Artigo
O 14? Dalai Lama completa 70 anos
::: 02/08/2005

No artigo deste m?s, trazemos nossa aten??o para uma das pessoas que acreditamos estar entre as primeiras nos dias atuais, na campanha p?blica de transformar nossa sociedade e este planeta num mundo melhor.

Nossa aten??o se volta ent?o carinhosa e respeitosamente para a figura de Tenzin Gyatso, monge budista, doutor em filosofia budista, agraciado com mais de 50 t?tulos honoris causa, Pr?mio Nobel da Paz - Sua Santidade o 14? Dalai - Chefe de Estado e o l?der Espiritual do povo Tibetano.

Hoje ? uma das personalidades mais reconhecidas e admiradas do cen?rio mundial e considerado dia mais um patrim?nio vivo da humanidade.

Ele nasceu Lhamo Dhondrub, em 06 de julho de 1935, em uma pequena vila chamada Taktser, Prov?ncia de Amdo no nordeste do Tibet, numa fam?lia de camponeses. Sua Santidade foi reconhecido com a idade de 2 anos como a reencarna??o de seu predecessor o 13? Dalai Lama, ap?s uma busca em todo o pa?s, de acordo com a tradi??o Tibetana. Ele foi ent?o, trazido juntamente com sua fam?lia para a capital, Lhasa, em Outubro de 1939 e formalmente se instalou como o Chefe de Estado do Tibet em 22 de Fevereiro de 1940.

Desde ent?o, ele tem vivido como um monge, rezando e meditando por muitas horas. Cabe aqui explicarmos como acontece a forma??o da linhagem dos Dalai Lamas, governantes espirituais e temporais do Tibet desde o s?culo XIII, em uma sucess?o de reencarna?es. Um Dalai Lama n?o ? apontado ou eleito; ele nasce para a posi??o.

Ele nasceu Lhamo Dhondrub, em 6 de Julho de 1935, em uma pequena vila chamada Taktser, Prov?ncia de Amdo no nordeste do Tibet, numa fam?lia de camponeses. Sua Santidade foi reconhecido com a idade de 2 anos como a reencarna??o de seu predecessor o 13? Dalai Lama, ap?s uma busca em todo o pa?s, de acordo com a tradi??o Tibetana. Ele foi ent?o, trazido juntamente com sua fam?lia para a capital, Lhasa, em Outubro de 1939 e formalmente se instalou como o Chefe de Estado do Tibet em 22 de Fevereiro de 1940.

Desde ent?o, ele tem vivido como um monge, rezando e meditando por muitas horas. Cabe aqui explicarmos como acontece a forma??o da linhagem dos Dalai Lamas, governantes espirituais e temporais do Tibet desde o s?culo XIII, em uma sucess?o de reencarna?es. Um Dalai Lama n?o ? apontado ou eleito; ele nasce para a posi??o.

Os Tibetanos consideram o Dalai Lama como a manifesta??o humana de Avalokiteshvara o Bodhisattva (Ser Iluminado) da Compaix?o, que escolheu reencarnar para servir ao povo. Filmes e livros t?m sido dedicados a esta figura ?mpar.

O menino campon?s, Lhamo Dhondrub, depois de passar pelos testes de comprova??o, como Dalai Lama, foi renomeado como Jetsun Jamphel Ngawang Lobsang Yeshe Tenzin Gyatso - Santo Senhor, Gl?ria Gentil, Misericordioso, Defensor da F?, Oceano de Sabedoria. Os Tibetanos normalmente se referem a ele como Yeshe Norbu - a "Gema que satisfaz os desejos", ou simplesmente Kundum - A Presen?a.

Quando um Dalai Lama morre, ele deixa sinais que indicam onde ele ter? seu pr?ximo renascimento.

Os dalai lamas s?o tidos como reencarna?es do pr?ncipe Chenrezig, o Avalokitesvara, o portador do l?tus branco, que representa a compaix?o. Tenzin Gyatso ? considerado a 14.? reencarna??o do pr?ncipe.

Defensor incans?vel da n?o-viol?ncia, da toler?ncia, do di?logo e da preserva??o dos recursos naturais do planeta, percorre o mundo convidando-nos a refletir sobre a necessidade de uma conviv?ncia harm?nica entre os povos, as culturas, as religi?es e a pr?pria natureza. Sua mensagem ? simples e sem rodeios, dirigida ao cora??o dos fatos.

Suas frases e ensinamentos s?o famosos. OBSERVE este exemplo: "Quando os seres humanos se desentendem, mostram que esqueceram suas semelhan?as fundamentais para supervalorizar raz?es secund?rias. Por raz?es secund?rias um homem destr?i outro homem e destr?i o planeta que o abriga.

As crises, a viol?ncia, as queixas sobre o decl?nio da moralidade que nos assolam, mostram que o enorme desenvolvimento externo - sem d?vida ?til e necess?rio - n?o corresponde a um mesmo n?vel de desenvolvimento interno da humanidade. Esse cultivar-se internamente ? que garantir? nosso direito ? felicidade e at? ? sobreviv?ncia. Porque, por mais mort?feras que sejam as armas produzidas pelo medo e pelo ?dio, ? necess?ria a m?o de um homem para detonar o gatilho."

Budismo tibetano
O budismo tibetano, baseado fundamentalmente nos ensinamentos de Buda, surge no fim do s?culo VIII, da fus?o das tradi?es budista e hindu?sta com o xamanismo. Seu chefe espiritual, o Dalai Lama, ? considerado um bodhisattva (em s?nscrito, o ser destinado ? ilumina??o, o Buda da Compaix?o).

Educa??o no Tibet
Ele come?ou sua educa??o com a idade de seis anos e completou o Geshe Lharampa Degree (Doutorado de Filosofia Budista) quando ele tinha 25 anos em 1959, depois de 18 anos de estudos intensos. Este grau lhe foi conferido depois de tr?s meses de exames orais em p?blico diante de milhares de monges e acad?micos.

Aos 24, ele fez os exames preliminares em cada um dos tr?s mosteiros universidades: Drepung, Sera e Ganden. O exame final foi conduzido em Jokhang, Lhasa, em 1959 durante o Festival Anual de Monlam de Preces, que acontece no primeiro m?s de cada ano do calend?rio Tibetano.

Naquela manh?, ele foi examinado por 30 acad?micos sobre l?gica. ? tarde, ele debateu Filosofia Budista com 15 acad?micos; e ? noite, mais 35 acad?micos testaram seus conhecimentos sobre os c?nones da disciplina mon?stica e metaf?sica. O Dalai Lama passou com louvor obtendo o mais alto grau acad?mico de Geshe Lharampa.

Um simples monge budista
Sua Santidade costuma dizer: "Eu sou um simples monge budista, n?o mais, n?o menos." Sua Santidade vive como um verdadeiro monge budista. Mora numa casa de campo em Dharamsala, ?ndia; acorda ?s 4 da manh? para meditar, em seguida p?e em dia a sua agenda, d? audi?ncias privadas e inicia os estudos religiosos e pr?ticas cerimoniais. Ele termina o dia com muita ora??o.

Falando de sua grande fonte de inspira??o, freq?entemente cita um verso favorito, retirado dos ensinamentos seculares do sagrado Shantideva Budista:

Enquanto existir o espa?o,
Enquanto persistirem os seres sencientes,
Que eu tamb?m viver,
Para dissipar as desgra?as do mundo

Suas responsabilidades de lideran?a se ampliaram na propor??o em que o governo da China avan?ava. Sua vida mudou dramaticamente depois que as tropas chinesas invadiram a regi?o leste do Tibete, em 1951. Oito anos mais tarde, durante uma opress?o sanguin?ria a um levante contra os chineses, Dalai Lama e seu governo fugiram.

No ex?lio, refugiou-se no norte da ?ndia, onde reside at? hoje na cidade de Dharamsala. Desde ent?o tem trabalhado incansavelmente, sendo respons?vel por incont?veis contatos do oriente com o ocidente como um embaixador da paz, da felicidade e da esperan?a entre os povos.

Em 1989, o pr?mio nobel da paz
A decis?o do Comit? Noruegu?s de outorgar o Pr?mio Nobel da Paz de 1989 a Sua Santidade, teve apoio e aplausos de todo o mundo, com exce??o da China. A cita??o do Comit? afirma o seguinte: "O Comit? enfatiza que o Dalai Lama ? merecedor desse pr?mio por sua campanha pacifista pela autonomia do Tibet. Ele sempre diz que a solu??o pac?fica baseada na toler?ncia e respeito m?tuo ? a ?nica forma de preservar a hist?ria e a heran?a cultural de seu povo."

No dia 10 de dezembro de 1989, Sua Santidade aceita o pr?mio em nome dos oprimidos e tamb?m daqueles que lutam por um mundo de Paz para o povo tibetano. Ele disse na ocasi?o: "O pr?mio reafirma nossa convic??o de que com a verdade, coragem e determina??o como nossas armas, o Tibet ser? libertado. Nossa luta deve ser sem viol?ncia e livre de ?dio."

?ndia em festa de 70 anos do Dalai Lama
Dharamsala, ?ndia - Uma floresta de bandeiras de ora?es tibetanas, ou "cavalos de vento", cobriram as ladeiras himalaias de Dharamsala, onde os budistas celebraram no dia 6 de julho os 70 anos do Dalai Lama, com a esperan?a de que um dia ele possa voltar ao Tibete.

Milhares de membros da di?spora tibetana e fi?is do mundo inteiro se reuniram nesta cidade do noroeste da ?ndia, sede do governo do Dalai Lama no ex?lio, para o anivers?rio, de seu l?der espiritual.

Nesta oportunidade, nossa ora??o de longa vida para sua S.S. O Dalai Lama do Tibet, reafirmamos sinceros votos de muita paz a tudo e a todos, ficamos ? disposi??o para responder e esclarecer pontos relacionados a esse tema. Aguardo seu e-mail.

Encerramos com sauda?es hol?sticas!


Armando Falconi Filho
? terapeuta hol?stico, consultor e advogado
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da ?rea de terapia hol?stica) voc? quer ler nesta se??o? O terapeuta Armando Falconi aguarda suas sugest?es no e-mail viver_serholistico@acessa.com