Artigo
A raiva

::: 30/04/2007

Casal brigando, com raiva

Raiva, irrita??o e ira s?o sentimentos que nos levam a conter ou n?o as nossas emo?es. S?o sentimentos considerados patologias do humor. Na verdade, aumentam a produ??o de bile em nosso organismo, considerados tamb?m do tipo col?rico.

Sentimentos esses que causam somatiza?es t?picas, como o aumento da press?o arterial e a pedreira do tensionamento dos m?sculos, ou seja, a for?a f?sica triplica, pois neste momento n?o raciocinamos para medir conseq??ncias de nossos atos ou palavras.

Devemos controlar ou n?o estes sentimentos? No passado inquestionavelmente o lema era o controle das emo?es a "qualquer pre?o", por ?tica, educa??o ou at? mesmo por subjuga??o. Com o passar dos anos, atrav?s de v?rios experimentos que foram feitos, p?de-se observar os imensos preju?zos que a conten??o destes sentimentos causava.

Numa das experi?ncias colocou-se dois grupos de pessoas assistindo filmes em alto n?vel de terror, sadismo e injusti?as, sendo que um grupo poderia e deveria demonstrar todo e qualquer sentimento e o outro teria que conter suas emo?es e mostrar-se impass?vel.

Ao final do experimento observou-se que ambos os grupos tiveram as mesmas rea?es org?nicas, sendo que o primeiro grupo saiu leve, todos conversando e comentando o que viram, j? o segundo grupo saiu depressivo, inseguro e pessimista, com express?es frias e anti-sociais. Ou seja, a repress?o mata o ser emocional.

Ent?o o que dizer dos monges, que durante anos e anos fazem medita?es profundas para adquirir a paz integral e n?o serem afetados por "sentimentos negativos", como os acima citados? Diga-se de passagem que vivem em sistema de isolamento e se preparam anos e anos entre si para alcan?ar este objetivo.

E n?s pobres mortais estressados, cansados da luta do dia a dia, tendo que matar um le?o por dia para sobreviver, tendo que engolir cobras e lagartos, muitas vezes sem poder expressar estes sentimentos de raiva...

Conseq?entemente somatizaremos na pele, nas vias respirat?rias, press?o arterial elevada, chegando at? a depress?o, que na verdade ? a raiva contida e represada. Conseq??ncia disso tudo? Imagina? No m?nimo um tumor benigno.

Por estas e outras ? que atualmente n?o se aconselha mais reprimir estes sentimentos ditos negativos, mas tamb?m n?o podemos liber?-los a torto e a direito para n?o massacrar o nosso pr?ximo, que vai do nosso superior ao nosso filho.

Devemos sim, expressar nossas raivas verbalmente, procurando sermos complacentes, afinal tamb?m causamos raiva no outro e um dia precisaremos da compreens?o dele.

A? voc? me perguntar? como conseguir este equil?brio, e te responderei que cada um de n?s deve buscar a coragem do di?logo franco e aberto da forma que conseguir, seja buscando na religi?o, na medita??o, terapia, exerc?cios f?sicos e etc.

A empatia ainda ? o melhor neg?cio, que ? nos colocar por um momento na pele do outro, suscitar a compreens?o dentro de n?s. Contando de um a dez ou usando os mecanismos acima citados.

A f?rmula pertence aos recursos internos de cada um de n?s. O ser humano deve - e pode - se tornar senhor das pr?prias emo?es.


Ana Stuart
? psic?loga e terapeuta familiar

Sobre quais temas (da ?rea de psicologia) voc? quer ler novos artigos nesta se??o? A psic?loga Ana Stuart aguarda suas sugest?es no e-mail viver_psique@acessa.com.