Artigo
Ano novo Chin?s 2006 - Ano do C?o (Gou)
::: 01/02/2006

O ano de 2006, ser? regido pelo C?o de Fogo que tem como caracter?sticas: a integridade, a justi?a, o idealismo, o companheirismo e a honestidade.

Neste ano, devemos evitar a impulsividade e as agress?es f?sicas e verbais que poder?o culminar em brigas e conflitos judiciais. O idealismo do C?o ir? combater a injusti?a, a tirania e o autoritarismo. As quest?es controvertidas ser?o levantadas e ser?o exigidas mudan?as e transforma?es mais justas.

Diz a lenda que, h? milhares de anos, existia no interior da China, um monstro chamado Nian. As pessoas o temiam muito, pois era feroz e devorava tudo e todos que encontrava ? sua frente. Sua fome era insaci?vel. Hibernava durante o ano inteiro nas profundezas da floresta e s? sa?a de l? uma noite por ano para se alimentar. Era sempre uma noite de lua nova quando rastejava para as aldeias apavorando a popula??o.

Sabendo que Nian n?o gostava de vermelho, as pessoas pintavam as entradas de suas casas desta cor ou ent?o penduravam panos em volta para afugentar o monstro. Faziam tamb?m grandes fogueiras nas quais jogavam varas de bambu para que explodissem e amedrontassem Nian. Assim, as fam?lias ficavam de vig?lia esperando temerosamente a noite passar na esperan?a de poderem viver mais um ano em paz.

Criou-se assim o costume de celebrar o ano novo chin?s!

2006 ser? regido pelo c?o de fogo
Cachorro ? o pen?ltimo signo, faltando Javali, em 2007, para completar um ciclo completo dos animais que formam o Calend?rio Chin?s. O Cachorro representa o poder maior dos direitos humanos, advogado dos pequenos, que impor? a revolta contra as injusti?as. No ano do Cachorro de Fogo, os justos vencer?o, porque a honestidade ser? colocada em xeque. Um ano muito bom para os esportes em geral.

O c?o representa a for?a e revela tra?os de fidelidade e decis?o. Para os astr?logos orientais, o c?o favorece a revis?o de conceitos e a defini??o de novos objetivos. Est?o previstas muitas realiza?es, conscientiza??o e desenvolvimento do trabalho profissional, al?m, do fortalecimento da fam?lia, relacionamentos amorosos e harmonia entre as pessoas. Poder?o ocorrer conflitos e cobran?as de decis?es, exigindo um bom governo e l?deres comprometidos com a ?tica.

Um tempo de bons fluidos. Condi?es extremamente favor?veis ser?o encontradas nos neg?cios, especialmente na ?rea profissional. Muita determina??o no trabalho se constituir? em fator determinante para seu bom desempenho: o Cachorro atuar? em torno da defesa de seus interesses, possivelmente minados nos ?ltimos tempos por outras pessoas no servi?o. Sua criatividade tamb?m estar? estimulada: aproveite-a.

Caracter?sticas
Dotado de uma criatividade art?stica sem limites, o nativo do C?o se realiza e realiza seus sonhos atrav?s da de v?rios caminhos, sendo a arte um dos mais claros, atingindo cedo ou tarde a fama e o reconhecimento.

O romantismo e a for?a dos desejos s?o poderosos elementos motores que movem sua vontade, principalmente porque buscam o belo e a harmonia nas pessoas, em decorr?ncia da sua natureza sens?vel e apreciadora da est?tica perfeita.

Hospitaleiro e cordial, sabe receber como ningu?m, preocupando-se com o bem-estar de todos os seus convidados e sendo o mais agrad?vel poss?vel com eles, coisa que lhe ? muito f?cil.

Quando se dedica ao autodescobrimento e ao equil?brio pessoal, desenvolve grande seguran?a, o que o torna amigo preferido para a busca de um conselho e uma orienta??o. Sabe ent?o, pesar muito bem os pr?s e os contras, antes de chegar a uma conclus?o ou tomar um partido.

No amor ? fiel e dedicado, embora um tanto pessimista e desconfiado. Quando se apega demasiado a uma pessoa acaba criando uma depend?ncia quase m?rbida, que o torna ciumento e possessivo, incapaz de ver os aspectos positivos da rela??o. O medo de ser desprezado ou abandonado o aterroriza.

Apesar de briguento, o Ano do C?o tamb?m traz estabilidade, bom senso e generosidade quando as pessoas reconhecem a autoridade justa e correta. As pessoas estar?o mais ?ntegras, reavaliando seu senso de justi?a, n?o s? para com os outros, mas tamb?m para consigo.

A felicidade depender? do quanto estamos sendo fi?is, honestos e sinceros com aquilo que realmente somos, para assim seguirmos os nossos verdadeiros objetivos. O equil?brio e a harmonia ser?o alcan?ados na medida em que nos mantivermos vigilantes e calmos, evitando preocupa?es desnecess?rias e pessimismo.

Ano Novo Chin?s - como ??

Na China, o Ano Novo n?o come?a em 1? de Janeiro, como na maioria dos pa?ses ocidentais. A data dessa festividade depende da primeira lua cheia do ano. Os festejos, esses sim, duram duas semanas. Tem muito fogo de artif?cio, muita alegria, comida, visitas e tudo o mais.

Tamb?m h? muita tradi??o a se respeitar e tudo o que se faz tem preceitos e significado... O calend?rio chin?s ? muito, muito antigo, tem mais de 4630 anos e os signos chineses tamb?m s?o diferentes dos ocidentais.

Para explicar isso, uma lenda diz que Buda, quando atingiu a sabedoria, estava ? sombra de uma figueira e convidou todos os animais para festejarem com ele esse acontecimento, mas s? apareceram doze. A cada um foi atribu?do um ano, em que esse animal governaria. Assim, o calend?rio chin?s tem ciclos de doze anos, que come?am com o Rato e seguem com o B?falo, o Tigre, o Coelho (ou Gato), o Drag?o, a Serpente, o Cavalo, a Cabra, o Macaco, o Galo, o C?o e o Javali (ou Porco).

Quer saber qual seu signo? Clique aqui

Para complicar mais um pouco, podemos dizer tamb?m que cada um dos doze animais ? regido por um dos cinco elementos (para os chineses, claro): Madeira, Fogo, Terra, Metal e ?gua. Mais ainda: metade dos animais s?o "masculinos" (Yin) e a outra metade s?o "femininos" (Yang).

Ano Novo Chin?s - superti?es
O Ano Novo Chin?s n?o ? s? uma mudan?a astrol?gica... Tem rituais, h?bitos e supersti?es. Por exemplo:

A casa deve estar limpa, mas n?o se pode andar a varr?-la no dia de Ano Novo, para n?o "varrer" a boa sorte.

No dia seguinte pode-se varrer, mas nunca deitar o lixo pela porta da frente fora: "mata" algu?m da fam?lia. Junt?-lo ao centro e deit?-lo fora pelas portas traseiras. ? meia-noite, todas as portas e janelas devem estar abertas para o ano velho sair e o novo entrar.

Para n?o atrair o azar, n?o se dizem palavr?es, n?o se diz a palavra "quatro" porque soa igual ? palavra para "morte" ("ssu") e n?o se fala em fantasmas, almas penadas, morte e coisas do g?nero.

Como chorar nesse dia significa que se chorar? o ano todo, as crian?as, mesmo que fa?am maldades, n?o s?o castigadas.

No dia de Ano Novo n?o se lava a cabe?a, para n?o "lavar" a boa sorte. Deve-se vestir de vermelho que traz felicidade e alegria. ?s crian?as e aos solteiros d?o-se sobrescritos com dinheiro, tamb?m para dar boa sorte. Antes de sair de casa, ? melhor consultar um almanaque para saber qual a melhor hora.

D? sorte ouvir aves a cantar. Ficar no quarto d? azar, por isso, at? os doentes e os acamados devem vestir-se e ir at? ? sala. Nada de usar facas ou tesouras, para n?o "cortar" a boa sorte.

Caracter?sticas do nascido no ano do c?o

Virtudes: senso e habilidade art?sticas altamente desenvolvidos, apre?o pela justi?a, al?m de um esp?rito pac?fico e ordeiro, respeitador das leis.

Defeitos: s?o freq?entes as crises de pessimismo e de nervos, pela pr?pria natureza do signo, al?m de depress?o e impot?ncia diante das pr?prias ambi?es

Sa?de: sistema nervoso e as extremidades dos membros inferiores

Signo zodiacal correspondente: Libra

Horas governadas pelo signo: das 19h ?s 21h

M?s favor?vel: abril (outono)

Elemento: Metal

Polaridade: Yang

Planeta regente: V?nus

Pedras: diamante e cristal rosa

Metais: bronze

Erva: jasmim

Perfume: alfazema

Cores: rosa e azul

Flor: hort?nsia

N?mero de sorte: 7

Dia de sorte: sexta-feira.

Lembramos que cada povo tem sua cultura, tradi?es, supersti?es e verdades. O que torna um povo diferente do outro s?o justamente estas quest?es culturais. Assim, apresentamos neste artigo alguns pontos que fazem parte da cultura chinesa, caso algum deles n?o sejam aceitos por suas cren?as, pelo menos merecem o respeito de todos n?s.

Como dizem os chineses: "Xin Nien Kuai Le", "Felicidades para o Ano Novo"! Com sinceros votos de muita paz a tudo e a todos, ficamos ? disposi??o para responder e esclarecer pontos relacionados a esse tema. Aguardo seu e-mail.

Encerramos com sauda?es hol?sticas!


Armando Falconi Filho
? terapeuta hol?stico, consultor e advogado
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da ?rea de terapia hol?stica) voc? quer ler nesta se??o? O terapeuta Armando Falconi aguarda suas sugest?es no e-mail viver_serholistico@acessa.com