Artigo
Natal - Tempo de reflex?o e f?

::: 05/12/2006


* As fotos desse artigo foram enviadas pelo colaborador,
o Portal ACESSA.com n?o se responsabiliza com rela??o ao direito autoral das mesmas

Quando chega o final de ano, as situa?es s?o as mesmas: correria, festas, troca de cart?es e presentes, reuni?o da fam?lia, comemora?es em torno do nascimento de Jesus nas terras de Bel?m na Palestina.

Contatos de ?ltima hora e tentativas de estar com as pessoas queridas que, durante o ano todo, n?o tivemos tempo para encontrar. Nesta ocasi?o, somos tamb?m levados a refletir a respeito de um balan?o pessoal.

Sentimos, naturalmente, o fechar de um ciclo no ano que se finda, assim como, a necessidade de abrirmos a mente e o cora??o para o in?cio de um novo ano em breves dias. Natal e final de ano tamb?m s?o, para muitas pessoas, sinal de cansa?o...

As ess?ncias florais do Dr. Bach, no Natal
Podemos observar como as ess?ncias Florais de Bach est?o presentes no Natal. Temos o Oak (Carvalho) e o Pine (Pinheiro) representando a ?rvore de Natal. E temos, tamb?m, o Holly (Azevinho), aquela planta com frutos vermelhos e folhas pontiagudas, geralmente, pintada nas toalhas de mesa natalinas.

  • O Holly ? o floral do amor!
  • O Oak da estrutura e do trabalho!
  • E o Pine que vem mostrar a responsabilidade dos atos cometidos. Natal - s?mbolo do nascimento de Cristo - do amor universal entre os homens. O momento de a fam?lia se reunir em volta da ?rvore de Natal (PINE ou OAK) para a distribui??o de presentes nada mais ? que uma reflex?o das suas realiza?es no ano que se finda.

Holy
Oak
Pine


Tudo isto na Europa ainda ? brindado com champanhe e vinho (Vine) que v?m trazer a dire??o, o "norte" para o pr?ximo ano.

Origem dos s?mbolos natalinos
Enfeitar a ?rvore era muito comum, antes mesmo de se adotar o pinheiro como ?rvore oficial do Natal. Ao perderem as folhas, os carvalhos (OAK), (?rvores s?mbolos de for?a e vitalidade da natureza), eram adornados com pedras, bolas ou at? mesmo ma??s.

Desta forma, as pessoas acreditavam manter a vida na ?rvore, para que ela renascesse na primavera. Usavam-se velas para a ilumina??o. Com o tempo, o carvalho foi substitu?do pelo pinheiro (PINE), uma das poucas esp?cies que mant?m a vida no inverno europeu. O pres?pio, representa??o do nascimento de Jesus Cristo, vem de uma tradi??o italiana. Consta que o primeiro foi montado no s?culo XIII por Francisco de Assis. Na ?poca, ele quis celebrar o Natal da maneira mais realista poss?vel e reproduziu a cena do nascimento de Cristo em uma gruta pr?xima a Roma.

A troca de presentes no Natal tamb?m tem sua hist?ria. A figura de Papai Noel foi popularizada somente no s?c. XX, mas foi inspirada em S?o Nicolau, personagem que viveu no s?c. XIII. De fam?lia rica, optou pela vida religiosa logo ap?s a morte dos pais. Ele tinha o h?bito de distribuir presentes ?s crian?as e sopa aos mais necessitados. No s?c. XVII, chegando aos Estados Unidos, S?o Nicolau converteu-se em Santa Claus e foi exaltado por diversos escritores. Desde ent?o, trocar presentes tornou-se mais uma tradi??o natalina.

Dicas para manter o peso nas festas de fim de ano
Armando Falconi Aconselhamos uma ceia de Natal ? brasileira, muitas frutas da esta??o e saladas para acompanhar os pratos tradicionais. Mas, se voc? optar pelo estilo europeu, lembre-se que vai enfrentar muitas calorias na ceia e, o pior, em geral as pessoas repetem a dose no almo?o do dia seguinte e ainda continuam comendo demais durante toda a semana, para "emendar" com a comilan?a do Reveillon.

Quem est? controlando o peso deve evitar os alimentos mais cal?ricos durante a ceia, n?o deve repetir a ceia no dia seguinte e precisa alimentar-se com modera??o nos dias que antecedem a festa de fim de ano.

ALIMENTO QUANTIDADE CALORIAS
ameixa 1 de tamanho m?dio 25
amendoa 1 x?cara de ch? 350
avel? 1 unidade 150
Cereja 1 tamanho m?dio 10
Champanhe 1 copo 110
Damasco 1 tamanho m?dio 20
Nozes 1 x?cara das de ch? 500
Panetone 1 fatia 200
P?o de mel 1 unidade 150
Passas 1 colher das de sobremesa 30
Peito de peru cozido 1 fatia fina 120
Peru (com pele) 1 coxa 200
Rabanada 1 unidade 250
Tender 1 fatia fina 180
Uva 10 unidades 50

Programe-se positivamente

Se voc? quer ter um Natal diferente este ano, seguem algumas dicas que, se aplicadas, ajudar?o a alcan?ar resultados mais positivos:

1? - ? necess?rio ter sempre em mente que a sua festa, seja ela realizada num ambiente simples ou de maneira mais suntuosa, ? de comemora??o do nascimento de Jesus, que em muitos lares fica esquecido e nem ? citado.

2? - Fa?a gastos com a festa, com os presentes, mas investimento que esteja dentro do seu or?amento. Evite assumir d?vidas, gastar acima das suas possibilidades. Lembre-se que os juros de cart?o de cr?dito, cheque especial e outros s?o bem salgados e o saldo final ? sempre negativo.

3? - Comece fazendo uma faxina no arm?rio, na escrivaninha, no guarda-roupa. Quantas coisas guardadas e n?o utilizadas, retidas, ocupando espa?o; objetos amontoados, roupas, sapatos, pe?as diversas sem utilidade para voc? e que poderiam fazer a felicidade de muita gente. Descarte todo o material parado e gere movimento, energia em seus objetos pessoais, seus pertences.

4? - Fa?a tamb?m, com urg?ncia, antes de o ano terminar, uma boa faxina interna: jogue fora todas as m?goas, ressentimentos, id?ias e pensamentos negativos. Delete todas as lembran?as desagrad?veis, sejam em rela??o a lugares, pessoas, situa?es ou a voc? mesmo. Passe um rolo compressor na raiva, destrua completamente os rancores.

5? - Participe de uma lista de Natal em favor de pessoas carentes, colabore com uma Institui??o Filantr?pica de sua confian?a, seja solid?rio com as pessoas que est?o solit?rias e carentes.

Armando Falconi 6? - Trate de harmonizar-se com o universo. Mais do que nunca ? o momento de pesar na balan?a o saldo do ano. Mas, nada de se culpar pelas coisas n?o realizadas ou mal resolvidas (desde que permane?a o compromisso de, em breves dias, resolver estas situa?es). Sem harmonia, n?o existe a possibilidade da abertura para um novo ciclo e n?o se conseguem vislumbrar as possibilidades ocultas da vida. Sem f? em si mesmo n?o existe amanh?!

Desejamos que voc? tenha um Natal com muito amor, sa?de, harmonia e paz no seio de sua fam?lia e amigos!

Com sinceros votos de muita paz a tudo e a todos, ficamos ? disposi??o para responder e esclarecer pontos relacionados a esse tema. Aguardamos seu e-mail. Encerramos com sauda?es hol?sticas!


Armando Falconi Filho
? terapeuta hol?stico, consultor e advogado
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da ?rea de terapia hol?stica) voc? quer ler nesta se??o? O terapeuta Armando Falconi aguarda suas sugest?es no e-mail viver_serholistico@acessa.com