Artigo
Iridologia?
::: 03/12/2003

Iridologia ? uma ci?ncia que permite, gra?as ? observa??o da ?ris, detectar perturba?es org?nicas, metab?licas, nutricionais, nervosas, hormonais e certas patologias. Isto ? poss?vel estudando os numerosos sinais que devemos descodificar e interpretar segundo uma t?cnica rigorosa. Assim, observamos que, embora etimologicamente, Iridologia seja o estudo da ?ris, sabemos se tratar de algo mais que isso.

Clique aqui para saber sobre a origem da Iridologia

Conhecendo o estado de sa?de
Dentro da Iridologia, n?o se estuda a ?ris para saber como se estrutura anatomicamente e pode-se dizer, mesmo que quase n?o precisamos saber sua histologia. N?o necessitamos conhecer a ?ris para sabermos quando o organismo analisado est? s?o ou est? doente.

Na realidade, a Iridologia estuda a ?ris, (a parte colorida, o segmento anterior pigmentado do olho), para conhecer o estado de sa?de de outras partes do corpo, servindo-nos de uma s?rie de sinais que, ante as desordens org?nicas, ficam evidentes.

Podemos dizer, tamb?m, que a Iridologia ? ci?ncia e ? arte, porque ? um conjunto de conhecimentos ordenados que exige do Terapeuta, a destreza da interpreta??o dos sinais presentes na estrutura da ?ris humana. Mas, na hora de precisar..."que ? a Iridologia?"..., vamos encontrar nas palavras da maior autoridade do assunto, o Dr. Bernard Jensen:

"a Iridologia ? uma ci?ncia que n?o faz diagn?sticos, mas que pressup?e o grau de inflama??o do organismo, ou seja, os est?gios agudos, cr?nicos e degenerativos, em que se encontram os diferentes ?rg?os, assim como as suas debilidades, permitindo assim uma avalia??o segura do estado geral do organismo"

Encontramos, assim, na Iridologia a possibilidade de o Terapeuta fazer uma minuciosa pesquisa atrav?s de observa??o da ?ris, que permite detectar, analisar e informar ao cliente os sinais encontrados na parte colorida do olho, onde est? registrada toda a constitui??o org?nica de uma pessoa e como esta vem se apresentando, caracter?stica e comportamentos. A Iridologia n?o tem como objetivo dar nome ?s doen?as (patologias), mas examinar o cliente e com bases nos mapas de Iridologia fazer uma minuciosa avalia??o do cliente.

A partir da Irisdiagnose, elabora-se um programa de desintoxica??o e reconstru??o do organismo, que ? a base do tratamento e que tem a finalidade de conscientizar e melhorar as car?ncias nutricionais do cliente, melhorando, desta forma, sua qualidade de vida.

Em nossa experi?ncia de 27 anos em Iridologia, temos combinado com sucesso os recursos da orienta??o da alimenta??o com base no "tipo sang??neo" do cliente, assim como no uso da "Lei dos 5 Elementos" (da Acupuntura Chinesa), colhendo assim resultados muito positivos no reequil?brio do estado geral de nossos clientes.

S?o utilizadas tamb?m, t?cnicas terap?uticas de apoio com Geoterapia , Acupuntura, Auriculoterapia, Massagem Terap?utica, Fitoterapia, Florais de Bach e outras. O tratamento visa suprir as necessidades individuais, tanto em rela??o aos desequil?brios org?nicos j? presentes como tamb?m ?s tend?ncias que sejam observados na pessoa analisada. A Iridologia ? simples, n?o invasiva, econ?mica e n?o agressiva, contrariamente aos testes de laborat?rio que s?o na maioria das vezes caros, alguns s?o demorados e por vezes desconfort?veis.

O pai da Iridologia moderna ? o m?dico h?ngaro, Ignaz Von Peczely. Gra?as a suas observa?es e pesquisas chegamos ao estado atual da Iridologia no mundo atual.

A ?ris ? a parte corada do olho, muito rica em filamentos nervosos, fabricada com os mesmos tecidos que o c?rebro e formada nos primeiros dias de vida do embri?o. Certamente por causa da sua complexidade em telecomunica??o nervosa e ter uma rela??o gen?tica, ainda n?o se descobriu tudo nem se explica tudo a respeito do assunto das telecomunica?es celulares, mas j? se sabe que as c?lulas comunicam umas com as outras. O c?rebro ? um verdadeiro computador composto de 10 bilh?es de neur?nios, cada um com mais de 25.000 possibilidades de comunicar com as c?lulas vizinhas. Cada neur?nio ? um verdadeiro laborat?rio qu?mico. O olho ? um anexo, uma extens?o deste verdadeiro laborat?rio que envia para esta parte corada do olho milh?es de informa?es, algumas das quais s?o vis?veis. De fato, como um espelho no qual se inscrevem mensagens, cada c?lula do estroma da ?ris cont?m 25.000 de fibras nervosas que est?o ligadas ao c?rebro. O nervo ?ptico mais de 10.000 ramifica?es nervosas. Sob o estroma da ?ris, dois grupos de m?sculos aparecem, um para dilatar a pupila e outro para a contrair.

A ?ris est? intimamente ligada ao organismo pelos seguintes intermedi?rios:

  • sistema nervoso
  • sistema linf?tico
  • sistema org?nico e prot?ico
  • As perturba?es do sistema nervoso provocadas pelo estresse permanente, hoje mais conhecido pelo nome de estresse oxidativo, s?o suscept?veis de modificar a estrutura da ?ris. Os estados de alcalinidade ou de acidez, s?o fatores que alteram o sistema nervoso que, ent?o, retransmite mensagens anormais atrav?s do sistema simp?tico para o c?rebro que por sua vez os retransmite ? ?ris.

    Os sistemas nervoso e linf?tico alteram de numerosas maneiras a estrutura da ?ris. Tornam-se ensombreadas pela quantidade de toxinas transportadas. Modifica a cor inicial com as sobrecargas de colesterol, l?pides, per?xido e hidrog?nio, cristais de ?cido, metais pesados, medicamentos, etc. Na ?ris est? registrada toda a constitui??o org?nica de uma pessoa e como esta vem se apresentando, caracter?sticas e comportamentos.

    A observa??o em Iridologia pode ser feita a olho nu ou com o aux?lio de lentes (quando mais potentes, maior a riqueza de detalhes e, sem d?vida, melhor ser? o diagn?stico).

    O exame Iridol?gico
    Para a realiza??o deste exame ? necess?rio a utiliza??o de um aparelho que promova a amplia??o e simult?nea ilumina??o da ?ris, sem que ocorram deforma?es, de tal sorte que, quanto mais possante for o aparelho, mais minucioso e esclarecedor ser? o exame.

    Veja como funciona o exame passo-a-passo

    Hoje, a Iridologia usufrui tamb?m os benef?cios da inform?tica. A ?ris do cliente ? projetada na tela de um computador, de forma ampliada, com toda a riqueza de detalhes e de cores, podendo ser arquivada para sucessivos estudos e compara?es. Por ser um exame rico em detalhes e variantes, requer do Terapeuta, al?m de uma boa forma??o que o capacite com conhecimento profundo, muita cautela e paci?ncia.

    Todos os dados colhidos s?o registrados no Mapa Iridol?gico e, em s?ntese, revelam dentre outros pontos:

  • a constitui??o e resist?ncia org?nicas globais, fornecidas pela qualidade da trama irial e pela cor da ?ris;

  • padr?o gen?tico do cliente, atrav?s da classifica??o iridol?gica proposta pelo renomado m?dico irid?logo alem?o, Joseph Deck;

  • estado dos v?rios sistemas org?nicos (digestivo, nervoso, circulat?rio, end?crino, de revestimento, etc.);

  • A condi??o de cada ?rg?o em particular, assim como as car?ncias e perturba?es metab?licas;

  • aspecto comportamental, atrav?s do m?todo Rayid, desenvolvido pelo pesquisador americano, Denny Jonhson.
  • Nestes anos todos de trabalho com a Iridologia, temos aprendido e ensinado sempre que o pr?prio cliente precisa melhorar seu auto-conhecimento sobre sa?de integral, para que cada um possa fazer sempre do alimento o seu rem?dio. Aprender e vivenciar que pr?ticas simples como atividades f?sicas regulares, exerc?cios respirat?rios, visualiza?es terap?uticas, cultivo de pensamento positivo, trabalho ativo no bem (trabalho volunt?rio), boas leituras, conviv?ncia pac?fica, ajudam a manter e sustentar vida longa com qualidade de sa?de e equil?brio.

    Com sinceros votos de muita paz a tudo e a todos, desejamos um Natal de amor e sa?de e que 2004 seja pleno de realiza?es positivas. Ficamos ? disposi??o para responder e esclarecer pontos relacionados a esse tema.

    Encerramos com sauda?es hol?sticas!


    Armando Falconi Filho
    ? terapeuta hol?stico, consultor e advogado
    Saiba mais clicando aqui.

    Sobre quais temas (da ?rea de terapia hol?stica) voc? quer ler nesta se??o? O terapeuta Armando Falconi aguarda suas sugest?es no e-mail viver_serholistico@acessa.com