Artigo
Mel (parte II)
::: 01/10/2006


* As fotos desse artigo foram enviadas pelo colaborador

Como produto natural, o mel apresenta caracter?sticas nutritivas e propriedades ?nicas que fazem dele um alimento privilegiado.

Desde civiliza?es antigas, o mel foi reconhecido pela suas faculdades terap?uticas em gripes, constipa?es entre outras. Facilmente diger?vel e bem tolerado pelo organismo, torna-se uma fonte de energia aproveitada das mais diversas formas.

Desde barras de cereais at? artigos de confeitaria, o mel ? preferido a outros a?cares em virtude de ser um produtos de r?pida digest?o.

O mel puro n?o apresenta qualquer composto aditivo. Elaborado e transformado pelas abelhas, depois da recolha do p?len nas flores, o mel n?o cont?m gordura nem colesterol; da? ser um ado?ante ideal para variadas aplica?es. Assim, pode desfrutar de um produto natural de qualidade com toda a garantia que os bons produtores oferecem aos consumidores. Pode ser adquirido j? centrifugado ou tamb?m em favos.

O n?ctar dos Deuses

"O mel cai do c?u, principalmente durante o nascimento das estrelas e quando o arco-?ris descansa sobre a terra", poeticamente proclamava Arist?teles, no s?culo IV a.C.

A hist?ria do mel ? longa e fascinante, como ele mesmo. A maioria das grandes civiliza?es primitivas considerava o mel e a abelha sagrados. O Beb? Zeus, deus da mitologia grega, foi alimentado com leite e mel. Na cultura greco-romana, a fertilidade, a abund?ncia e o amor eram aspectos da venera??o com os quais o mel estava particularmente envolvido. Ainda hoje, no mundo inteiro ? normal o uso da express?o "Lua-de-mel".

No Egito antigo, pensava-se ser o mel l?grimas vertidas pelo deus R?, em forma de orvalho, recolhidas pelas abelhas nas plantas. No Brasil, povos ind?genas, em sua linguagem figurada, referiam-se ao mel como o "Suor do Sol".

Por dezenas de milhares de anos, o mel foi praticamente a ?nica fonte de a?car utilizada pela humanidade. Mesmo hoje, depois de muita pesquisa cient?fica, ele permanece misterioso, pois ainda n?o se sabe tudo dos seus constituintes.

O n?ctar, subst?ncia adocicada, ofertada ?s abelhas pelas flores, ? a base do mel. A abelha o recolhe depois de um bailado surpreendente e o leva para a colm?ia. Um beijo enzim?tico nesse n?ctar, dado por uma oper?ria, aliado ? evapora??o da ?gua, opera a m?gica transforma??o.

O mel ? sempre objeto de avalia??o subjetiva, como toda obra de arte. Cor, densidade, aroma e sabor recebem influ?ncia das flores, da regi?o e dos componentes de cada florada.

O Brasil, um dos pa?ses do mundo com maior diversidade geogr?fica e de ecossistemas, proporciona uma enorme variedade de produtos ap?colas. Nossa cole??o de m?is ? uma verdadeira mostra da enorme diversidade de floradas existentes em nosso pa?s.

Hist?rico

Desde o surgimento do homem na Terra, vem-se utilizando o mel principalmente como alimento, mas tamb?m para a escrita, a exemplo dos sum?rios na Mesopot?mia. Os eg?pcios usavam o pr?polis como bactericida e para embalsamar suas m?mias. Gregos e romanos seguiam o prov?rbio: "Mel no interior e ?leo no exterior".

Atualmente, diversos pesquisadores estudam o mel, especialmente os russos que t?m obtido bons resultados com o mel para o tratamento das vias respirat?rias, ?lceras g?stricas, problemas digestivos e feridas.

Preserva??o do Mel

O mel, ao ser retirado dos favos, tem apar?ncia aquosa, depois de certo tempo apresenta-se pastoso ou granulado pela cristaliza??o de a?cares, de acordo com a sua composi??o.

O mel cristalizado deve ser aquecido em banho-maria, no m?ximo a 50? C, para n?o perder suas propriedades terap?uticas; aquecer somente a quantidade que for usar. Caso seja necess?rio mel fluido para sua receita, evite aquecer o pote todo porque ele vai recristalizar quando ficar em temperatura ambiente.

Pode possuir diversas cores, de acordo com o tipo de flor e mant?m-se ?ntegro por longos per?odos porque a abelha adiciona-lhe ?cido f?rmico, um ?timo conservante e a inibina, excelente bactericida.

Gel?ia Real

A gel?ia-real ? um super alimento, de consist?ncia pastosa, cor amarela e sabor ?cido, produzido pelas abelhas para alimentar as larvas e futuras rainhas.

Somente se conserva em baixas temperatura (menos de 10? C), cerca de 18 meses. Pode ser misturada ao mel e conservada em local fresco e escuro.

Propriedades Terap?uticas: facilita o metabolismo celular agindo como estimulante, fortificante, acelera a recupera??o e tonifica o organismo, evita o envelhecimento precoce, antibi?tico, anti-infeccioso, impot?ncia, depress?o.

Pr?polis

A pr?polis ? um antibi?tico natural extra?do pelas abelhas dos bot?es das flores, brotos e cascas de ?rvores. ? um excelente bactericida e antibi?tico, conseguindo os mesmos efeitos dos medicamentos antibi?ticos, por?m sem provocar os efeitos colaterais.

Composi??o Qu?mica: sua composi??o qu?mica ainda n?o ? totalmente conhecida, mas sabe-se que se comp?e de 55% de subst?ncias resinosas, 30% de cera, 10% de outras e 5% de p?len. ? rica em subst?ncias flavon?ides, com propriedades antibi?ticas.

Propriedades Terap?uticas: a pr?polis pode ser usada em forma de l?quido, pomada, pastilha, granulada, c?psula, comprimido e pasta dental. Em forma de lascas e pastilhas ? indicada para faringites, amigdalites, gengivites, estomatites, gripes e pneumonia. A granulada ? indicada para ?lceras g?stricas e dist?rbios intestinais.

Em p? ou l?quida, para cistite, nefrite, prostatite e outras inflama?es. Em pomada e c?psulas, para lupus, abscessos, ulcera?es, eczemas, queimaduras, herpes, etc. A pr?polis tamb?m tem sido utilizada no tratamento de c?ncer bucal.

P?len

O p?len ? a parte fecundante da flor transportada pelas abelhas para a colm?ia.

Propriedades Terap?uticas:

O p?len age como bactericida e antibi?tico, regulariza o metabolismo, o sistema hormonal e nervoso, reanimador e estimulante, nutritivo, combate a obesidade, a fadiga intelectual , estimula a atividade mental, combate a queda de cabelos.

Possui uso muito importante para o tratamento da esterilidade, impot?ncia, prostatite e adenoma prost?tico.

O p?len pode ser consumido em bolinhas bem mastigadas ou em c?psulas. Deve ser tomado preferencialmente pela manh? ou entre as refei?es, no total de 2 colheres de sopa por dia (por volta de 30g).

Receitas

Panquecas de Mel: (Sirva como sobremesa)

Recheie as panquecas com a mistura de mel, enrole-as e leve ao forno por 5 a 10 minutos. Sirva a seguir.

Preparo: 20 minutos = Cozimento: 30 minutos = Rendimento: 24 crepes

Ingredientes: 2 ? x?caras (ch?) de farinha de trigo; 1 pitada de sal; 2 colheres (sopa) de a?car; 2 x?caras (ch?) de leite; 2 ovos; 2 colheres (sopa) de manteiga.

Recheio: 1 x?cara (ch?) de mel; ? x?cara (ch?) de nozes mo?das; ? x?cara (ch?) de am?ndoas mo?das.

  1. Peneire a farinha numa tigela. Acrescente o sal, o a?car, o leite e os ovos. Misture bem e deixe descansar por 1 hora. Derreta uma colher (sopa) de manteiga e junte ? mistura.
  2. Unte uma frigideira com um pouco da manteiga restante. Despeje uma colherada da mistura e espalhe bem, girando a frigideira. Deixe dourar dos dois lados. Proceda da mesma forma com o restante da manteiga e da mistura. Coloque as panquecas num prato refrat?rio.
  3. Misture bem o mel com as nozes e as am?ndoas.
  4. Recheie as panquecas com a mistura de mel, enrole-as e leve ao forno por 5 a 10 minutos. Sirva a seguir.

Bolo de Mel

Ingredientes: 200g de a?car, 9 ovos, 2 dl azeite, 1 colher de sopa de canela em p?, 2 dl de mel, 20g de a?car glac?, 1 colher de sopa de manteiga, raspa de 1 lim?o, 250g de farinha

Confei??o: separe as claras das gemas e junte estas ao a?car, azeite, mel, raspa de lim?o e canela batendo bem. Bata as claras em castelo e junte ? mistura.

Em seguida adicione a farinha e mexa lentamente at? ficar bem misturado. Unte uma forma com manteiga e deite a massa. Leve ao forno m?dio durante 30 minutos ou at? ficar bem cozido. Desenforme deixando esfriar sobre uma rede e sirva polvilhado com a?car glac?.

Encerramos aqui apenas algumas considera?es desse alimento extraordin?rio que eu, pessoalmente, utilizo todos os dias, seja em casa ou no consult?rio, tanto pela manha como parte da tarde.


Armando Falconi Filho
? terapeuta hol?stico, consultor e advogado
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da ?rea de terapia hol?stica) voc? quer ler nesta se??o? O terapeuta Armando Falconi aguarda suas sugest?es no e-mail viver_serholistico@acessa.com