Artigo
Respira??o - Um instrumento para seu bem-estar
::: 01/06/2004

Todo ser humano vivo respira. Mas s?o pouqu?ssimas as pessoas que respiram de maneira eficiente, usando os m?sculos do diafragma. A respira??o tem sido chamada de "motor do corpo".

As pessoas nascem respirando com efici?ncia. Para se avaliar o que significa isso, basta observar um beb?: a barriguinha sobe quando ele inspira e baixa quando expira. No entanto, com o decorrer dos anos, a respira??o come?a a ser usada para controlar emo?es. Por exemplo, a pessoa est? furiosa e quer gritar, mas, como essa atitude n?o seria socialmente aceit?vel, ent?o segura sua ira trancando a respira??o. Por outro lado, emo?es intensas - como a ansiedade - mudam o ritmo da respira??o, tornando-a superficial e r?pida.

Respirar ? ainda mais importante que comer. Tanto assim que a gente respira sem querer. Tente parar pra ver como ? dif?cil. Viu?

Pois ?: tudo por causa daquela grande m?gica da natureza que ? o entra-e-sai. Inspira, entra; expira, sai; os dois movimentos t?m a mesm?ssima import?ncia. Quando n?o se deixa sair uma coisa, a outra n?o pode entrar.

Muitas das elimina?es do corpo acontecem atrav?s da expira??o, por exemplo, as toxinas das gorduras superaquecidas que se comem ou o cheirinho de alho: n?o saem nas fezes nem na urina nem na pele,
saem no ar.

Agora, que tamb?m n?o ? s? ar, a? ? que est?. ? energia vital: o prana dos hindus, o ki dos japoneses e chi dos chineses, algo t?o ?bvio para os orientais quanto misterioso no ocidente.

A ci?ncia sempre perguntou aos seus bot?es: - Como ? que o corpo se relaciona com a mente? Longe, muito longe, os s?bios da antig?idade respondiam: pelo prana, pelo ki.

Para perturbar a respira??o correta, observamos alguns h?bitos, ditados pela moda ou pela vaidade e que influenciam negativamente a respira??o. "Encolher" a barriga, por exemplo, tencionando os m?sculos do abd?men, torna imposs?vel a respira??o profunda: imagine-se respirando fundo enquanto seus m?sculos s?o "sugados" para dentro. Roupas apertadas tamb?m prejudicam a movimenta??o correta do diafragma na repira??o plena. Sedentarismo, m? postura e tabagismo s?o outros geradores de preju?zos certeiros.

Yoguis e praticantes de artes marciais h? muito se beneficiam da poderosa influ?ncia da respira??o sobre o corpo e a mente. Uma das principais vantagens desse tipo de respira??o - chamada de respira??o natural, profunda e diafragm?tica - ? a possibilidade de a pessoa encher os pulm?es de oxig?nio, liberando o mon?xido de carbono.

Como o oxig?nio ? uma das principais fontes de energia do corpo, essa oxigena??o adicional, obtida com a respira??o profunda, relaxa os m?sculos, melhora o funcionamento dos ?rg?os, estimula a renova??o celular e, sobretudo, d? ao c?rebro maior capacidade de concentra??o e controle. Assim, fica mais f?cil administrar as emo?es, as tens?es cotidianas e, conseq?entemente, controlar o estresse.

Um m?sculo essencial
O diafragma ? um m?sculo que divide o t?rax do abd?men. Fica situado na parte inferior do t?rax, contra a base dos pulm?es. O m?sculo movimenta-se verticalmente e, quando relaxa, pressiona os pulm?es, causando a expira??o. Segue-se a inspira??o enquanto o diafragma se contrai.

Em uma pessoa saud?vel, este movimento do diafragma ? respons?vel por cerca de 75% da troca de gases nos pulm?es. Infelizmente, por?m, as pessoas mant?m os m?sculos diafragm?ticos tensos, o que impossibilita uma respira??o eficiente. Em conseq??ncia, podem sentir fadiga - por defici?ncia de oxig?nio como fonte de energia, tens?o muscular - por falta de oxigena??o dos m?sculos e desenvolver problemas respirat?rios (por defici?ncia na troca de gases).

A respira??o profunda relaxa os m?sculos diafragm?ticos, o que lhe permite respirar bem a maior parte do tempo e usufruir dos benef?cios ao alcance do seu nariz.

Respira??o correta!

  • Pare de ler um instante e observe a sua respira??o por um minuto.

  • O que se mexe mais quando voc? respira: o peito ou a barriga?

Se ? a barriga, ?timo! Quer dizer que voc? est? respirando fundo, levando ar novo a todos os min?sculos alv?olos que formam o tecido dos seus pulm?es e retirando deles o g?s carb?nico que precisa ser eliminado.

Mas, se ? o peito que se mexe, voc? est? respirando s? com a parte de cima dos pulm?es. A parte de baixo fica l?, estagnada, cheia de ar velho e de res?duos, prontinha para adoecer.

Al?m disso, ? l?gico, s? entra a metade do oxig?nio que deveria entrar. Isso obriga voc? a respirar em dobro para compensar.

E precisa de oxig?nio para qu?? Ora, para misturar com os carboidratos da comida, por exemplo, e fornecer combust?vel para as c?lulas. Carboidrato sozinho n?o funciona, oxig?nio tamb?m n?o. E uma grande diferen?a: a falta de 5% de oxig?nio no corpo d? enj?o e tontura, a falta de 10% pode fazer voc? desmaiar e a falta de 30% mata.

A respira??o ? o "motor do corpo". Dela depende o bom funcionamento do organismo: se o motor n?o
? eficiente, n?o se vai longe.

O c?rebro humano corresponde a 2% do peso do corpo humano. Assim:

  • Uma pessoa que pesa 100 quilos tem um c?rebro com o peso de
    2 quilos!
  • Uma pessoa que pesa 75 quilos tem um c?rebro com o peso de
    1,5 quilo!
  • Uma pessoa que pesa 50 quilos tem um c?rebro com o peso de 1quilo!

Todo oxig?nio que voc? respira, quando vai para os pulm?es, ? consumido da seguinte maneira:

  • 80% do oxig?nio respirado vai para o c?rebro!
  • 20% restante vai para o resto do corpo:
    que ? 98% do peso total!

Embora pese apenas 2% do peso do corpo, o seu c?rebro consome 80% de todo o oxig?nio que voc? respira.

Imagine que voc? respire por dia 100 metros c?bicos de ar!

  • 80 metros c?bicos v?o alimentar seu c?rebro (que pesa 2% do seu peso total).
  • 20 metros c?bicos v?o alimentar seu corpo (que pesa 98% do seu peso total).

Moral da hist?ria: se voc? respira mal, se sua respira??o est? curta, voc? alimenta mal o seu c?rebro... o resto do corpo nem se fala. Podemos afirmar com certeza: respirar corretamente ? melhorar a qualidade da sua sa?de de maneira integral. Aprenda a respirar corretamente.

H? tr?s aspectos b?sicos na respira??o:
ritmo, profundidade e dura??o

  • A respira??o lenta acalma, deixa a pessoa pac?fica e compreensiva, produz clareza de pensamento. Ajuda a desenvolver uma percep??o mais ampla de todos os fen?menos, aprofunda o autoconhecimento e a consci?ncia universal. Diminui o ritmo das atividades biol?gicas e a temperatura tende a baixar.

  • A respira??o r?pida excita, produzindo um estado mental inst?vel. A pessoa muda de emo?es bruscamente e tem rea?es inesperadas de ataque e defesa; torna-se mais subjetiva e egoc?ntrica, v? mais os detalhes que o todo, fica mesquinha.

  • A respira??o profunda gera harmonia entre todas as fun?es do corpo e, com isso, h? mais satisfa??o, estabilidade emocional, confian?a e capacidade de express?o. Facilita a medita??o e o sentimento amoroso.

  • A respira??o superficial gera car?ncia, j? que n?o supre as necessidades org?nicas de oxig?nio e isso se reflete no estado mental e emocional. A pessoa fica medrosa, vol?vel, insegura, ruim de mem?ria e de intui??o. A ang?stia tem muito a ver com isso.

  • A respira??o longa d? poder de concentra??o e sintoniza a pessoa com o ritmo do universo; traz paci?ncia, calma, toler?ncia, desenvolve uma vis?o profunda das coisas e a consci?ncia do aqui-agora. A mem?ria e a vis?o do futuro tornam-se mais extensas e claras.

  • A respira??o curta ? dispersiva, traz impaci?ncia, cria um ritmo irregular; a pessoa muda muito de id?ia, tende ? intoler?ncia e ao mau humor. Custa-lhe adaptar aos ambientes, vive sempre em conflito e se apega mais aos detalhes que ao todo.

Da? se conclui, sem muito esfor?o, que uma respira??o longa, lenta e profunda pode criar dentro de cada um de n?s um o?sis particular de harmonia, paz e sa?de.

De gra?a, veja s?. Utiliz?vel em qualquer hora e em qualquer lugar, por qualquer pessoa, em qualquer situa??o. Quanto mais oxig?nio na sua circula??o, melhor funciona sua mente, seu humor, sua disposi??o.

Com sinceros votos de muita paz a tudo e a todos, ficamos ? disposi??o para responder e esclarecer pontos relacionados a este tema. Encerramos com sauda?es hol?sticas!

Leia tamb?m:

  • Significados de prana, ki e chi
  • Saiba o que ? yogui e como usar a respira??o a seu favor


    Armando Falconi Filho
    ? terapeuta hol?stico, consultor e advogado
    Saiba mais clicando aqui.

  • Sobre quais temas (da ?rea de terapia hol?stica) voc? quer ler nesta se??o? O terapeuta Armando Falconi aguarda suas sugest?es no e-mail viver_serholistico@acessa.com