Artigo
Agri?o - (Nasturtium officinale)
::: 03/03/2006

Assim como a maioria das verduras de folha, o agri?o ? um vegetal de baixo teor cal?rico. Fornece 22 calorias em cada 100 gramas. Ele ? considerado uma das principais fontes de vitamina A, essencial para a boa vis?o e para manter a sa?de da pele. Apresenta ainda vitaminas do Complexo B (respons?veis pelo crescimento), al?m de grande quantidade de vitamina C. Clique aqui e veja as tabelas.

Tem alto potencial de sais minerais, inclusive iodo. Eles s?o importantes para o funcionamento da gl?ndula tire?ide, ajudam na forma??o de ossos e dentes, evitam a fadiga mental e est?o ligados ? produ??o de gl?bulos vermelhos do sangue.

O agri?o combate o ?cido ?rico, a tuberculose, o raquitismo, a forma??o de pedras nos rins, as cistites e ainda os efeitos t?xicos da nicotina. Como um dos produtos mais ricos da natureza, o agri?o ? digestivo, faz bem ao f?gado, ? diur?tico e bom para os diab?ticos.

Por suas propriedades t?nicas e estimulantes, o agri?o tem o poder de abrir o apetite. Assim, deve ser, sempre, servido como primeiro prato, em forma de salada, principalmente nos dias quentes, quando ? muito refrescante.

Na hora da compra, escolha o ma?o que tiver folhas verdes e brilhantes, firmes, limpas e sem marcas de insetos. Nessas condi?es pode ser conservado em geladeira por tr?s a quatro dias.

Os per?odos de safra do agri?o v?o de janeiro a mar?o e de agosto a setembro.

Uso medicinal
O agri?o encerra in?meras propriedades medicinais, podendo ser usado em saladas, em sucos, e de muitas outras formas. ? aperitiva, diur?tica, adstringente, antiescorb?tica, refrescante, fortificante, oxidante dos humores do sangue, antidiab?tica e depurativa. Seu sumo ? muito usado nas dermatites e nas lit?ases hep?ticas e renais.

O uso do agri?o tem sido muito encomiado na tuberculose pulmonar. ? um rem?dio excelente nas desordens digestivas caracterizadas por assinalada debilidade ou associadas com escr?fulas. ? usado tamb?m, com ?xito, na dispepsia associada com flatul?ncias e azedume.

O agri?o ? de real valor nas enfermidades da pele, eczema, herpes, borbulhas, pois depura e faz transpirar. Recomendado, tamb?m, em casos graves de var?ola e sarampo, para prevenir complica?es. Comer tr?s vezes por dia por v?rias semanas seguidas.

? recomendado nas enfermidades do f?gado, especialmente na congest?o deste ?rg?o. ? bom para curar a icter?cia, pois estimula o fluxo da b?lis para o intestino. Como refrescante e depurativo, d? magn?ficos resultados no enfarte do f?gado, na dispepsia. Apresenta bons efeitos, nas enfermidades dos rins, pois atua como t?nico para estes ?rg?os, limpando-os das areias e pedras.

Em saladas, come-se o agri?o para combater o reumatismo, a gota, o artritismo, a incha??o das gl?ndulas, a debilidade do cora??o e dos nervos.

Em saladas: usado principalmente para combater o escorbuto e em todos os casos de avitaminose ou defici?ncia do organismo em vitamina C, atua nas vias urin?rias e combate o reumatismo, a bronquite e toda esp?cie de enfermidades catarrais.

O agri?o estimula a secre??o salivar, favorecendo, assim, o apetite e a digest?o. Por sua ess?ncia sulfurada, usa-se com ?xito, como modificador das inflama?es da boca em geral: estomatite, gengivite e faringite. Sua a??o ? maior quando se empregam, em macera??o, os talos e as folhas, em jejum.

Aos que sofrem de tuberculose recomenda-se comer muita salada de agri?o. O agri?o conv?m aos diab?ticos, porque encerra poucos princ?pios amil?ceos. Atribuem-se ao agri?o propriedades ant?dotas dos efeitos t?xicos da nicotina.

O agri?o cont?m apreci?vel quantidade de iodo, elemento indispens?vel ao organismo humano e cuja falta perturba o funcionamento da gl?ndula tire?ide que, esfor?ando-se por fazer face ?s suas fun?es, aumenta de volume. ? o "papo", tamb?m chamado "b?cio", t?o comum nos que vivem longe do mar.

Por isso os habitantes do interior devem consumir agri?o em abund?ncia, pois proporciona verdadeira profilaxia do b?cio, al?m de oferecer muitas outras vantagens.

Os que sofrem de ?cido ?rico, em virtude de terem comido muita carne, especialmente carne de porco, toucinho e salsichas, devem comer diariamente uma salada de agri?o.

Eis uma boa receita: escolhe-se um punhado de agri?o, em quantidade suficiente para encher um prato. Lava-se bem. Tempera-se com lim?o, azeitonas, um pouco de azeite e um pouco de sal.

A cura desejada s? se alcan?a sob a condi??o de se remover completamente a causa do ?cido ?rico a saber, as condenadas subst?ncias venenosas, que acima mencionamos e que erroneamente podem ser chamadas "alimentos". O agri?o nada pode fazer quando se prossegue no abuso causador do ?cido ?rico; mas acelera grandemente a cura quando os alimentos c?rneos, principalmente os de origem suma, s?o abandonados.

Em sucos: na dose de 60 a 150 gramas por dia, tem o poder de melhorar as bronquites cr?nicas, provocando abundante expectora??o mucopurulenta. Toma-se aos goles. Esse suco ? bom tamb?m para: amenorr?ia, dismenorr?ia, anorexia, colecistite, colelitiase, debilidade card?aca, debilidade geral, escrofulose, hidropisia, hepatite, impurezas do sangue, lit?ase vesical, raquitismo, etc.

Externamente usa-se esse suco, em fric?es di?rias no couro cabeludo, para prevenir a queda do cabelo.

Em xaropes: preparar um xarope da seguinte maneira: Lava-se o agri?o em ?gua corrente e passa-se na m?quina de moer carne ou soca-se no almofariz. Quando convertido em massa, deita-se num pano e espreme-se bem.

Para 300 gramas de suco de agri?o, tomam-se uns 400 gramas de mel de abelha e meia clara de ovo batida. Leva-se ao fogo e mexe-se sempre. Come?ando a ferver, remove-se a espuma. Deixa-se ainda ferver e, ao subir, tira-se do fogo. Coa-se, deixa-se esfriar e guarda-se em frascos bem tapados, manter na geladeira. Toma-se uma colher das de sopa quatro vezes por dia.

Em cataplasma: Aplicado em cataplasmas sobre ?lceras, p?stulas de sarna, etc., o agri?o lhes apressa a cicatriza??o. Nesse caso, as folhas e os talos devem ser bem pisados. Aplicados assim, com azeite de oliva, sobre tumores, ?lceras, chagas, fazem-nos desaparecer rapidamente.

Indica?es
- ? uma planta conhecida, boa para saladas.
- Deve-se us?-la crua, porque, quando cozida, suas propriedades medicinais se perdem.
- Seu uso prolongado tem eficaz efeito depurador do sangue e antiescorb?tico.
- Emprega-se tamb?m como ?timo rem?dio contra a atonia dos ?rg?os digestivos; como estimulante no escorbuto, escrofulose e raquitismo.
- O agri?o conv?m aos diab?ticos, porque encerra poucos princ?pios amil?ceos.
- Aplicado, em cataplasma, sobre ?lceras, apressa sua cicatriza??o.

Receitas

Sopa de agri?o

Ingredientes: 4 batatas, 1 copo de folhas de agri?o bem lavadas, 1 litro de caldo de carne e 1 colher (sopa) de manteiga

Modo de fazer: Descasque as batatas e cozinhe-as no caldo de carne. Quando estiverem macias, amasse-as bem e torne a junt?-las ao caldo. Deixe ferver.

Coloque o agri?o no fundo da terrina. Tire o caldo do fogo, junte a manteiga e despeje fervente sobre o agri?o. Sirva imediatamente. Rendimento: 3 por?es . Valor cal?rico total: 241,8 calorias.

Bolinhos de talo de agri?o

Ingredientes: talos de agri?o cortados em rodelinhas (o equivalente a 1/2 x?cara), 2 ovos, 5 colheres (sopa) de farinha de trigo, meia cebola m?dia sal a gosto

Modo de fazer: Misture todos os Ingredientes numa tigela e frite em ?leo quente, em pequenas por?es de cada vez. Rendimento: 10 bolinhos. Valor cal?rico total: 331,20 calorias

Por todas estas indica?es, fica o agri?o como presen?a obrigat?ria na alimenta??o de quem queira mais sa?de, menos medicamentos e economia para o bolso.

Com sinceros votos de muita paz a tudo e a todos, ficamos ? disposi??o para responder e esclarecer pontos relacionados a esse tema. Aguardamos seu e-mail.

Encerramos com sauda?es hol?sticas!


Armando Falconi Filho
? terapeuta hol?stico, consultor e advogado
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da ?rea de terapia hol?stica) voc? quer ler nesta se??o? O terapeuta Armando Falconi aguarda suas sugest?es no e-mail viver_serholistico@acessa.com