Artigo
Alma g?mea de minh'alma...

::: 26/08/2005

Quem n?o sonha em encontr?-la?
Mente quem diz n?o acreditar nela.
No fundo, todos esperam poder encontrar aquela pessoa especial, afim, numa espl?ndida alian?a de ternura!

A novela Alma G?mea trouxe ? tona alguns questionamentos, como a reencarna??o ou o reencontro por meio de algumas doutrinas e filosofias reencarnacionistas, tanto orientais quanto ocidentais que, com certeza, se afunilam em uma s? palavra: "merecimento".

Agora vamos dar um pequeno mergulho na hist?ria: segundo historiadores, no princ?pio as aldeias ou tribos eram formadas pela poliandria, ou seja, uma mulher com v?rios homens, acabava que os filhos sabiam quem era sua m?e e quais eram seus pertences, j? o homem ficava relegado a um simples procriador, sem rumo e sem terras. Era um verdadeiro heterismo, ou seja, promiscuidade sexual, segundo alguns...

Com a evolu??o e a luta masculina pela forma??o de seus direitos ? propriedade privada chegamos at? a poligamia, quando os homens passaram a ser donos e senhores de v?rias mulheres, seus filhos e suas terras, chegando at? os dias atuais com a maioria defendendo a monogamia.

Agora vamos pensar juntos: Ser? que a nossa inconformidade com a monogamia, consciente ou inconsciente, encontra-se em nosso incosciente coletivo da poliandria e da poligamia? Ou ser? que n?o estar? ligada ?s fortes recorda?es de vidas passadas, quando vivemos momentos inesquec?veis, marcados em nossa energia vital, peculiares e ?nicos?

Penso que quando ficarmos menos munidos de ego?smo, diminuirmos tanto a nossa car?ncia infantil, quanto a possessividade... Mais evolu?dos e desapegados, com a preocupa??o ?nica de libertar o outro em sua felicidade, sem us?-lo para n?o ficarmos com medo de nossa solid?o, que seria estar mal acompanhados em n?s mesmos, e aceitarmos essa solid?o como boa companhia, aumentando desta forma nossa auto-estima, vivendo a nossa verdade de sentimentos, sejam eles quais forem, com coragem e dignidade, n?o conseguiremos chegar finalmente ao grande e esperado afunilamento do merecimento?

Ah! Ser? que neste planeta existe esta possibilidade real de nos superar a tal ponto? Acredito que esta ? ?nica forma para chegarmos at? a "alma g?mea de minh'alma...!" O que voc? acha?

Colabora??o de Marta Barros, formada em Hist?ria, que me convidou a pensar...


Ana Stuart
? psic?loga e terapeuta familiar

Sobre quais temas (da ?rea de psicologia) voc? quer ler novos artigos nesta se??o? A psic?loga Ana Stuart aguarda suas sugest?es no e-mail viver_psique@acessa.com.