Artigo
Andar, simplesmente andar
? um excelente exerc?cio
::: 01/08/2006


Uma hora de caminhada por dia, com perseveran?a, de maneira firme e cont?nua, mant?m nossa energia fluindo pelo corpo todo e garante nossas capacidades motoras, intelectuais, sexuais e de autopreserva??o.

? uma sensa??o de liberdade e de energia vital. A gente pode andar para o trabalho, a escola, as compras, come?ar a subir as ladeiras que nunca subiu, experimentar novos trajetos e, para isso, s? s?o necess?rias, realmente, duas coisas: disposi??o e cal?ados confort?veis.

Andar n?o cansa, n?o obriga a esfor?o algum, n?o exige uniforme especial ou t?nis car?ssimos, nada. E se uma hora lhe parece muito, comece com jornadas menores. Tente caminhadas de meia hora ou de vinte minutos e v? aumentando gradativamente. S? faz bem.

Em nosso corpo, nada fica parado. O sangue circula levando vida e a linfa tamb?m circula, em sentido contr?rio, catando as subst?ncias mortas. O cabelo e as unhas crescem, a pele renova-se, os ?rg?os e sistemas trabalham no entra-e-sai, todas as c?lulas renascem a cada instante e a energia n?o p?ra de percorrer o corpo para cima e para baixo para manter a uni?o, o todo.

Sup?e-se, ent?o, que a gente deve-se mexer tamb?m; caso contr?rio, n?o haveria raz?o para termos membros. N?o ter?amos tamb?m tantas academias de gin?stica em cada bairro, com as pessoas esfalfando-se ao som de ritmos diversos, da discoteca at? a aerobahia, para conseguirem livrar-se dos excessos.

S?o corretos, pois, os exerc?cios que, principalmente, quando sob orienta??o de um profissional qualificado, realmente ajudam a eliminar suor e, se for vigoroso, produzindo bastante calor, age como a febre e queima poss?veis agentes perniciosos ao organismo. E, depois, a pausa relaxa m?sculos e nervos, libera tens?es, desemperra articula?es, restaura o sistema nervoso central.

Mas, movimento bom mesmo ? aquele que fazemos de um jeito natural, sem for?ar, descobrindo o nosso pr?prio ritmo.

Com uma grande vantagem: ? gr?tis.

Benef?cios da caminhada
  • Um cora??o e um pulm?o mais sadios
  • Maior resist?ncia f?sica - m?sculos, ossos e articula?es sadios
  • Ajuda no controle do estresse, ou seja, ajuda voc? a relaxar e sentir-se menos tenso
  • Melhora a capacidade de dormir rapidamente
  • Diminui o risco da obesidade, em conjunto com uma alimenta??o balanceada e equilibrada
  • Melhora o colesterol bom HDL e diminui o colesterol ruim LDL
  • Com todos esses benef?cios acontecendo internamente no seu corpo, n?o poderia deixar de ocorrer a melhora da sua auto-estima e da disposi??o do seu dia-a-dia.

    Dicas de como caminhar
    Se voc? j? pratica com regularidade outros esportes, tudo fica mais tranq?ilo. Mas, se ? algu?m do grupo dos sedent?rios, necessita de orienta??o e informa?es que devem ser seguidas para resultados positivos.

    Assim, antes de iniciar qualquer programa de caminhada ou atividade f?sica ? importante que voc? fa?a um check-up, cujos resultados, analisados pelo profissional de sa?de, ir?o oferecer-lhe uma vis?o mais precisa da sua real condi??o de sa?de atual, podendo, assim, contribuir corretamente.

  • Roupas e t?nis: use sempre roupas leves e confort?veis. Evite tecidos sint?ticos, jeans e /ou qualquer outro tecido que prendam seus movimentos. Preferencialmente, use t?nis com amortecimento adequado. O rel?gio ? importante para medir a dura??o da sess?o de caminhada. As meias tamb?m s?o importantes; opte pelas finas para n?o lhe causarem bolhas nos p?s.

  • Hor?rio: recomendamos, no atendimento aos nossos pacientes , que escolham um hor?rio ecol?gico, preferencialmente no per?odo da manh? at? as 10 horas ou, como segunda op??o, no final da tarde, ap?s as 17 horas, quando o calor n?o seja muito forte.

  • Local: : procure um local agrad?vel, seguro e, sempre que poss?vel, longe da polui??o ambiental e de autom?veis trafegando. Busque locais mais planos e evite terreno muito acidentado.

  • Alongamentos: : antes de iniciar a caminhada e depois de termin?-la, ? importante fazer alongamentos calma e lentamente.

  • Regularidade semanal: : recomendamos sempre a prud?ncia, evitando ir com muita sede ao pote. Para iniciar uma atividade f?sica, ? aconselh?vel come?ar aos poucos, 3 vezes na semana, buscando o benef?cio de dias alternados. Ap?s o per?odo de adapta??o, aconselhamos 4 a 5 vezes na semana, deixando pelo menos 1 a 2 dias para descanso.

  • Intensidade do exerc?cio: : para realizar qualquer atividade f?sica, ? muito importante voc? conhecer a sua freq??ncia card?aca, ou seja, os batimentos do seu cora??o durante o exerc?cio, que deve ser de 60% a 85%. Como voc? deve proceder para identificar sua freq??ncia card?aca? A m?xima est? em torno de 220 menos a sua idade. Por exemplo, se a sua idade for de 61 anos, faz-se o seguinte c?lculo: 220-61=159.Assim, a intensidade de sua caminhada deve estar entre 95 batimentos por minuto (60% de 159) e 135 batimentos por minuto (85% de 159). Ent?o, uma caminhada segura e com efeitos fisiol?gicos para esta idade ? de 95 a 135 batimentos por minuto.

  • Postura da caminhada: a caminhada com inten??o de atividade f?sica ? bem diferente da caminhada de rua ou de shopping. Ela solicita maior aten??o de seu corpo e uma continuidade. Seu tronco deve estar mais ereto, cabe?a levantada e o olhar voltado para frente. As suas passadas devem ser cont?nuas, ritmadas e de maneira confort?vel. Uma boa intensidade ? aquela que ainda permita a voc? conversar tranq?ilamente.

  • Dicas de alimenta??o adequada: atividade f?sica n?o combina muito bem com alimentos ricos em gordura. Assim, para aqueles que est?o iniciando ou j? fazem alguma atividade f?sica, , ? importante ser feita uma avalia??o do seu card?pio, incluindo quantidade mais expressiva de verduras, legumes, frutas, gr?os e outros. Qualquer d?vida, deve-se consultar um nutricionista. Lembre-se da hidrata??o com, pelo menos, um copo de ?gua (200ml) a cada hora, durante o seu dia.
  • Este ? o pior time que algu?m pode escolher para participar dele. A ociosidade/pregui?a ? um dos maiores causadores de doen?as em nosso organismo. Seja na fase de forma??o do corpo humano, seja depois que atingirmos a idade adulta.

    Andar a p?, praticar esportes, desenvolver atividades f?sicas, anima o corpo e lubrifica a alma, al?m de estimular alegria e otimismo como estados de alma.

    Se voc? ? "pregui?oso(a) de carteirinha", d? uma olhada na tabela abaixo e trate de mudar de atitude...

    Os preju?zos da pregui?a
    O tempo passa, mas pode ser bem mais generoso com quem espanta a pregui?a e pratica exerc?cios f?sicos. Comprove isso nos dados abaixo relacionados:

    Com exerc?cios: Sem exerc?cios:
       20 anos

    Os m?sculos estar?o definidos e a flexibilidade preservada. N?o haver? gordura acumulada no corpo.   20 anos

    A capacidade aer?bica come?ar? a diminuir 1% a cada ano. Depois dos 25, perder? 5% da massa muscular a cada dez anos.    30 anos

    A forma f?sica ser? a mesma dos 20 e a capacidade aer?bica ainda melhor. Mesmo assim, come?ar? a ocorrer um decl?nio nos m?sculos de contra??o r?pida.   30 anos

    Os m?sculos dos bra?os e das pernas estar?o fracos. A massa muscular come?ar? a declinar 6,6% a cada dez anos e o n?vel de energia estar? cada vez mais baixo.    40 anos

    A flexibilidade e a resist?ncia aer?bica estar?o preservadas. Os dep?sitos de gordura nos quadris e coxas ser?o bem menores.   40 anos

    Os ombros estar?o estreitos, os discos intervertebrais, comprimidos e os movimentos dos quadris, limitados. A for?a ser? 15% menor do que nos 30.

    MOVIMENTE-SE! QUEM P?RA ENFERRUJA E QUEM ANDA PARA TR?S ? CARANGUEJO.

    Atividades complementares
    Espregui?ar bem de manh?: alongando cada pedacinho do corpo, cada m?sculo, mexendo-se todinho, de todos os jeitos num movimento total de dentro para fora, explorando o espa?o em todas as dire?es, procurando alguma parte que n?o se espregui?ou para que se espreguice, lembrando de como o gato se estica todinho logo que acorda. Primeiro, para espantar a pregui?a; segundo, para mobilizar a energia; terceiro, para relaxar. E, no caso de uma pessoa tensa, espregui?ar antes de dormir tamb?m ? ?tima forma de chamar o sono.

    Nadar: ocupe seu espa?o tamb?m com o mundo das ?guas: rio, lagoa, mar, nada mais perfeito para voc? movimentar-se. Estar dentro da ?gua relaxa naturalmente, alegra, d? leveza e ningu?m precisa ser grande nadador para aproveitar um banho.

    Chuveirada: aquela ducha gostosa batendo no corpo e a gente se esfregando de bucha, massageando tudo para ativar a circula??o e limpar a pele, friccionando depois com uma toalha ?mida at? virar pele-vermelha: grande exerc?cio sem sair de casa! Depois da ducha quente, um jato bem frio ativa a circula??o do sangue, d? o maior vigor.

    Dan?ar: dan?ar, como cantar, ? completamente instintivo. ? dan?ando que a maior parte da humanidade celebra suas festas, guerras e mortes; o corpo em movimento no espa?o, sendo em si mesmo uma linguagem cheia de significados. Shiva, uma divindade hindu representada por um corpo com seis bra?os, dan?ou ao entrar em samadhi, o est?gio mais alto da consci?ncia humana.

    Quer mais? Lembramos e recomendamos a pr?tica de hidrogin?stica, andar de bicicleta, yoga, tai-chi-chuan, aikido, artes marciais, montanhismo, jogar bola, pular corda, saltitar; tudo isso ? prazeroso e faz muito bem para quem deseja colocar em movimento todo o corpo e desenvolver mais sa?de e equil?brio fisiops?quico.

    Pernas longas, pernas finas, pernas grossas, pernas lisas, pernas de pau; afinal, perna, para que te quero?

    Abandone o sof?, guarde o controle remoto, as pedras de damas, de xadrez, as cartas do baralho, saia da sombra e venha para a luz do dia, para o contato com o sol, com a natureza. Venha fazer novas amizades, participar de esportes coletivos. Caminhar, respirar profundamente, alongar seu corpo e principalmente alongar os dias de sua vida, com qualidade e alegria.

    Com sinceros votos de muita paz a tudo e a todos, ficamos ? disposi??o para responder e esclarecer pontos relacionados a esse tema.

    Encerramos com sauda?es hol?sticas!


    Armando Falconi Filho
    ? terapeuta hol?stico, consultor e advogado
    Saiba mais clicando aqui.

    Sobre quais temas (da ?rea de terapia hol?stica) voc? quer ler nesta se??o? O terapeuta Armando Falconi aguarda suas sugest?es no e-mail viver_serholistico@acessa.com

    Leia mais:

  • Que esporte ? esse? - Conhe?a os benef?cios e os cuidados que se deve ter na hora de optar pelo esporte mais praticado no mundo: a caminhada