Shiatsu
A energia do corpo

Fl?via Machado
28/02/02

modelo: Kahan Monteiro de Carvalho Ao p? da letra, a tradu??o significa press?o com os dedos. E o Shiatsu nada mais ? do que ler a energia do corpo atrav?s do toque. Mais que uma massagem, na verdade, esta ci?ncia ? uma ramifica??o da medicina chinesa e existe h? mais de cinco mil anos. Indicada para diversas patologias, al?m de relaxar, o Shiatsu trabalha com o sistema org?nico do corpo como um todo, beneficiando at? mesmo a musculatura e est?tica faciais.

Janice Pizziollo
Antes de qualquer manipula??o, a primeira coisa a ser feita ? um diagn?stico, chamado de pulsologia. Atrav?s do pulso, ? realizada uma esp?cie de leitura da energia de cada ?rg?o e de cada v?scera do corpo humano. Como explica a terapeuta Janice Pizziollo (foto ao lado), do sal?o J?sus, Ulisses e Equipe (R. Braz Bernardino, 172), a leitura corporal e esquel?tica vai dizer como est? a distribui??o energ?tica da pessoa, ou seja, onde ela concentra mais energia e porqu?. "O corpo ? um arquivo vivo, cheio de gavetas que mostram o que voc? vive", compara.

O passo de cada toque

A partir da?, ? que come?am os toques. ? feito um alongamento em toda a musculatura, manobras nas articula?es e, finalmente, a manipula??o dos canais energ?ticos, chamados de meridianos - onde circula toda a energia vital, representada pelo ki na medicina chinesa. Atrav?s do diagn?stico, a terapeuta pressiona os canais, sedando ou tonificando, de acordo com a necessidade de cada um.

O efeito ? um maior equil?brio, pois o Shiatsu potencializa a a??o de todos os sistemas org?nicos, integrando-os. Outra vantagem ? que ele pode ser realizado juntamente com tratamentos m?dicos auxiliares. "O Shiatsu pode ajudar na a??o do medicamento, pois torna a circula??o sangu?nea mais equilibrada", esclarece Janice. Al?m disso, ? indicado como relaxante, trabalha a drenagem linf?tica, melhora a oxigena??o, amplia a capacidade respirat?ria e trabalha a auto-estima e o auto-conhecimento. Quer mais? A massagem age tamb?m em n?veis est?ticos, firmando a musculatura facial e, obviamente, diminuindo a flacidez.

O tratamento ? indicado, entre outros, para quadros de depress?o, anorexia, ins?nia, fibromialgia (dores por todo o corpo), estresse, TPM, enxaqueca, desintoxica??o e dores de natureza vertebral e muscular. A ?nica contra-indica??o, como adverte Janice, ? com rela??o aos tr?s primeiros meses de gravidez, nos quais a mulher pode vir a sofrer um aborto, pois existe a manipula??o dos canais ligados ao aparelho reprodutor. Por?m, se voc? n?o apresenta nenhum desses quadros, fa?a pelo prazer e relaxe!