneira, nos ajuda na orienta??o do tempo.

Al?m do esquecimento, algumas atividades tamb?m s?o importantes para estimular e potencializar a mem?ria. O estilo de vida ativo, com atividade f?sica feita com regularidade, uma dieta saud?vel, diminui??o do estresse e ansiedade s?o fundamentais para a manuten??o da mem?ria.

Foto ilustrativa Os exerc?cios cerebrais, chamados por especialistas de 'Fitness' cerebral ou 'Neur?bica' tamb?m s?o muito bons e at? prazerosos. Esses exerc?cios visam a estimula??o sensorial, olfato, paladar, tato, vis?o e audi??o, atrav?s da quebra da rotina, como por exemplo, escovar os dentes com a m?o contr?ria ? dominante, ou mesmo fazer um trajeto diferente para ir ao trabalho ou ? escola. E finalmente, acrescentando a esses exerc?cios, a simples leitura desponta como a melhor forma de estimula??o da mem?ria. Iv?n Izquierdo alerta que nenhuma atividade mobiliza tantas variedades de mem?ria quanto a leitura. A leitura, segundo esse neurocientista, p?e em pr?tica a mem?ria das letras, a mem?ria verbal e a mem?ria da imagina??o.

Como se pode perceber, apesar da complexidade dos processos cerebrais, n?o ? dif?cil deixar o c?rebro em forma.


Denise Mendon?a de Melo
? psic?loga, formada pelo
Centro de Ensino Superior
de Juiz de Fora.
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da ?rea de psicologia) voc? quer ler novos artigos nesta se??o? A psic?loga Denise Melo aguarda suas sugest?es no e-mail viver_psique@acessa.com.