Artigo
Babosa (Aloe vera)
::: 02/03/2005

Conhecemos a babosa desde crian?a. Crescemos vendo minha av? Francisca, parteira, e o raizeiro Jos? dos Santos, nossos primeiros professores de Fitoterapia, recomendando e preparando a babosa pura ou juntamente com outras plantas, em garrafadas, para as pessoas que os procuravam no munic?pio de Astolfo Dutra.

Mais tarde, indo estudar Acupuntura Chinesa em S?o Paulo e Fitoterapia com Dr. Walter Radam?s Acorsi, tivemos oportunidade de conhecer os efeitos positivos desta planta, agora numa explica??o mais cient?fica de seus princ?pios ativos terap?uticos.

Conforme a bibliografia pesquisada, existem centenas de esp?cies de babosa j? classificadas, a maioria de origem africana, pertencentes ? fam?lia das Lile?ceas. As esp?cies mais conhecidas como medicinais s?o a Aloe vera, que nasce em forma de tufo e produz flores amarelas e a Aloe arborescens, que nasce em torno de um pequeno tronco e produz flores alaranjadas e vermelhas. Al?m da diferen?a na disposi??o das folhas, a Aloe arborescens apresenta espinhos mais proeminentes nas bordas das folhas.

Mahatma Gandhi tamb?m utilizava a Babosa, com excelentes resultados.

Hist?ria da Babosa
Conforme pesquisa, o nome Aloe vera seria origin?rio:

  • do hebr?ico halal ou
  • do ar?bico alloeh (= subst?ncia amarga, brilhante)
  • do latim vera (= verdadeira)
  • Ao que tudo indica, ela ? considerada uma planta poderosa h? muito tempo.

    Curadores e taumaturgos mu?ulmanos e judeus da antig?idade acreditavam que a babosa representava uma prote??o para todos os males e, por isso, usavam as folhas at? penduradas na porta de entrada da casa.

    Narra a hist?ria que Alexandre, o Grande, teria conquistado as Ilhas de Socotor?, no Oceano ?ndico (s?culo IV a.C.), porque l? vegetava abundantemente um tipo de babosa, usada com sucesso pelos curadores, gra?as aos seus poderes cicatrizantes; sendo este ent?o seu principal interesse nas ilhas: ter plantas suficientes para curar os ferimentos dos seus soldados ap?s as batalhas.

    Tamb?m conhecida pelas suas virtudes cosm?ticas, basta dizer que, ao serem descobertos os segredos de beleza de Cle?patra, ela j? se beneficiava das propriedades rejuvenescedoras dos alo?s sobre a c?tis e o cabelo, para manter sua beleza. A polpa da babosa ocupava lugar de destaque, al?m dos famosos banhos de leite de cabra. O que parece ser confirmado pela ind?stria atual, pois o ingrediente entra na fabrica??o de in?meros cremes, lo?es bronzeadoras, shampoos, condicionadores, m?scaras, etc.

    Caracter?sticas da Babosa
    Nomes Populares: Erva-babosa, caraguat?, alo?.

  • Nome Cient?fico: Aloe vera L ou Aloe sucotrina L.
  • Algumas esp?cies: Aloe arborescens, Aloe barbadensis miller, Aloe vulgaris, Aloe humilis.
  • Fam?lia : Lili?ceas.
  • Planeta: Sol
  • Origem: ?frica Meridional
  • Partes usadas: Dela se aproveitam as folhas; seu suco dessecado ? reduzida a p?
  • Lendas e Mitos: A babosa ? uma daquelas ervas companheiras antigas da Humanidade; antigamente eram penduradas nas portas como prote??o para todos os males. Perto de Meca era plantada ao lado dos t?mulos para dar paci?ncia aos mortos.
  • Caracter?sticas e cultivo: A planta tem folhas triangulares, grossas, suculentas, orladas de espinhos em serrilha. Cultivo em terra com humus; ag?enta per?odo de seca. As flores pendulares s?o de um vermelho intenso, reunidas em cacho.
  • Minerais: c?lcio, f?sforo, cobre, ferro, mangan?s, magn?sio, s?dio e pot?ssio elementos indispens?veis ao metabolismo e ? fun??o celular.
  • Vitaminas: rica em vitamina A, excelente para cabelo e pele; vitaminas B1, B5, B12 e vitamina C. Aten??o - babosa n?o ? medicamento, ? suplemento nutricional: Inicialmente, gostar?amos de fazer algumas coloca?es: a babosa n?o ? um medicamento e n?o deve ser usada como tal. Ela ? um poderoso suplemento nutricional que auxilia a fortalecer o sistema imunol?gico, al?m de atuar na desintoxica??o do organismo.

    Encontram-se, na babosa, 18 dos 22 amino?cidos de que nosso organismo necessita. ? um integrador alimentar que fortalece o nosso sistema imunol?gico enfraquecido, refor?ando as defesas naturais do corpo. Limpa o sangue e o organismo, fazendo-o funcionar melhor.

    Os principais componentes da babosa (alo?na, aloeferon, aloetina e barbalodina) s?o os respons?veis pelas propriedades medicinais da planta. Estas e outras subst?ncias contidas na babosa podem agir com tanta efici?ncia gra?as ? capacidade da seiva de penetrar nos tecidos, fazendo com que a a??o dos nutrientes naturais, como os minerais, as vitaminas, os 18 amino?cidos e as enzimas, que cont?m, melhorem e estimulem a vitalidade das c?lulas. Pesquisadores do mundo inteiro comprovam os resultados dessa planta como um excelente suplemento alimentar. Essa planta ? rica em vitaminas, sais minerais, amino?cidos, enzimas, mono e polissacar?deos, al?m de outras subst?ncias nutritivas.

    Experi?ncia
    H? mais de 30 anos atendendo pessoas, temos acompanhado os benef?cios de extraordin?rias plantas no organismo das pessoas. E, no caso da babosa, nossas pesquisas nos levaram at? a figura do Frei Romano Zago que lan?ou um livro intitulado O C?ncer tem Cura.

    Lemos, experimentamos a receita por ele indicada e fomos conhecer pessoalmente o Frei Zago. Junto com o diretor da Livraria Vozes de Juiz de Fora, trouxemos, h? alguns anos, o Frei at? nossa cidade e ele proferiu duas palestras para centenas de pessoas no sal?o do CES Academia, onde seu depoimento foi enriquecedor e contagiante para quantos puderam ouvi-lo.

    Esta receita temos ensinado aos nossos pacientes, nos programas de r?dio de que participamos semanalmente e em palestras, empresas e congressos. Por ser f?cil, pode ser feita em casa; explicamos passo a passo e recomendamos como complemento nutricional de alta qualidade.

    Acompanhamos e catalogamos os resultados do uso da babosa, que pode ser usada:

  • Internamente
  • Externamente
  • Cosm?tica
  • Os princ?pios ativos encontram-se muito mais no gel mucilaginoso das folhas da Aloe vera e n?o na casca da folha.

    Tem a??o: inibidora da dor, antiinflamat?ria, coagulante, queratol?tico, antibi?tica, regenerador celular, energ?tico e nutritivo, digestivo, desintoxicante, reidratante e cicatrizante, dentre outras.

    O segredo de Acemannan
    O suco da Babosa cont?m alto teor de uma sust?ncia denominada Acemannan. Esta sust?ncia ? tamb?m produzida pelo nosso corpo at? a puberdade. Ap?s esta fase, precisa ser absorvida pela alimenta??o. A sua presen?a aumenta a resist?ncia imunol?gica do organismo contra parasitas, v?rus e bact?rias.

    Pessoalmente, fa?o uso da babosa e tenho conseguido resultados excelentes em meu organismo. Por tudo isso, desejo que, se for do seu interesse, fa?a uma experi?ncia e, depois, escreva-me falando dos resultados.

    Com sinceros votos de muita paz a tudo e a todos, ficamos ? disposi??o para responder e esclarecer pontos relacionados a esse tema. Aguardo seu e-mail.

    Encerramos com sauda?es hol?sticas!

    Bibliografia:

    1. C?ncer tem Cura - Frei Romano Zago - Editora Vozes
    2. A Cura Silenciosa (um estudo moderno do aloe vera), de Bill C. Coats, R. Ph. com Robert Ahola
    3. A Farm?cia da Natureza. Irm? Maria Zatta. edi??o de 1998
    4. Sa?de Atrav?s das Plantas. Paulo C?sar de Andrade dos Santos. Edi?es Mundo Jovem
    5. Sa?de Pela Alimenta??o. Frei Adelar Primo Rigo
    6. Revista Ervas & Plantas que Curam n? 1. Editora Escala LTDA


    Armando Falconi Filho
    ? terapeuta hol?stico, consultor e advogado
    Saiba mais clicando aqui.

    Sobre quais temas (da ?rea de terapia hol?stica) voc? quer ler nesta se??o? O terapeuta Armando Falconi aguarda suas sugest?es no e-mail viver_serholistico@acessa.com