Artigo
Homeopatia
O que ??

::: 01/05/2007


Foto divulga??o de Christian Friedrich Samuel Hahnemann

A hist?ria da Homeopatia tem in?cio com Christian Friedrich Samuel Hahnemann (1755-1843), m?dico alem?o de forma??o tradicional que se encontrava descontente com a forma de atua??o da medicina de seu tempo, onde os tratamentos utilizados nesta ?poca tinham uma conota??o um tanto radical com o uso de sangrias, c?usticos e laxantes.

Descontente com os tratamentos que mais prejudicavam do que curavam os pacientes, desistiu, ent?o, daquela medicina que n?o o convencia e se dedicou ? tradu??o de livros, pois que dominava fluentemente v?rias l?nguas, mas ainda da ?rea m?dica, como profiss?o para seu sustento.

A id?ia inicial que despertou Hahnemann para a nova e particular tend?ncia m?dica, foi a tradu??o de um artigo do Dr. Cullen (William Cullen's Lectures on the Materia Medica - Li?es de Mat?ria M?dica de William Cullen), m?dico escoc?s, sobre a influ?ncia da casca de quinino, erva utilizada, naqueles tempos, no tratamento da mal?ria.

Curioso, isto o levou a experimentar ele pr?prio os efeitos de tal medica??o. O que percebeu ent?o foi que, ao ingerir tal subst?ncia, em determinada quantidade e freq??ncia, passava a apresentar as manifesta?es mesmas da febre intermitente, t?o conhecida na ?poca, e quando suspendia o uso da droga, ap?s alguns dias, voltava ? sua condi??o normal de sa?de.

Unindo seus conhecimentos referentes ? medicina, ao resultado dessa sua experi?ncia acima relatada e a seus estudos sobre o pensamento m?dico, desde seu aparecimento, a outras experi?ncias posteriores e atenta observa??o das rea?es apresentadas frente ao uso de diversas outras subst?ncias em si mesmo, em seus pacientes e disc?pulos, Hahnemann formulou os princ?pios da Homeopatia a saber:

Rem?dios homep?ticos
  1. toda subst?ncia ou droga utilizada como rem?dio homeop?tico deve ter sido antes experimentada no homem s?o.
  2. os medicamentos homeop?ticos devem ser selecionados em concord?ncia com a lei farmacol?gica de similitude, onde se observa que tais rem?dios causam, em indiv?duos sadios, os mesmos sintomas que a enfermidade causaria.
  3. as subst?ncias utilizadas como tratamento devem ser administradas em doses diminutas, dilu?das e dinamizadas (t?cnica espec?fica para o preparo de medicamentos homeop?ticos).

Hahnemann escreveu alguns livros e artigos de um modo geral, sendo seu primeiro escrito denominado "Um novo princ?pio sobre as propriedades curativas de subst?ncias medicamentosas com algumas considera?es sobre os m?todos precedentes", onde perpetuou, neste e nos trabalhos seguintes, o seu conhecimento e estudo sobre esta nova arte de curar que era a homeopatia.

Foram estudos e observa?es tais que o levaram a formular um princ?pio de tratamento sintetizado na express?o latina Similia Similibus Curentur (conceito de Hip?crates, o Pai da Medicina) - os semelhantes se curam pelos semelhantes - onde a id?ia b?sica ? o m?dico tentar igualar os sintomas que uma droga ? capaz de provocar numa pessoa saud?vel aos sintomas do paciente, e esta droga ent?o ? usada para tratar a doen?a.

Neste per?odo em que viveu Hahnemann houve uma forte tend?ncia ao uso da Homeopatia por parte de muitos m?dicos, porque a medicina ortodoxa desta ?poca apresentava solu?es muito dr?sticas ?s enfermidades, as quais eram classificadas, neste per?odo, em termos de tonicidade ou relaxamento, ou eram atribu?das a supostas inflama?es intestinais.

Teoria com a qual Hahnemann n?o concordava, pois este sustentava ser intrinsecamente imposs?vel conhecer a natureza interna dos processos de uma doen?a e, portanto, infrut?fero especular sobre isso ou basear o tratamento em teorias. Assim, levou os m?dicos neste per?odo a se inclinarem a todo tratamento menos agressivo com resultados eficazes, diminuindo os riscos de morte de seus pacientes e provocando, com isto, tamb?m, uma nova onda de pesquisas.

Rem?dios homep?ticos Um diferenciado m?todo de atendimento aos enfermos passa a ser praticado e aceito desde ent?o. Tamb?m passam a ser percebidas e enfatizadas as primeiras anota?es de Hahnemann em sua principal obra, o Organon da Medicina, que diz que a "?nica e nobre miss?o do m?dico ? a de restabelecer a sa?de do doente, que ? o que se chama curar".

Em seguida, que "o mais alto ideal de cura ? o restabelecimento pronto, suave e permanente da sa?de; ? a elimina??o e aniquila??o da doen?a, em toda sua extens?o, pelo caminho mais curto, seguro e menos danoso poss?vel, apoiando-se sobre princ?pios claros e facilmente compreens?veis", ou sejam, as leis naturais.

E com isto, outro fato que tamb?m passa a ser considerado, de acordo com Hahnemann, ? que "a verdadeira arte de curar s? poderia ser pura ci?ncia experimental: pode e deve repousar em fatos claros e fen?menos percept?veis, pertencentes ? sua esfera de a??o, pois todos os elementos que trata s?o clara e satisfatoriamente cognosc?veis pelos sentidos atrav?s da experi?ncia. Assim, o conhecimento da mol?stia, do medicamento e a maneira de se aplicar um ao outro, s? ? ensinado, de modo correto, pela experi?ncia e pela observa??o pura".

Difus?o da Homeopatia

A Homeopatia se difundiu pelo mundo atrav?s dos disc?pulos de Hahnemann. Teve sua grande ascens?o no ter?o final do s?culo XVIII, ?poca de seu aparecimento. Por toda mudan?a que ocorreu no pensamento m?dico e desenvolvimento cient?fico deste per?odo em diante, a Homeopatia inicia seu decl?nio, aproximadamente um s?culo depois, por n?o se enquadrar nos novos moldes de experimenta??o dos ent?o rec?m surgidos estudos experimentais da medicina ortodoxa.

Hoje, com as novas descobertas na ?rea cient?fica, especialmente no campo da f?sica, ressurge a Homeopatia. E novamente crescendo em ades?o, agora com base experimental, desde que atualmente, com o desenvolvimento da tecnologia, j? existem aparelhos espec?ficos e eficientes, assim como experimenta?es em laborat?rio, para a comprova??o da atua??o da medica??o homeop?tica, podendo-se citar como um dos v?rios exemplos, as experi?ncias desenvolvidas pelo Prof.

Bastide e Cols, da Faculdade de farm?cia de Clermont-Ferrand, Fran?a, os quais realizaram um trabalho com Apis mellifica 7 CH frente ao eritema por ultravioleta em cobaias albinos, e conclu?ram que esta subst?ncia tem a??o antiinflamat?ria t?o potente quanto os antiinflamat?rios cl?ssicos, com a vantagem da isen??o t?xica.

No Brasil foi introduzida pelo m?dico franc?s Jules Benoit Mure, em 1840, que teve v?rios seguidores, os quais continuaram sua obra, levando a Homeopatia aos diversos estados brasileiros. Atualmente, est?o sendo realizadas v?rias pesquisas, no Brasil e no mundo.

E tais pesquisas t?m sido realizadas tamb?m atrav?s de experimentos, evid?ncias laboratoriais da atividade de pot?ncias homeop?ticas ou pesquisas cl?nicas. Com estes estudos em desenvolvimento a homeopatia progride no campo cient?fico. Estudos estes que se tornam conhecidos atrav?s dos v?rios congressos e semin?rios que acontecem pelo mundo. Existem, tamb?m, diversos cursos de Especializa??o em Homeopatia em v?rios estados do Brasil.

O que n?o ? homeopatia

Falconi em uma palestra A Homeopatia ? uma op??o terap?utica que tem um embasamento filos?fico e um corpo de conhecimentos e experi?ncias, acumulados ao longo de dois s?culos, que permitem o acompanhamento da evolu??o dos pacientes com par?metros precisos de cura.

N?o se deve confundir Homeopatia com as v?rias formas de Medicina Alternativa existentes, algumas muito em moda, usadas indiscriminadamente por pacientes e prescritas por leigos, sem a devida compreens?o, em alguns casos, de seus princ?pios terap?uticos e indica?es.

Por outro lado, a Homeopatia foi reconhecida como Especialidade M?dica em 1979 pela Associa??o M?dica Brasileira e, em 1980, pelo Conselho Federal de Medicina, deixando assim de ser considerada uma Medicina Alternativa para se tornar Oficial.

O m?dico, ap?s concluir a Faculdade de Medicina, se quiser adquirir forma??o homeop?tica, deve matricular-se num dos Cursos de P?s-Gradua??o, reconhecidos pelo MEC - Minist?rio da Educa??o e Cultura e pela AMHB - Associa??o M?dica Homeop?tica Brasileira, filiada ? AMB - Associa??o M?dica Brasileira, que se realizam regularmente em v?rias cidades do Pa?s, com dura??o de 3 anos.

Portanto, n?o ? Homeopatia, sem entrar no m?rito de sua validade:

Antroposofia - termo criado por Rudolph Steiner (1868-1925) - um conjunto de conhecimentos de Medicina, Pedagogia, Agricultura Biodin?mica, Arquitetura, Euritmia e Terapia Art?stica.

Terapia Floral - criada pelo m?dico ingl?s Edward Bach, sendo usada para tratar os estados negativos da mente. Posteriormente foram estudados outros florais: mineiros, californianos, australianos, etc.

Fitoterapia - tratamento com plantas e ervas, ch?s, etc.

Naturopatia - tratamento baseado em dietas alimentares, exerc?cios f?sicos, massagens e medicamentos fitoter?picos.

FERNANDO EMILIO FERRAZ SANTOS Cromoterapia - aplica??o terap?utica das cores do espectro solar que restabelecem o equil?brio e harmonia, visando acalmar, sustentar, curar, restaurar e criar energia.

Medicina Ortomolecular - terap?utica complementar ou de reposi??o baseada na id?ia de que existem estados psico-emocionais e f?sicos associados ? falta ou defici?ncia de determinados metais e vitaminas.

Homotoxicologia - uso de medicamentos dilu?dos em v?rias dinamiza?es diferentes, associados sob a forma de complexos.

Iridologia - m?todo diagn?stico e de acompanhamento da evolu??o do paciente, e que pode ser utilizado como auxiliar em qualquer forma de tratamento.

Como medico homeopata, estudioso e praticante da Homeopatia, aguardo seu e-mail caso haja duvidas em que possamos colaborar.

Fernando Emilio Ferraz Santos
M?dico Homeopata de Juiz de Fora


Armando Falconi Filho
? terapeuta hol?stico, consultor e advogado
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da ?rea de terapia hol?stica) voc? quer ler nesta se??o? O terapeuta Armando Falconi aguarda suas sugest?es no e-mail viver_serholistico@acessa.com