Artigo
Estudo e uso dos Cristais
::: 01/04/2005

Os cristais s?o a mais pura manifesta??o da energia e da luz no plano f?sico. Os ?tomos que os comp?em est?o em perfeita harmonia e permitem assim a manifesta??o da luz em forma s?lida. Convidamos voc? a aprender a us?-los e colher resultados positivos.

Fisicamente j? est? provado e comprovado que os cristais s?o os melhores condutores e amplificadores de energia, sendo utilizados na composi??o de fibra ?tica, chips de computadores, fabrica??o de rel?gios (rubi, quartzo), etc.

Da mesma forma, como s?o condutores, receptores, amplificadores ou geradores de energia, s?o utilizados metaf?sicamente para curas, medita?es, energiza??o de ambientes e pessoas ou de qualquer outro ser vivo. Os cristais t?m "vida". S?o parte de um todo maior formado de energia pura.

Tudo o que ? energia ? vida, tem vida. Esses seres t?o especiais podem tornar-se amigos imprescind?veis, ajudando no crescimento espiritual, no autoconhecimento e, principalmente, ensinando in?meras formas de utilizar positivamente sua energia em conjunto com a nossa.

Devemos aprender a nos relacionar com eles da melhor forma poss?vel para estarmos, a um s? tempo, melhorando o relacionamento com nosso Eu Superior, nossos semelhantes, com o planeta, o Cosmo, com estas for?as maiores chamadas de Universo, Deusa, Absoluto, Grande Arquiteto.

? de extrema import?ncia que o cora??o e a intui??o estejam sempre presentes para que se descortinem infinitas descobertas individuais, a partir do conv?vio e do relacionamento com esses cristais maravilhosos.

A simples contempla??o de um Cristal de Quartzo j? nos transmite energia e nos leva a outras dimens?es e ? percep??o de realidades paralelas, atrav?s da luz, da pureza e da beleza.

Com a ajuda dos cristais penetramos com mais clareza (clareza est? muito bem aqui, mas acho que intensidade fica melhor) em nosso mundo interior. O ?nico segredo para a perfeita intera??o da energia de um cristal com a nossa pr?pria ? a inten??o clara.

? preciso saber que o Cristal por si s? n?o pode processar nenhum tipo de cura. A intera??o das energias ? absolutamente necess?ria.

Existem v?rios tipos de cristais
Cada tipo de Cristal tem sua energia particular. Numa compara??o pr?tica e f?cil, dir?amos que o Cristal de Quartzo atua como um cl?nico geral, aquele terapeuta da fam?lia que sabe de tudo um pouco e tamb?m ? conselheiro, facilitador, amigo, etc.

J? as pedras coloridas s?o as especialistas, cada qual dominando sua ?rea de energia e de cura, com energias mais espec?ficas.

Por estas raz?es aconselha-se a adquirir, primeiramente, um Cristal de quartzo simples, de termina??o ?nica. A partir do relacionamento com este primeiro cristal, podemos pouco a pouco aumentar a nossa cole??o, come?ando a interagir com as diferentes energias das diferentes pedras.

O primeiro passo ? a escolha de nosso primeiro cristal. ?s vezes ele nos ? presenteado, ?s vezes o encontramos por acaso, ?s vezes o adquirimos.

Neste ?ltimo caso ? aconselh?vel olhar para v?rios cristais, sentindo-os e escolhendo exatamente aquele que nos atrair, que chamar nossa aten??o.

? comum dizer-se que n?o escolhemos um cristal, ? ele que nos escolhe. O importante ? traz?-lo para casa e a partir do primeiro momento estabelecer um relacionamento.

De posse do cristal, procede-se ? sua limpeza, energiza??o e programa??o.

O que saber para us?-los na sua vida
Para expandir seus horizontes com o uso de cristais ? necess?rio conhecer melhor suas caracter?sticas, motivo pelo qual vamos explicar os primeiros passos.

Formados basicamente de sil?cia, os cristais de rocha s?o prismas hexagonais incolores. No passado, chegou-se a pensar que fossem feitos de um tipo de gelo que havia perdido a capacidade de se dissolver. Muito usado na ind?stria de artigos ?pticos, o cristal de rocha foi utilizado em bel?ssimos objetos ornamentais, nas mais diversas culturas.

A antiga cultura dos Celtas consagrava ao cristal de rocha o poder de estancar sangramentos, incentivar a lacta??o e interromper diarr?ias.

No aspecto m?stico, o cristal de rocha ? uma pedra de Le?o e do Sol. Possui um p?lo positivo e outro negativo. Suas caracter?sticas energ?ticas direcionam o esp?rito para a Divindade.

Formas e utiliza??o terap?utica
Os cristais conhecidos podem ser agrupados em 32 formas e estas em seis sistemas cujos nomes s?o: isom?trico, tetragonal, ortorr?mbico, hexagonal, monocl?nico e tricl?nico.

Com refer?ncia ?s dimens?es, os cristais podem ser milim?tricos ou microsc?picos e tamb?m gigantescos. Em nosso Estado, Minas Gerais, foi encontrado numa fazenda, no munic?pio de Almas, um cristal de 13m de comprimento e 2m de di?metro, pesando 130.000 Kg.

Os cristais funcionam como "pontes" energ?ticas que nos auxiliam nos processos de auto-prote??o, cura e auto-conhecimento. No corpo f?sico, os cristais atuam em pontos infecciosos, dores musculares ou nervosas. No corpo astral, atuam em v?rios n?veis, de forma energ?tica, de acordo com o direcionamento de quem conduz a terapia.

GERADORES: S?o pontas solit?rias, geralmente grandes, que concentram muita energia. Indicados para o tratamento da dispers?o, dificuldade de concentra??o, limpeza da Aura, e debilidade f?sica.

DRUSAS: S?o cristais de m?ltiplas pontas, excelentes para limpeza dos ambientes. Tranq?ilizadores, atuam diretamente na Aura, efetuando limpeza e relaxamento simult?neos. Por serem dispersivas de energia, efetuam a limpeza em grandes ambientes e neutralizam campos negativos.

PIRETES: S?o pequenas pontas de cristal, que podem ser transportadas junto ao corpo, para terapias fora de casa. Excelentes para minimizar dores localizadas, trabalhar diretamente sobre ferimentos ou pequenas infec?es. H? ainda os piretes bi-polares, com 2 pontas, uma em cada extremidade, que cont?m energia duplicada.

PEDRA LAPIDADA: n?o perde a sua potencialidade, embora n?o possua a mesma energia de uma pedra natural. Quando aplicamos uma terapia com uma pedra que foi muito lapidada, percebemos que a resposta ? sempre mais lenta.

Saiba como usar os cristais para fins terap?uticos (clique!)

N?o adianta simplesmente conseguir um cat?logo ou ler algumas informa?es sobre Cristais. O ideal ? fazer um curso sobre o assunto com um Terapeuta que conhe?a bem o tema e tenha experi?ncia na pr?tica e utiliza??o dos mesmos.

As Terapias Hol?sticas trabalham em sua linguagem com aspectos energ?ticos, atuando diretamente sobre o corpo, como tamb?m nos ambientes normalmente freq?entados (em casa, no trabalho, em qualquer lugar).

No corpo ? feita uma leitura inicial dos Chakras para avaliar qual ou quais deles necessitam de uma aplica??o desse ou daquele Cristal.

Nos ambientes, a id?ia b?sica ? concentrar ou repelir determinado tipo de energia, de acordo com a caracter?stica do local (no quarto, na mesa de trabalho, ambiente de estudo, etc).

Como j? dissemos, o uso dos Cristais ? de f?cil aprendizagem, podendo ser utilizado por pessoas de todas as idades. Aprenda certo para usar corretamente.

Encontramos pessoas que usam o cristal como amuleto. Quem assim age desconhece o funcionamento real das energias que ele cont?m. ? como um silv?cola que usa como amuleto uma lanterna ou suas pilhas, agindo assim por pura ignor?ncia, por n?o saber o que fazer para que ela produza a luz.

Cabe sempre o costumeiro alerta para os exageros e para as a?es que fogem a todo e qualquer racioc?nio l?gico. O bom senso deve estar sempre presente.

Fa?a suas experi?ncias, colha resultados positivos e compartilhe com outras pessoas.

Com sinceros votos de muita paz a tudo e a todos, ficamos ? disposi??o para responder e esclarecer pontos relacionados a esse tema. Aguardo seu e-mail.

Encerramos com sauda?es hol?sticas!


Armando Falconi Filho
? terapeuta hol?stico, consultor e advogado
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da ?rea de terapia hol?stica) voc? quer ler nesta se??o? O terapeuta Armando Falconi aguarda suas sugest?es no e-mail viver_serholistico@acessa.com