Estresse no trabalho Dicas para viver em harmonia com seu corpo e mente.
Conhe?a as etapas do "estresse empresarial"

Fernanda Leonel
Rep?rter
09/10/2006

Quem foi que disse que estresse aparece s? na hora que coisas ruins est?o por vir? H? tamb?m o estresse causado por coisas boas. Veja se voc? se reconhece em alguma das a?es apontadas por Ana Maria Stoppa

Leia!


imagem de uma muler cansada no
trabalho, com a cabe?a baixa

Corre-corre, hora de almo?o, folga pra ir no banco, conta daqui, conta dali, chefe, hor?rio, vontade de dormir mais um pouquinho. Se todas essas palavras juntas est?o lembrando muito o seu cotidiano. Cuidado! ? preciso ficar atento para n?o cair nas garras do estresse.

"O estresse ? um desafio que se repete em curtos espa?os de tempo, causando desgaste f?sico, mental e emocional", resume Ana Maria Stoppa (foto abaixo), especialista em Gest?o Empresarial e Comportamento Social.

Em sua pesquisa "O Caminho do Estresse", ela examinou a evolu??o do problema na vida de empres?rios, profissionais liberais e funcion?rios de empresas p?blicas e privadas de algumas cidade da Zona da Mata, incluindo Vi?osa, Ub? e tamb?m Juiz de Fora.

Conforme comentou a especialista, o "mundo atual" funciona quase que como um potencializador de dist?rbios de estresse. Ela comenta como h? 15 anos, por exemplo, tanto o ritmo de trabalho quanto as informa?es dispon?veis eram menores, assim como a cobran?a. Entre os seus entrevistados, praticamente, todos apresentavam algum n?vel de estresse.

foto da psic?loga Ana Maria
Stopa

"Antigamente, o bonito era ficar em uma empresa por anos e, quando algu?m entrava sabia que se n?o fizesse nada errado, isso poderia acontecer. Hoje, a pessoa tem que fazer mais que certo pra sentir que a sua vaga est? l?. N?o fazer errado virou obriga??o, que n?o acrescenta nada ao valor agregado da contrata??o".

Depois de entrevistar 1.250 pessoas de diferentes extratos sociais e n?veis de escolaridade, a pesquisadora estabeleceu o que chamou de seis est?gios do desenvolvimento do estresse no trabalho. "Em geral, a pessoa estressada apresenta sintomas de todas as fases mas, conversando com elas, ? poss?vel encontrar um padr?o de evolu??o de seus problemas", explica.

Como destacou Ana Maria, ? importante entender em que est?gio se est? da doen?a para ter mais controle sob suas informa?es. Entendendo como ? que se est? o estresse, "olhado de fora" para si mesmo, as chances de se curar antes que a doen?a esteja completamente instalada ? maior.

Est?gios do estresse no ambiente de trabalho
A pesquisa da psic?loga, levantou seis est?gios diferentes para o estresse. Confira as defini?es, tente reconhecer se voc? tem essas preocupa?es e anote as dicas para se livrar at? da possibilidade do dist?rbio.

1? n?vel - Ansiedade

"Quando conseguimos voltar no tempo e identificar o momento em que o estresse come?ou a se instalar, em 98% dos casos, encontramos manifesta?es de ansiedade", explica Stoppa. A pesquisadora diz que ansiedade aparece em quem tem medo do futuro, isto ? medo de perder o emprego ou de enfrentar a imprevisibilidade do trabalho. "? preciso n?o ter medo do que vem por a?, pensar que sua vida n?o vai acabar se voc? tiver que mudar de emprego ou mesmo de profiss?o".

2? n?vel - Excesso de cobran?a

Depois que a pessoa tem medo do futuro, ou seja, ? ansiosa com rela??o ao que vem por a? na sua profiss?o, o est?gio seguinte ? a cobran?a excessiva, como que em uma esp?cie de "garantia" de que o futuro vai ser do jeito que se planejou.

Por estar insegura quanto ao seu futuro, a pessoa come?a a se sentir obrigada a trabalhar mais do que deve, a fazer servi?os que n?o s?o de sua responsabilidade e a se sentir cobrada pelos outros", descreve Ana Maria.

3? n?vel - Desordem pessoal

Depois que a pessoa j? se ocupa mentalmente e fisicamente de coisas que nem s?o da sua al?ada, o "ritmo da vida" come?a a ficar comprometido, e a?, vem o pr?ximo passo do seu estresse.

"A pessoa come?a a perder o poder de se planejar, n?o consegue mais dar conta dos compromissos pessoais, o que a deixa ainda mais ansiosa". Sem tempo para si mesma, ela come?a a se sentir mal. Sem tempo para os outros que a cercam, ela perde apoio e fica ainda pior.

4? n?vel - Preocupa??o excessiva

Aqui o efeito deixa de ser cascata. A pessoa j? n?o est? bem e come?a a ficar preocupada com tudo, n?o desliga a mente. "O profissional fica ruminando, por exemplo, uma apresenta??o formal de um projeto, mas, em vez de planej?-la, fica reclamando de aspectos t?cnicos, sem conseguir buscar solu?es pr?ticas para o problema". A dica de Stoppa ? ser bastante pr?tico com tudo. Se planejar para n?o ficar tenso, mas feito que o deve ser feito, ? preciso ter clareza que nem tudo na vida d? certo 100%. O importante ? ter tentando fazer com que tudo d? certo.

5? n?vel - Inflexibilidade

Quando chega nesse n?vel de estresse, o empregado ou patr?o j? n?o consegue suportar a id?ia de que algo mude na sua vida, que algo possa acontecer diferente do que ela planejou. A capacidade de trabalhar em equipe praticamente desaparece, e a pessoa n?o consegue enxergar que os outros podem ajud?-lo ou estarem certos.

"Quando o estresse chega nesse n?vel ? preciso procurar ajuda. ? muito dif?cil algu?m se libertar, sozinho, desses pensamentos obsessivos", refor?ou Ana Maria.

6? n?vel - Sensibilidade

O ?ltimo est?gio de evolu??o do estresse ? a irritabilidade. Neste est?gio, tudo irrita o profissional estressado: a luz, o barulho do telefone, a voz do chefe, o som do teclado do computador, tudo ? motivo de insatisfa??o. Stopa tamb?m descreve que nessa fase, s?o comuns as desaven?as com colegas.

"O pior ? que muitas pessoas pensam que, quando isso acontece, o estresse est? apenas come?ando. Engano. Quando chega-se esse ponto, ? necess?ria uma revis?o dos planos pessoais e profissionais, pois a pessoa j? atingiu seu limite f?sico e emocional", diz ela.

Dicas da psic?loga para evitar o estresse no trabalho
computador com porta retrato e objetos
pessoais por perto

Quebrar o clima de sobriedade. Esse ? o caminho. Para Ana Maria Stoppa, ? preciso que a empregado reconhe?a no seu ambiente de trabalho, uma pedacinho da sua casa, da sua vida. Afinal, tem gente que passa mais tempo na empresa e com os colegas de servi?o que com os pr?prios filhos ou maridos.

Como recomenda Stoppa, ? bom procurar quebrar o ambiente ma?ante. Colocar uma planta na sua mesa ou fotos de pessoas queridas ajudam muito. Quando o servi?o estiver muito corrido, procure reservar um tempo para descansar, nem que seja s? um pouquinho.

Uma op??o ? escutar m?sica, em algum momento durante o expediente. Nada que prejudique o seu trabalho, mas apenas alguns minutos para quebrar o clima. Ana Maria alerta, no entanto, que isso pode variar muito de pessoa para pessoa. "Cada pessoa tem que saber que tipo de m?sica ? melhor para ela" lembra a psic?loga. Para pessoas que adoram dan?ar, escutar m?sica cl?ssica pode deix?-las mais nervosas. Nesses casos o melhor pode ser sair para se divertir.

Ao sair do trabalho, o importante ? pensar em outras coisas, aliviar a cabe?a. As op?es podem ser desde sair com os amigos, dar um passeio, at? tomar um banho relaxante ou ler um livro. Cada pessoa deve procurar a sua forma de aliviar a rotina. Nos casos mais graves, procurar ajuda de um psic?logo pode ser uma solu??o.