Artigo
Mel (parte I)
::: 05/10/2006


Muito antes de o homem come?ar a fabricar o p?o, um dos principais alimentos produzidos artificialmente, milh?es de industriosas abelhas fabricavam o mel, empregando as mesmas t?cnicas que ainda hoje empregam.

Nos tempos antigos fazia-se abundante consumo de mel como alimento promovedor de longevidade. Pit?goras, alimentando-se de mel, viveu noventa anos, como outros longevos consumidores desse produto.

O vigoroso imperador Augusto afirmava que o segredo de sua boa sa?de residia em usar ?leo externamente e mel internamente.

Os antigos romanos tudo ado?avam com mel, at? o pr?prio vinho. Com a descoberta e divulga??o do processo de fabricar a?car de beterraba e cana, o consumo do mel como alimento quotidiano diminuiu, causando preju?zo para o homem, em propriedades alimentares e terap?utica, de vez que o mel ? superior ao a?car, seja o cristal ou o refinado.

Composi??o qu?mica
?gua - Hidratos de carbono - Vitamina A -Vitamina B1 (Tiamina)
Vitamina B2 (Riboflavina) - Vitamina B5 (Niacina)
Vitamina C (?cido asc?rbico)
Os mais importantes sais do mel
Pot?ssio - F?sforo - C?lcio - S?dio - Ferro - Cobre e Mangan?s
O uso medicinal

imagem de ilustrativa O emprego do mel na Medicina data da mais remota antiguidade. Celso (Aulio Corn?lio Celso), que foi um dos grandes vultos da medicina no primeiro s?culo da era crist?, e que se tornou c?lebre pela compila??o de uma valiosa enciclop?dia da qual nos restam oito livros sobre a arte e ci?ncia de curar, j? afirmava que o mel age como conglutinante sobre as feridas, e que atua como detergente e resolutivo sobre a pele.

Grandes autoridades m?dicas, em tempos recentes, t?m reconhecido no mel a virtude de curar in?meras enfermidades e de prolongar a vida.

Sabe-se que o mel ? diur?tico, laxante, calmante, emoliente, desinflamante, antiss?ptico, alcalinizante, peitoral, b?quico, expectorante, depurativo do sangue, t?nico para o c?rebro.

imagem ilustrativa Para atenuar os efeitos do calor durante o ver?o, muitas pessoas sabem valer-se dos refrescos de ?gua com mel. O Mons. Sebasti?o Kneipp, mundialmente famoso pelas suas experi?ncias com m?todos terap?uticos naturistas, preconiza o uso do mel nos das vias respirat?rias nas afec?es do aparelho digestivo, nas ?lceras, na laringite, na faringite, etc.

A??o bactericida
A a??o bactericida do mel ficou constatada como resultado de experi?ncias levadas a cabo com quinze diferentes tipos de mel, procedentes de diversos lugares.

A faculdade que o mel tem, de destruir as bact?rias, parece ser devida ? sua pr?pria composi??o, em que figuram o ?cido f?rmico, o ?cido m?lico, o ?cido l?tico, etc. O mel fresco ?, nesse sentido, manifestamente mais eficaz.

As bact?rias n?o podem viver na presen?a do mel, por ser este uma fonte de pot?ssio, que retira das bact?rias a umidade essencial ? sua exist?ncia.

Afec?es gastro-intestinais e pertuba?es na nutri??o
O mel ? um alimento muito bom para os enfermos das vias digestivas. Estes devem usar, como ado?ante, o mel, que poupa ao est?mago um trabalho evit?vel. Em caso de dispepsia, em vez de o mel fatigar o est?mago, ele auxilia a digest?o.

Os disp?pticos em geral, e os indiv?duos fracos, que sofrem de digest?o lenta e laboriosa, lucrar?o em fazer, de vez em quando, uma cura de mel.

O mel tem indica??o em certos dist?rbios do est?mago e do intestino, sendo, por exemplo, bom para as pessoas que sofrem de atonia intestinal. O mel tem a??o ben?fica sobre o f?gado, favorecendo sua fun??o antit?xica e metab?lica.

Afec?es da garganta e da boca
Em casos de dor, irrita??o ou inflama??o da garganta, fazem-se gargarejos com ?gua contendo mel dilu?do. Contra as aftas da boca, ? bom fazer gargarejos de solu??o de mel com um pouco de pedra-ume ou sal de b?rax ou vinagre.

Afec?es das vias respirat?rias
imagem ilustrativa Os resfriados, catarros e outras afec?es das vias respirat?rias cedem com o seguinte rem?dio: p?e-se numa x?cara uma colherada de mel, uma gema de ovo e um pouco de leite quente. Mistura-se bem. Toma-se pela manh?, em jejum. Al?m de ser um bom peitoral, ? ?timo alimento para as pessoas debilitadas e para os convales-centes.

A bronquite, a asma, a rouquid?o, etc., encontram no mel um rem?dio excelente. O favo de mel ? excelente no tratamento de certas afec?es das vias respirat?rias. A mastiga??o do favo tem valor especialmente para a mucosa das vias respirat?rias.

N?o s? se mastiga o favo, mas tamb?m se come mel diariamente como parte do tratamento. Para esse fim, deve-se preferir o mel diretamente do favo, mas, n?o se tendo este ? m?o, a ingest?o de uma colher das de sopa, de mel l?quido, tamb?m produz bons resultados.

Anemia
Gra?as ao ferro org?nico que cont?m, o mel ? um bom alimento para os an?micos. O mel escuro ?, neste caso, o mais recomendado. O mel combinado com uma gema de ovo fresco, cru, bem batido, constitui um bom alimento concentrado para os indiv?duos enfraquecidos pelo esgotamento e at? para os tuberculosos. ? um fortificante de grande valor para todos os organismos. O mel como medicamento infantil, aumenta a cota de hemoglobina, concorre para incrementar o peso e contribui para o desenvolvimento corporal da crian?a.

C?imbras
As c?imbras que ocorrem durante a noite, nos m?sculos do corpo, especialmente nas pernas e nos p?s, podem ser combatidas tomando-se duas colheres das de ch?, de mel, em cada refei??o. As c?imbras geralmente desaparecem dentro de uma semana, mas ? bom continuar regularmente com o uso do mel, pois este previne o retorno do mal.

Sensa?es de cansa?o
O mel ? um excelente alimento e uma fonte de for?as para nosso organismo, pois faz desaparecer a fadiga, excelente alimento muscular. Aos que exercem intensa atividade f?sica, aos oper?rios bra?ais, aos agricultores, aos atletas, aos artistas, aos intelectuais, j? por sua f?cil digestibilidade, j? por sua capacidade de excitar os m?sculos do intestino.

O mel na alimenta??o dos atletas tem sido e ainda ? o segredo do sucesso de muitos campe?es:

  • imagem ilustrativa O mel, tanto quanto se possa medir, supre de maneira ideal todas as necessidades que o atleta tem, de abastecimento energ?tico, antes de entrar em atividade, para que seja sustentado seu esfor?o durante a atividade e para que suas energias sejam rapidamente recuperadas ap?s o esfor?o.

  • O mel, com o seu elevado conte?do em calorias, pode levantar as energias, se bem que seja ingerido em menores por?es.
  • O mel ? o ado?ante mais popular entre os atletas.
  • O mel pode comumente ser tolerado pelo atleta em maior quantidade do que quaisquer outros alimentos ou bebidas energ?ticos provados.
  • O mel, gra?as ? sua versatilidade, ? muito popular, podendo ser usado de in?meras maneiras e em combina??o com outros alimentos e bebidas.
  • O mel ? um alimento puro, obviamente isento de bact?rias e subst?ncias irritantes.

Encerramos aqui a primeira parte de nossas pesquisas sobre o mel. Aguarde que no pr?ximo m?s teremos mais material para compartilharmos. Com sinceros votos de muita paz a tudo e a todos, ficamos ? disposi??o para responder e esclarecer pontos relacionados a esse tema. Aguardamos seu e-mail. Encerramos com sauda?es hol?sticas!


Armando Falconi Filho
? terapeuta hol?stico, consultor e advogado
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da ?rea de terapia hol?stica) voc? quer ler nesta se??o? O terapeuta Armando Falconi aguarda suas sugest?es no e-mail viver_serholistico@acessa.com