Artigo
Viver cultivando equil?brio
::: 03/01/2005

J? afirmamos em artigos anteriores e vivemos confirmando, que somos os construtores da realidade que sustenta nossa vida.

Estamos sim, num mundo de causa e efeito, onde tudo come?a em nossa mente. Assim como podemos ligar um aparelho de r?dio e mover o dial, colocando em sintonia a esta??o transmissora de nosso interesse, podemos tamb?m sintonizar nossa mente nas freq??ncias positivas da sa?de, da paz, da felicidade, ou sintonizar nas freq??ncias negativas da fofoca, da maledic?ncia, dos v?cios e da viol?ncia.

Agora que estamos iniciando o ver?o, um Ano Novo e o m?s de Janeiro que ? o mais quente em nosso hemisf?rio, precisamos estar preparados para "viver cultivando equil?brio".

Um lavrador, ao cuidar de seu pomar, de sua horta, necessita acompanhar com cuidados di?rios cada vegetal, desde o preparo da terra, a escolha das sementes, semear, estercar, escorar, capinar, e toda uma s?rie de procedimentos para que possa colher lucros, em forma de gr?os, frutas, verduras e outros produtos agr?colas.

Nesta ?poca do ano ? muito comum ouvirmos as pessoas afirmando que:

- Neste ano eu prometo... cuidar melhor de minha sa?de... praticar uma atividade f?sica regular... parar de fumar, de beber... investir mais tempo em lazer...

Foto site: http://memoriasdadomi.blig.ig.com.br/ E podemos perguntar:

- Das promessas e dos sonhos que a gente afirma, quantos viram realidade?
- O que acontece se as nossas promessas de construir felicidade nem sempre acontecem, s?o cumpridas?

Observamos no ar, uma grande vontade de mudar, de fazer acontecer! Mas para a grande maioria ? dif?cil, um desafio quase imposs?vel de realmente acontecer.

E a?, quando chegar dezembro de 2005, ser? aquela sensa??o de frustra??o, igual ao do ano que se foi ainda ontem, quando, ao fazer o balan?o de suas promessas e do que realmente realizou, observa que nem a metade foi concretizada.

Fica no ?ntimo a indaga??o:

- O que acontece com as promessas que n?o se cumprem?

A resposta ? que, por virar rotina, o fato de prometer e n?o cumprir acaba afetando a auto-estima, desenvolvendo uma sensa??o de: n?o sou capaz!

Muitos acabam desenvolvendo medos, fobias de n?o pegarem de novo o fio da meada de suas vidas e, generalizando, transferem para outras circunst?ncias, a sensa??o de impot?ncia, de poder de enfrentar os passos da caminhada.

Mas quando atendemos pacientes com estes quadros pessoais, seja no consult?rio ou nos cursos e treinamentos, observamos, ao analisar a situa??o de cada um, que h? pontos em comum que levam a esta situa??o de frustra??o.

Vamos destacar alguns:


  • Prometer coisas que v?o agradar mais a outras pessoas do que a voc? mesmo
  • Sonhar sonhos alheios, bons para outra pessoa, mas n?o para voc
  • Estar caminhando numa dire??o e comprometer-se com outras dire?es
  • Desejar algo muito vago, por exemplo: ser feliz (n?o especificou em que)
  • Fixar em coisas inating?veis, por exemplo: n?o falo mais mentira! Acabou de falar a primeira
  • Muitas pessoas ainda aplicam e regem suas vidas com base no principio dos "oito ou oitenta", "ou tudo ou nada", "ou vai ou racha". Isto ? um risco muito grande, porque n?o existindo alternativas, na falta de flexibilidade, as possibilidades se resumem em apenas duas situa?es, e pode acontecer de maneira diferente, tanto para o lado do positivo como para o negativo.

    Sidarta Gautama, o Buda, ensinava o Caminho do Meio, seguido at? hoje por milh?es de Budistas na terra. Ensina que o importante ? estar a caminho, fazendo de cada passo, um momento de imperman?ncia como tamb?m de ilumina??o.

    Fazer do aqui e agora, deste momento, do ato presente, o instante mais importante, o centro geogr?fico relativo do universo.

    Escolhendo desafios, por?m realiz?veis
    Se voc? est? inclu?do no grupo daqueles que prometem mas n?o cumprem, pense em metas bem mensuradas, que podem e devem melhorar realmente sua qualidade de vida, que podem ser realizadas em diversas situa?es, que estejam afinadas com seus valores.

    Pensando holisticamente, entre suas escolhas, com certeza vale a pena lembrar:

  • Alimenta??o: aumentar seus conhecimentos sobre Trofoterapia, terapia atrav?s dos alimentos. Seja qual for sua faixa et?ria, merece aten??o a presen?a de verduras, frutas, hortali?as e gr?os integrais com freq??ncia em seu card?pio.
  • Mastiga??o correta: todo e qualquer alimento deve ser muito bem mastigado, lembre-se que a primeira digest?o come?a na boca. Mastigar pelo menos de 20 a 30 vezes cada por??o de alimento ? o ideal, al?m de comer com calma e gratid?o
  • ?gua: beba diariamente pelo menos 2 litros de ?gua pura, evite mesmo bebidas engarrafas, sejam os refrigerantes, destilados ou alco?licos
  • Respirar profundamente: n?s, ocidentais, respiramos no chamado piloto autom?tico, podemos e devemos aprender t?cnicas de respira??o profunda, que melhorem a oxigena??o do nosso c?rebro, como na Yoga e no Tai-Chi-Chuan
  • Atividade f?sica regular: n?o adiante querer dar um passo maior do que o tamanho das pr?prias pernas. Assim, programe fazer regularmente atividades compat?veis com seu humor e bem estar, comece com uma caminhada, inscreva-se numa academia de gin?stica, nata??o, bicicleta, etc. Se j? desenvolveu sensibilidade use os benef?cios da yoga, medita??o, tai-chi-chuan ou uma arte marcial. Mas comece leve para poder desenvolver gosto e perseverar
  • Leituras edificantes: a companhia de bons livros, bons autores, a possibilidade de ampliar os conhecimentos, seja na sua ?rea profissional seja em assuntos gerais que sejam de seu interesse. Assim como escolhe qualidade nos alimentos, escolha qualidade no que ler
  • Responsabilidade: pessoal, dom?stica, profissional, social, financeira, espiritual. Cuide de cada setor de sua vida com muito carinho, aten??o e maestria
  • Amorosidade: espalhe em torno de si, diariamente, as sementes do amor. Desenvolva e multiplique amor a tudo e a todos, incondicionalmente. Ame e trate cada ser senciente como gostaria de ser amado e tratado. Principalmente no relacionamento di?rio, com o pr?ximo mais pr?ximo, lembre de cultivar clima e valores das virtudes ensinadas por Jesus
  • Trabalho volunt?rio: onde esteja, procure uma institui??o filantr?pica ou de apoio, e participe dos trabalhos de presta??o de ajuda ao pr?ximo. O trabalho em benef?cio ao pr?ximo ? medicamento colocado em nossa pr?pria alma
  • Lazer: abra espa?o em sua agenda para atividades de lazer, de acordo com seu gosto, sua prefer?ncia e suas possibilidades
  • Poder?amos enumerar v?rios desafios, mas podemos afirmar com certeza que os colocados acima se encaixam no seu perfil, porque s?o as bases para uma sa?de integral, para usar pelo menos uma expressiva parte de seu potencial, de suas necessidades. Retire os que quiser, acrescente outros, mas lembre-se que ? a sua vida, sua sa?de, sua felicidade. Lembre-se que seu destino est? em suas m?os.

    Para que sua promessa de Ano Novo n?o fique apenas num sonho de uma noite de ver?o, v? al?m da empolga??o de um brinde, ? preciso bem mais, pois entre saber e fazer existe uma dist?ncia relativa, pode ser de um passo ou de muitos quil?metros.

    Estabele?a prioridades e fa?a acontecer

    Depois de identificar e escrever as coisas que realmente deseja que aconte?am no Ano Novo, ponha seus desejos em ordem de import?ncia. Pense quais s?o os mais importantes para esta fase de sua vida, separe os que s?o para acontecer em curto, m?dio e longo prazo. Desenvolva sua estrat?gia e d? o primeiro passo.

    Ouse! O poder est? em voc?! J? lhe foi dado junto com o dom da Vida!

    Com sinceros votos de muita paz a tudo e a todos, ficamos ? disposi??o para responder e esclarecer pontos relacionados a esse tema. Aguardo seu e-mail.

    Encerramos com sauda?es hol?sticas!


    Armando Falconi Filho
    ? terapeuta hol?stico, consultor e advogado
    Saiba mais clicando aqui.

    Sobre quais temas (da ?rea de terapia hol?stica) voc? quer ler nesta se??o? O terapeuta Armando Falconi aguarda suas sugest?es no e-mail viver_serholistico@acessa.com