Artigo
O que ? Cleptomania?

::: 22/04/2005

A cleptomania ? popularmente conhecida, de forma simples e objetiva, como o h?bito que uma pessoa tem de roubar objetos. Por vezes, nas reflex?es populares, ocorre certa d?vida que gera algumas discuss?es sobre qual comportamento poderia ser sintoma de cleptomania, derivado de um dist?rbio psicol?gico e o que seria desonestidade manifestada pelo ato de roubar.

Atualmente, a novela Am?rica exibida pela Rede Globo de Televis?o aborda o tema cleptomania atrav?s de uma personagem interpretada pela atriz Cristiane Torlone. A personagem apresenta uma mulher bonita, jovem, casada, m?e de uma filha e que vivencia uma situa??o financeira favor?vel, mas que, ao mesmo tempo, experimenta crises depressivas e, sem ter conhecimento direto, ? tra?da pelo marido. Assim, tendo como base esse r?pido perfil de uma pessoa cleptoman?aca vale investigar alguns fatores que envolvem esse problema.

Segundo o Manual de Diagn?stico e Estat?stica da Associa??o Psiqui?trica Americana, DSM IV, cleptomania n?o ? simplesmente um h?bito de pessoas que tenham uma boa condi??o financeira. O DSM IV ensina que a cleptomania faz parte dos Transtornos do Controle dos Impulsos, nos quais est?o inclu?dos tamb?m o Transtorno Explosivo Intermitente, a Piromania, o Jogo Patol?gico e a Tricotilomania.

Desta maneira, O Transtorno Explosivo Intermitente ? caracterizado por epis?dios distintos de fracasso em resistir a impulsos agressivos, resultando em s?rias agress?es ou destrui??o de propriedades; a Piromania ? caracterizada por um padr?o de comportamento incendi?rio por prazer, gratifica??o ou al?vio de tens?o; o Jogo Patol?gico caracteriza-se por um comportamento mal-adaptativo, recorrente e persistente, relacionado a jogos de azar e apostas; e a Tricotilomania caracteriza-se pelo ato de puxar, de forma recorrente, os pr?prios cabelos por prazer, gratifica??o ou al?vio de tens?o, acarretando uma perda capilar percept?vel.

A caracter?stica essencial dos Transtornos de Controle dos Impulsos, inclusive da Cleptomania, que ser? citada separadamente abaixo, ? o fracasso em resistir a um impulso ou tenta??o de executar um ato perigoso para a pr?pria pessoa ou para outros. Na maioria destes transtornos, o indiv?duo sente uma crescente tens?o ou excita??o antes de cometer o ato. Ap?s comet?-lo, pode ou n?o haver arrependimento, auto-recrimina??o ou culpa.

Especificamente o Manual de Diagn?stico e Estat?stica Psiqui?trico, revela que a principal caracter?stica da Cleptomania ? o fracasso recorrente em resistir a impulsos de furtar objetos, embora esses n?o sejam necess?rios para o uso pessoal ou por seu valor monet?rio. O indiv?duo vivencia um sentimento subjetivo de crescente tens?o antes do furto e sente prazer, satisfa??o ou al?vio ao cometer o furto. O furto n?o ? cometido para expressar raiva ou vingan?a, n?o ? realizado em resposta a um del?rio ou alucina??o, nem representa um Transtorno Anti-social da Personalidade.

Os objetos s?o furtados, apesar de tipicamente terem pouco valor para o indiv?duo, que teria condi?es de compr?-los e freq?entemente os d? de presente ou joga-os fora. ?s vezes, o indiv?duo pode colecionar os objetos furtados ou devolv?-los disfar?adamente. Embora os indiv?duos com este transtorno em geral evitem furtar quando uma deten??o imediata ? prov?vel (por exemplo, na proximidade de um policial), eles n?o costumam planejar seus furtos de antem?o nem levam plenamente em conta as chances de serem presos. O furto ? cometido sem aux?lio ou colabora??o de outros.

Alguns profissionais, como a psicoterapeuta Gia Carneiro Chaves, defendem que a Cleptomania ? um processo que se inicia na inf?ncia. A crian?a se compensa por uma profunda falta de afeto, uma car?ncia de carinho e aten??o, que a leva por vezes ao desespero. A compensa??o do afeto seria atrav?s de "coisas" consoante ao estado ps?quico do momento, num descontrole, numa ansiedade desenfreada, numa contesta??o inconsciente, num chamamento de aten??o angustiante, porque a crian?a prefere ser castigada em fun??o do roubo a ser ignorada.

A Cleptomania ? uma condi??o rara que parece ocorrer em menos de 5% de pessoas que cometem furtos em lojas. Este Transtorno aparenta ser mais comum em mulheres. Quanto ao diagn?stico, ele n?o ? feito, a menos que v?rios aspectos caracter?sticos da Cleptomania tamb?m estejam presentes. Habitualmente este diagn?stico ? feito atrav?s de entrevistas e sess?es psicoterapeuticas, n?o havendo testes ou m?todos pr?-determinados para avaliar a situa??o.

O tratamento de uma pessoa cleptoman?aca costuma ser feito atrav?s de psicoterapia e alguma medica??o prescrita por psiquiatra. Apesar disso, os relatos de sucesso definitivo no tratamento n?o s?o muito comuns, ? recomendado que a pessoa prolongue o tratamento para manter a cleptomania sob controle.


Denise Mendon?a de Melo
? psic?loga, formada pelo
Centro de Ensino Superior
de Juiz de Fora.
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da ?rea de psicologia) voc? quer ler novos artigos nesta se??o? A psic?loga Denise Melo aguarda suas sugest?es no e-mail viver_psique@acessa.com.