Artigo
Argiloterapia ou geoterapia
::: 01/10/2004

? da terra que retiramos nosso alimento, nossa ?gua, nossa energia vital. Nas palavras do chefe ?ndio Seattle, de na??o Sioux, "tudo quanto fere a terra, fere tamb?m os filhos da terra".

Os antigos eg?pcios utilizavam a argila como um dos componentes no embalsamamento das m?mias e para a preserva??o de alimentos de origem animal.

Na Am?rica, alguns grupos ind?genas tinham por tradi??o "enterrar" seus doentes, que eram colocados de corpo inteiro, na posi??o vertical, dentro de um buraco cavado na terra. Apenas a cabe?a era deixada para o lado de fora, e o doente permanecia assim, em contato com a terra, durante muitas horas. Esse tipo de tratamento era aplicado aos doentes terminais, ? beira da morte.

Argiloterapia ? a t?cnica terap?utica das terapias naturais utilizada desde a exist?ncia do ser humano. Hip?crates, Avicena, Averrois, Galeno e outros preconizavam o uso da argila em suas pr?ticas de cura. A Argiloterapia consiste no uso t?pico de compressas de silicato minimizado, ou ainda a sua ingest?o natural com ?gua, para normalizar uma determinada regi?o do corpo inflamada.

A argila ou o silicato minimizado
Acredita-se que as suas propriedades homoest?ticas s?o devidas ?s trocas energ?ticas, i?nicas e radi?nicas exercidas pelos el?trons livres, existentes nos minerais de sua composi??o, tais como: mangan?s, magn?sio, alum?nio, ferro, s?lica, tit?nio, cobre, zinco, c?lcio, f?sforo, pot?ssio, boro, sel?nio, l?tio, n?quel, s?dio e outros.

? origin?ria da decomposi??o do solo, por a?es f?sico-qu?micas do ambiente natural, no decorrer de diversos anos. Ao ser retirada do solo para fins de uso corp?reo, alguns aspectos devem ser considerados: - ser de um local in?cuo, n?o retirar de terrenos ?midos, escolher a argila com a colora??o desejada, ater para a retirada da argila de uma profundidade m?nima de quatro metros.

A argila pode ser usada ao natural ou depurada, isto ?, dissolver em ?gua pot?vel, decant?-la e sec?-la.

Como a terra cura
Em contato com o corpo doente, a terra produz certas altera?es que promovem a cura. Conhe?a os principais efeitos obtidos com a utiliza??o desse tipo de terap?utica:

  1. Troca de energia com a ?rea afetada:
  2. quando aplicada externamente ou quando ingerida, a argila ? capaz de absorver a energia perniciosa acumulada na ?rea doente e transmitir sua energia de elevada qualidade vital. Assim, uma compressa fria de argila alivia a regi?o em que foi aplicada e torna-se quente, pois absorve o calor da regi?o doente. Nos casos de tumores malignos, o aquecimento da compressa ? intenso. Isso se deve ? passagem das energias mals?s do doente para a compressa, que funciona como uma esp?cie de "mata-borr?o" energ?tico, ao mesmo tempo que fornece energia de boa qualidade.

    Equil?brio t?rmico: o equil?brio de temperatura ocorre gra?as ao efeito dissipador de calor produzido pela compressa de argila fria. Esse efeito ? bem conhecido na hidroterapia.

  3. A??o vitalizante:
  4. esse efeito ? mais claro no uso interno da argila, que fornece a sua carga energ?tica ao organismo mesmo quando ingerida em pequena quantidade, como em geral ? recomendado. A a??o neste caso ? do tipo "homeop?tico", pois torna o organismo mais saud?vel e din?mico.
  5. A??o anti-radiativa:
  6. a capacidade anti-radiativa da argila foi recentemente descoberta, gra?as ? observa??o de que objetos contaminados por radiatividade, ao entrarem em contato com a lama, perdem a radia??o em pouco tempo. Embora n?o seja uma propriedade aceita por todos os cientistas, sabemos que a argila tem a capacidade de absorver energias estranhas ao organismo, como ? o caso da radia??o proveniente das explos?es nucleares que se precipita da atmosfera sobre o planeta.

A argila pode ser usada interna e externamente
Uso interno - Existem v?rios tipos de argilas que s?o usadas externamente, e cada uma tem pequenas diferen?as para uso terap?uticos. Estas argilas podem ser usadas em banhos, m?scaras e cataplasmas.

As cataplasmas devem ser usadas no tratamento de edemas, picadas de insetos e distens?es musculares. Os banhos s?o indicados para aliviar a tens?o e fadiga muscular, ins?nia e m? circula??o. As m?scaras s?o muito usadas em tratamentos est?ticos para eliminar toxinas, limpar e tonificar a pele.


Como usar a argila

Em compressas quentes: dilu?-la em ?gua mineral morna, at? transform?-la numa pasta, depois coloque-a em uma gaze e aplique-a no local desejado, por um per?odo de 20 a 30 minutos.

Em compressas frias: usar ?gua mineral ? temperatura normal e aplicar por 2 horas.

Em aplica??o direta: principalmente no rosto, aplicar a pasta diretamente sobre a pele em uma camada bem fina.

Pode ser aplicada topicamente no t?rax, no abd?men, na regi?o p?lvica, na coluna, sobre os rins, nas pernas, nos bra?os, no rosto, na cabe?a e no pesco?o.

Pode tamb?m ser usada por via oral, neste caso, dilui-se uma colher das de ch? de silicato minimizado em um copo de ?gua mineral, aguarde a decanta??o (30 minutos), despreze a parte s?lida e tome o l?quido em jejum ou 1 hora antes das refei?es. Para melhores esclarecimentos ? necess?rio procurar um m?dico que conhe?a do assunto.

Aplica??o na est?tica: No rosto, pesco?o, m?os e bra?os, para eliminar manchas senis e espinhas.

Aplica??o da argila com a??o terap?utica:

  • na garganta para casos de inflama??o e calos nas cordas vocais
  • no pesco?o: em casos de tumor na par?tida e obstru??o das veias que alimenta o c?rebro
  • nos ombros: nas burcites e artrose
  • nos seios: nas displasia , mastite e cisto
  • nos bra?os: casos de tendinites e tenossinovite
  • nos joelhos: artrose
  • nas pernas: varizes, trombose venosa, flebite, varicose
  • nos calcanhares: para espor?o de calcareo, gota

    Aplica??o da argila na regi?o da coluna:

  • para os casos de artrose na cervical, lombar, h?rnia de disco (dissolver), inflama??o do nervo ci?tico
  • Na regi?o do pulm?o: para as bronquites, nos fibromas pulmonares

  • A argiloterapia, a fitoterapia assim como a acupuntura, a cada dia se tornam mais procuradas, pelo fato de serem, as suas a?es, de aspectos naturais, deixando o organismo humano isento dos radicais livres, t?o falados na atualidade.

    S?o muitos os benef?cios do tratamento com a argila, aplicada em compressas frias ou quentes.

    Com sinceros votos de muita paz a tudo e a todos, ficamos ? disposi??o para responder e esclarecer pontos relacionados a este tema.
    Encerramos com sauda?es hol?sticas!


    Armando Falconi Filho
    ? terapeuta hol?stico, consultor e advogado
    Saiba mais clicando aqui.

    Sobre quais temas (da ?rea de terapia hol?stica) voc? quer ler nesta se??o? O terapeuta Armando Falconi aguarda suas sugest?es no e-mail viver_serholistico@acessa.com