Artigo
A crian?a de hoje e a educa??o de ontem

::: 21/03/2005

Foto ilustra??o O n?mero de pais que procuram consult?rios de psicologia ou mesmo livros que discorrem sobre a educa??o dos filhos tem se tornado bastante expressivo. Al?m disso, n?o ? raro encontrar professores queixando-se do comportamento de seus alunos e da dificuldade de conseguir a aten??o deles. Os saudosistas costumam dizer que bons eram os tempos antigos, pois o professor era valorizado e respeitado. Parece que, de repente, sem que ningu?m percebesse o momento do acontecimento, educar ficou bem mais dif?cil tanto para pais quanto para professores.

A quest?o ? que mudan?as ocorreram no contexto de desenvolvimento das crian?as e n?o aconteceram de uma hora para outra. Assim, o interesse das crian?as foi se diferenciando juntamente com a mudan?a social geral. Pode-se dizer que essas mudan?as englobam as facilidades proporcionadas pelo computador e principalmente pela Internet, o acesso constante ? televis?o, a revolu??o dos jogos eletr?nicos, al?m das necessidades econ?micas que obrigam os pais a trabalhar fora, diminuindo o tempo de aten??o aos filhos. Apesar disso, o paradigma de educa??o de pais e professores permaneceu o mesmo, evidenciando um descompasso entre educador e educado.

Foto ilustra??o Nesse sentido, o psiquiatra e diretor da Academia de Intelig?ncia Augusto Cury, argumenta em seu livro Pais brilhantes, professores fascinantes que a educa??o passa por uma crise sem precedentes na Hist?ria. Os alunos est?o alienados, n?o se concentram, n?o t?m prazer em aprender e s?o ansiosos. Cury sugere que os culpados disso n?o s?o nem pais nem professores, mas as causas principais s?o frutos do sistema social que estimulou de maneira assustadora os fen?menos que constroem os pensamentos.

Desta maneira, este autor fala que, atualmente, as crian?as, adolescentes e at? adultos s?o acometidos pela S?ndrome do Pensamento Acelerado (SPA). Esta S?ndrome, para Cury, ? grande geradora de ansiedade e causa depend?ncia constante de novos est?mulos e em maior quantidade.
Em fun??o do excesso de est?mulo recebido, principalmente da televis?o, a qualidade e a velocidade do pensamento muda, causando a SPA.

Foto ilustra??o Ent?o, como alerta Augusto Cury, uma vez que a televis?o mostra mais de sessenta personagens por hora com as mais diferentes caracter?sticas de personalidade, policiais irreverentes, bandidos destemidos, pessoas divertidas, essas imagens s?o registradas na mem?ria e competem com a imagem dos pais e professores. O resultado ? que os educadores perdem a capacidade de influenciar o mundo ps?quico dos jovens, causando esse descompasso na educa??o.

Foto ilustra??o ? preciso que um novo modelo de educa??o seja criado de modo que atinja os jovens de pensamento acelerado e ansiedade exagerada. ? not?rio que o antigo modelo n?o funciona mais, visto que a velocidade de pensamento dos jovens de hoje ? bem maior que dos de ontem. ? preciso que pais e educadores sejam criativos e inovadores, lan?ando novas propostas de educa??o compat?veis com o novo contexto desenvolvimentista.

Artigo baseado no livro Pais brilhantes, professores fascinantes,
de Augusto Cury, lan?ado pela editora Sextante em 2003


Denise Mendon?a de Melo
? psic?loga, formada pelo
Centro de Ensino Superior
de Juiz de Fora.
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da ?rea de psicologia) voc? quer ler novos artigos nesta se??o? A psic?loga Denise Melo aguarda suas sugest?es no e-mail viver_psique@acessa.com.