Ch?s Terap?uticos Sabores e aromas trabalham a psique e ajudam
no equil?brio do corpo e da mente

Fernanda Leonel
Rep?rter
17/05/2006
Rodrigo Qnopp Pcce, especialista em ch?s terap?uticos, explica a diferen?a entre o efeito energ?tico do caf? e dos ch?s com essa fun??o. Clique no ?cone ao lado!

Veja!



Cuidar da psique e equilibrar o emocional. A vontade de muita gente, pode se transformar em realidade e ainda ganhar um outro componente: o sabor. A partir da combina??o de aromas, especiarias e ervas, pode-se fazer ch?s que prometem tudo isso e muito mais.

Os ch?s em geral, s?o conhecidos por possuirem efeitos calmantes. Por isso, s?o t?o adotados por profissionais diversos que trabalham com o equil?brio emocional e a qualidade de vida das pessoas. Mais que calmantes, os ch?s s?o saud?veis. N?o agridem o est?mago e podem, a partir de sua combina??o, gerar efeitos espec?ficos no sistema nervoso de quem os bebe.

O juizforano Rodrigo Qnopp Pcce (foto abaixo) foi mais al?m. Resolveu colocar frutas no meio dos ingredientes dessa bebida milenar e arriscar mais nas combina?es. Abacaxi, anis, canela, mam?o, gengibre. Para citar apenas alguns exemplos do que pode estar dentro de uma x?cara ou caneca oferecida por Rodrigo.

Toda essa hist?ria come?ou com o seu novo momento profissional. H? 10 anos ele ? gerente de um espa?o de terapias da cidade e disse que se sentia incomodado com o fato de ter que servir "ch?s normais" para os frequentadores do lugar.

Rodrigo explica que qualquer ch? ? mais saud?vel que o caf?, por exemplo, a outra bebida quente que mais disputa espa?os nas garrafas das pessoas, mas que ele ainda acreditava que haviam muitos conservantes e corantes nos saches encontrados em supermercados. "As pessoas que frequentam espa?os como o que eu trabalho, querem qualidade de vida total. N?o ficava compat?vel ver uma pessoa que ia fazer yoga tomando ch?s desse tipo antes de entrar para a sala", completa.

Para unir o util ao agrad?vel, ele resolveu criar. Leu a conheceu sobre os efeitos de v?rias ervas e especiarias da ?ndia e passou a fazer ch?s diferentes. O que ele n?o sabia ? que suas "alquimias" como ele mesmo define fariam tanto sucesso e ficariam conhecidas em toda cidade.

A combina??o dos ingredientes fervidos no ch? s?o o segredo para seu efeito terap?utico. Se antes voc? bebia camomila para, por exemplo, ficar mais calmo, agora pode unir esse efeito relaxante ao poder "anti-ansiedade", anciol?tico da canela.

"Muitas pessoas experimentaram e hoje n?o deixam de tomar o ch? antes de qualquer atividade de equil?brio", comenta Rodrigo. O juizforano garante que a combina??o de especiarias e frutas alvivia tens?es e garante mais qualidade de vida mental e emocional.

Com a chegada do frio, vale tamb?m frisar que o ch? passa a ser uma das bebidas mais indicadas para a esta??o que come?a no pr?ximo m?s. Al?m do mais, ele possui efeitos diur?ticos muito indicados para quem tem problemas renais.

Para energizar e para relaxar

A hist?ria do ch? est? assentada nos costumes da velha China onde conta-se ter sido criado por volta de 2.800 anos a. C. por um Imperador chamado Shen Nung, considerado o Pai do Ch?.

Mas apesar das d?vidas e lendas sobre sua verdadeira origem, o que se sabe ? que ele sempre foi usado por v?rias culturas com o objetivo de promover altera?es no corpo e na mente.

Rodrigo Qnopp deixou duas sugest?es de ch?s terap?uticos, que podem ser feitos em casa e que garantem resultados positivos. Ele, que se considera um "alquimista" na cozinha, diz que qualquer pessoa pode fazer a bebida e que a medida de cada ingrediente vai depender do resultado final que se quer encontrar.

Para que voc? entenda o que cada ingrediente faz pelo seu estado emocional, fica a primeira dica que pode anteceder algum estudo: a grande maioria das ervas e especiarias indianas encontradas em Juiz de Fora j? vem com indica??o de alguns dos benef?cios que elas podem trazer.

Segundo o especialista, todas est?o a pre?os acess?veis da popula??o em geral e na cidade podem ser encontradas somente no mercado no Espa?o Cultural Bernardo Mascarenhas.

Ch? relaxante

Ingredientes
Maracuj?, anis estrelado, canela, gengibre

Indicado para:
Diminuir a ansiedade, dormir melhor, ins?nia e nervosismo

Ch? energ?tico

Ingredientes
Leite, ch? preto, candomomo, anis, cravo, canela, pimenta branca

Indicado para
Dar disposi??o, dar energia pra trabalhos com a mente